quarta-feira, novembro 14, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 3)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 23:18
Movimentos
com os pés (sentados)
- esticar os pés (para frente);
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- movimentar os tornozelos
(alternados);
- movimentar os dedos (quando
descalços);
- movimentos com os pés (em
pé);
- passo para frente;
- passo para trás;
- tocar uma ponta do pé no
chão (alternar);
- tocar um calcanhar no chão
(alternar);
- ficar na ponta dos dois pés;
- ficar sobre os dois
calcanhares;
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- ficar sobre um pé só
(alternar);
Movimentos
com pernas e braços (sincronizados)
- membros direitos para
frente, para o lado, para cima, para trás;
- agitar os membros direitos;
- os mesmos exercícios com os
membros esquerdos;
- elevar o braço direito e a
perna esquerda (alternar);
- esticar o braço direito e a
perna esquerda (alternar);
- tocar o pé direito com mão
direita;
- tocar o pé esquerdo com a
mão esquerda;
- tocar o pé direito com a mão
esquerda (alternar);
- elevar o joelho direito
flexionado e abraçá-lo com o braço direito;
- elevar o joelho esquerdo
flexionado e abraçá-lo com o braço esquerdo;
- elevar um joelho de cada vez
e abraçá-lo com os dois braços;
- de joelhos, colocar-se em
pé, sem ajuda das mãos;
- duas crianças de mãos dadas,
uma em pé e a outra de cócoras, levantam-se e se agacham, alternadamente;
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quarta-feira, novembro 07, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 4)- 4 a 6 anos de idade
1 comentários Postado por Professora Carminha às 18:15
Movimentos
com as pernas
- elevação das pernas
(alternadas);
- elevação das duas pernas;
- flexão das pernas, trazendo
os joelhos até o peito (alternadas, depois as duas juntas);
- elevar as pernas e fazer
movimentos de tesoura;
- elevar as pernas e fazer
movimentos de bicicleta;
- abertura das pernas;
- deitar o tronco sobre as
pernas fechadas (beijar os joelhos);
- deitar
o tronco sobre as pernas abertas (tocar o queixo no chão);
- movimentos de pernas como se
cortassem a grama;
Movimentos
na ponta-dos-pés
- manter-se na ponta-dos-pés
com os olhos abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os olhos fechados;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os braços abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os braços ao longo do corpo;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os pés juntos;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os pés separados;
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COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 5)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:12
Movimentos
oculares
- arregalar os olhos;
- piscar os olhos alternados;
- piscar os dois olhos ao
mesmo tempo;
- fechar um olho (alternar);
- tampar um olho com a mão e
focalizar alguma coisa (alternar);
- olhar através de um canudo
formado com uma das mãos (alternar mão e olho);
- olhar através de um binóculo
formado com duas mãos;
- olhar através de uma
viseira, formada com as mãos em concha (como um cavalo);
- olhar para o colega da
direita sem virar a cabeça (alternar para a esquerda);
- olhar para o chão sem
abaixar a cabeça;
- olhar para o teto sem elevar
a cabeça;
Gesto
com o rosto
- piscar um olho (alternar);
- fechar e abrir os olhos,
lentamente;
- arregalar bem os olhos;
- fechar um olho e deixar o
outro aberto (alternar);
- abrir e fechar a boca;
- com a boca aberta,
movimentar a língua para o lado direito, para o esquerdo, tocar o nariz, tocar
o queixo, fazer movimentos rotatórios com a língua: fora da
boca, dentro da boca, tocar o
céu da boca;
- com a boca fechada,
pressionar as bochechas com a língua (alternar);
- encher as bochechas de ar
(alternar e depois as duas juntas);
- estalar a língua;
- assoprar;
- assobiar;
- franzir o nariz;
- sorrir;
- fazer
expressões de tristeza, espanto, preocupação, zanga (franzindo a testa);
- movimentar os lábios;
- mastigar;
- bater os dentes;
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COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 6)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:09
(em pé ou sentados)
O professor executa os
movimentos em completo silêncio e os alunos o imitam:
- espreguiçar; - bocejar; - esfregar os olhos; - coçar a cabeça; - lavar as mãos;
- lavar a cabeça; - lavar o rosto; - escovar os dentes; - pentear os cabelos;
- limpar as orelhas; - tomar banho; - coçar a barriga; - calçar os sapatos;
- abotoar o casaco; - comer;
- mastigar; - beber; - engolir;
- fazer carinho;
- dar beijos; - dar abraços; - tossir;
- espirrar; - dormir;
Gestos
com as mãos dadas
(em
pé, parados, formando uma roda,
executar
todos os movimentos sem soltar as mãos):
