terça-feira, novembro 06, 2012
Andar
ou marchar transpondo obstáculos
*****O Professor risca no chão uma linha circular,
um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos
espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo varias de um espaço a
outro.
- colocar uma cadeira sobre um
ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se
deparar com a mesma;
- colocar 2 ou 3 tapetes, em
pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar
os tapetes;
- colocar uma mesa sobre um
ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser
substituída por banco);
- colocar alguns objetos em
pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos
em zigue-zague, para não pisá-los (sugestões: cartões
coloridos, letras do alfabeto
móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar
algum conteúdo);
- pular sela: algumas crianças
ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão
caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras
(sem esbarrar);
Andar
transportando objetos
- Os alunos ficam em pé sobre
a linha.
- Uma criança recebe um objeto
para equilíbrio (*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha.
Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e
assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido; -
copo cheio de água;
- jarra com água; - pires com
vela acesa;
- bola na palma da mão aberta;
- pilha de cadernos;
- blocos de construção; -
bandeja com copos;
- marchar fazendo continência;
- marchar fazendo gestos de
tocar tambor;
- marchar fora da linha;
- marchar dentro da linha;
- marchar em ziguezague;
- com a mão na cabeça;
- com a mão na cintura;
- balançando os braços na
lateral;
- com as mãos para trás;
- com os braços cruzados;
- arrastando um pé (soldado
machucado);
- sem fazer barulho com os pés;
- batendo bem forte os dois
pés;
- marcando o pé direito;
Marcadores: Coord. Motora Ampla
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Estou amando todas as brincadeiras e meus alunos estão aprendendo com muita alegria e se desenvolvendo muito.
Olá colega, que legal, fico muito feliz por essa informação. Agradeço o seu comentário aqui e por via das dúvidas em relação a certas atividades, meu e-mail está a disposição. Abraço.
Postar um comentário
Sua opinião é importante!