terça-feira, novembro 06, 2012
Andar
ou marchar
sobre
uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo,
um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o
comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um
instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um
caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos
(alternados);
- com o tronco flexionado para
frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da
linha;
- com “molas” nos joelhos
(flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa
por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta
(flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando
(sempre com o mesmo pé na frente);
- como
um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre
uma corda;
- como um caranguejo (para
trás);
- como um robô (corpo bem
rígido);
- à vontade dentro da linha,
sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e
voltar de costas;
- andar de cócoras com os
braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em
uma cadeira;
- como um tonto
(ziguezagueando);
- saltando de uma perna para
outra;
- pulando com os dois pés
juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e
outro de linha;
- com os olhos fechados,
procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados
pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um
salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para
cima;
- com os braços esticados para
frente;
- com os braços abertos
(avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto
na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como
asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com
os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher
alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente
ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso
binário (marcha).
Marcadores: Coord. Motora Ampla
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!