domingo, outubro 28, 2012
FORMAS DE SALTAR
Começar com uma visita na escola para visualizar as
possibilidades de propostas de trabalho, observar o espaço físico, os recursos
naturais e materiais. Ex: muro, árvores, caixa de areia, quadra, inclinação do
terreno, etc. Materiais: corda, caixas de papelão, tábuas, latas, etc.
OBJETIVOS:
* Reconhecer e discutir as diferentes formas de saltar;
* Montar oficinas de saltar atendendo às reflexões dos
alunos;
* Montar oficinas e permitir a montagem de oficinas pelos
alunos.
1ª AULA:
Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Perguntas
- O que vocês entendem por saltar?
- Quais os tipos de saltos que vocês conhecem?
- Quais os saltos no esporte (atletismo) e quais os saltos
que existem fora dele?
- De quais formas nós podemos fazer um salto?
As perguntas podem ser orais ou escritas, critério do
professor.
Você poderá trazer ou os alunos materiais de pesquisa sobre
saltos jornais, revistas, livros, sites, etc.
Solicitar que cada aluno traga caixas de sapato ou papelão,
para brincar de saltar.
Cada aluno de posse de sua caixa realiza diferentes modos de
saltar, por ex: saltar de lado, de costas, com um pé, dois pés, etc.
Uma sugestão ótima é coletarem fotos de revistas ou jornais
de pessoas realizando saltos, e brincar do Jogo Figura-fundo que está explicado
no link:Figura Fundo e Freio Inibitório
2ª AULA:
Diante das reflexões feitas na aula anterior, monte algumas
estações (oficina) de saltos.
**Realizar uma pequena corrida por todo o pátio, para fazer
o aquecimento e explorara o espaço onde serão feitas atividades de educação
física.
**Depois do aquecimento todos se dirigem a ponto de partida
escolhido previamente pelo professor para realizar os saltos, poderá ser:
degraus, barrancos, muro, árvore (se pendurar e saltar), poças de água, bancos.
**Esticar uma corda em uma trave a outra e fazer com que os
alunos façam a experiência de saltar em toda a extensão da corda. Os saltos
podem ser dados de lado e o impulso em um ou dois pés.
No final da aula fazer a conversação sobre as atividades
desenvolvidas e deixe uma sugestão que os alunos, na próxima aula, montem
algumas estações (oficinas) sobre o tema saltar. Formar grupos.
3ª AULA
Nesta aula as propostas serão feitas pelo professor e pelos
alunos. Iniciar a aula com uma revisão sobre o tema saltar e seu emprego na
vida diária.
O Professor propõem nesta aula algumas oficinas de saltar,
mas também os alunos, conforme aula anterior, poderão montar suas oficinas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Cordas, banco sueco, caixas de sapato ou papelão e vara, tábua.
EXERCÍCIOS:
*** Aquecimento é livre, os alunos procuram passar por todas
as situações experimentadas na aula anterior.
*** Saltar obstáculos:
O professor dispõe as caixas na quadra de cimento para serem
realizadas, corrida com salto de obstáculos.
*** Colocar uma tábua encostada em um muro, ou em banco
sueco para impulso e saltar.
*** Saltar 2 coradas estendidas no chão, com o auxilio de
uma vara, ou poderá ser uma poça d’ água.
*** Atar uma corda na árvore ou na trave para o aluno se
balançar e saltar.
*** Com o auxilio da vara saltar o barranco.
Para finalizar o professor orienta os alunos a fazerem
grupos e escolherem uma das oficinas para realizarem saltos de diferentes
maneiras.
No final da aula os grupos se reúnem para apresentarem suas
experiências aos demais grupos. E também, organizar atividades para a aula
seguinte.
4ª AULA
- Montagem das oficinas e atividades pelos alunos.
Nesta aula os alunos colocam em pratica as atividades que
eles discutiram na aula anterior. E as oficinas serão montadas de acordo com
suas necessidades e interesse.
*** Os grupos se reúnem e montam suas oficinas e as
atividades que irão propor na oficina.
*** Por sorteio será escolhida a ordem dos grupos que
realizarão os exercícios nas oficinas dos grupos.
*** Cada grupo passará pela oficina do outro grupo e
realizará as atividades propostas pelo grupo.
O professor se encarrega de percorrer os grupos e conversar
com os alunos a respeito das experiências que eles estão fazendo e o que ela
representa para eles.
AVALIAÇÃO:
Reflexão em torno do que o tema saltar representa para os
alunos na vida diária e também na aula de Ed. Física; discussão sobre as formas
que foram exploradas pelos grupos; avaliação das aulas e de suas implicações
quanto à participação dos alunos e o papel do professor.
Marcadores: Habilidades Motoras
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