sábado, novembro 03, 2012


Coordenação Motora Fina
(Motricidade Fina)
Essas atividades fazem parte do meu planejamento e costumo realizá-las a cada trimestre, pois, a motricidade como a coordenação dos movimentos, o equilíbrio corporal e a habilidade são potencializados com os exercícios.

• Descrever objetos apalpando com olhos fechados;
• Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois
entregar o certo;
• Modelar areia molhada no parquinho;
• Copiar modelos de formas simples;
• Enfiamento de macarrão e contas grandes;
• Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Colocam e depois tiram
(de 2 em 2);
• Dar socos na mesa com e sem os braços sobre a mesa;
• Fazer movimentos para trabalhar com punção;
• Recortar livremente figuras com a mão;
• Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra;
• Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente;
• Rasgar tiras de jornal ou revistas para fazer corrente (elos);
• Amassar papel (jornal) com uma e depois as duas mãos e abrir, desenhar com tinta guache;
• Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical;
• Dobrar a folha ao meio e passar canetinha, lápis cera ou pintura a dedo na marca que ficou – mostrar que ficaram 2 partes, podendo fazer dois tipos de trabalho um em cada lado;
• Passar água de um copo para outro;
• Passar água de um prato para o outro;
• Pescaria com peixes na areia;
• Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
• Abrir e fechar zíper;
• Abrir e fechar recipientes com rosca;
• Abrir e fechar cadeado;
• Abotoar e desabotoar botões;
• Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas);
• Este mesmo exercício colocando uma bolinha azul e uma vermelha em sequência;
• Imitar gestos feitos pela professora, com as mãos:
- flexionar para dentro;
- fechar a abrir as mãos;
- uma reta e outra flexionada;
- abrir e fechar os dedos;
- fazer o V;

12 comentários:

Unknown disse...

adorei me ajudou muito.

Anônimo disse...

gostei muito das dicas.parabéns!

ZILDA NEUROPEDAGOGA disse...

PERFEITO....NAO VI NENHUM TRACEJADO AFF QUE ALIVIO PARA O FUTURO DA EDUCAÇAO....

Dalva Martins disse...

Me ajudou muito, pois meu artigo na pós, o foco foi motricidade fina

Professora Carminha disse...

Obrigada pela participação de vocês através dos comentários, fico feliz em saber que estão entendendo os objetivos das postagens. E como reforço, ressalto que a aprendizagem fica mais completa atraves do movimento.

Anônimo disse...

Estou muito feliz por ter encontrado vc!!!! É o primeiro ano q trabalho com Ed Infantil (Berçário) e quero muito fazer um trabalho perto do perfeito c a turma. Amei todo o seu trabalho!!! Parabéns!!! Que Deus abençoe vc por compartilhar!!Marília França

Hilda disse...

gostei muito da proposta de trabalho, estou retornanda à ed. infantil depois de 13 anos em turmas de alfabetização e acho que esse é o melhor caminho para trabalhar com os pequenos, obrigado pelas dicas. Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Parabéns!!! amei teu trabalho, estou maravilhada com tudo.
Obrigada por vc existir.
um grande abraço

Ivone Fernandes disse...

Muito bom o acervo de atividades , para trabalhar vários aspectos do desenvolvimento das crianças.Gostei demais e vou utilizar com os meus alunos.Um mega abraço e parabéns.

Anônimo disse...

Gostei demais, estava a procura de atividades assim para aplicar com meus alunos. Muito bom seu trabalho. Obrigado!!

Júlia Sáddi disse...

Carminha, querida, MUITO OBRIGADA pelas dicas VALIOSA.
Boas Festas e um 2014 MARAVILHOSO!!!
Abraço Carinhoso, mamãe Júlia Sáddi - DF

Silvia Simões disse...

Obrigada pelas dicas, vou adaptá-las aos alunos com situações neurológicas.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!