- braços para cima; - braços
para frente; - braços para baixo;
- inclinando o tronco para
frente;
- inclinando o tronco para
trás;
- marchar no mesmo lugar;
- dar um passo para frente;
- dar
um passo para trás;
- andar para a direita;
- andar para a esquerda;
- colocar um pé para frente
(alternar);
- flexionar o joelho
(alternar);
- ficar sobre um pé só
(alternar); - agachar; - ajoelhar;
- sentar; - deitar;
Gestos
em sequência
- O professor faz uma série de
gestos e depois os alunos repetem a sequência.
Exemplos:
- puxar a orelha, coçar o
cotovelo, cruzar os braços, tampar os ouvidos e bater uma palma;
- colocar o pé direito para
frente, elevar o joelho, dar um chute no ar, chacoalhar o pé e bater o pé no
chão;
- elevar os dois braços,
chacoalhar as mãos nos ombros, esticar os braços para frente, abrir e fechar as
mãos e cruzar os braços;
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terça-feira, novembro 06, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 7)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:26
Andar
ou marchar
sobre
uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo,
um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o
comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um
instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um
caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos
(alternados);
- com o tronco flexionado para
frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da
linha;
- com “molas” nos joelhos
(flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa
por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta
(flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando
(sempre com o mesmo pé na frente);
- como
um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre
uma corda;
- como um caranguejo (para
trás);
- como um robô (corpo bem
rígido);
- à vontade dentro da linha,
sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e
voltar de costas;
- andar de cócoras com os
braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em
uma cadeira;
- como um tonto
(ziguezagueando);
- saltando de uma perna para
outra;
- pulando com os dois pés
juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e
outro de linha;
- com os olhos fechados,
procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados
pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um
salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para
cima;
- com os braços esticados para
frente;
- com os braços abertos
(avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto
na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como
asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com
os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher
alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente
ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso
binário (marcha).
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COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 8)- 4 a 6 anos de idade
2 comentários Postado por Professora Carminha às 18:24
Andar
ou marchar transpondo obstáculos
*****O Professor risca no chão uma linha circular,
um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos
espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo varias de um espaço a
outro.
- colocar uma cadeira sobre um
ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se
deparar com a mesma;
- colocar 2 ou 3 tapetes, em
pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar
os tapetes;
- colocar uma mesa sobre um
ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser
substituída por banco);
- colocar alguns objetos em
pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos
em zigue-zague, para não pisá-los (sugestões: cartões
coloridos, letras do alfabeto
móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar
algum conteúdo);
- pular sela: algumas crianças
ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão
caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras
(sem esbarrar);
Andar
transportando objetos
- Os alunos ficam em pé sobre
a linha.
- Uma criança recebe um objeto
para equilíbrio (*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha.
Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e
assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido; -
copo cheio de água;
- jarra com água; - pires com
vela acesa;
- bola na palma da mão aberta;
- pilha de cadernos;
- blocos de construção; -
bandeja com copos;
- marchar fazendo continência;
- marchar fazendo gestos de
tocar tambor;
- marchar fora da linha;
- marchar dentro da linha;
- marchar em ziguezague;
- com a mão na cabeça;
- com a mão na cintura;
- balançando os braços na
lateral;
- com as mãos para trás;
- com os braços cruzados;
- arrastando um pé (soldado
machucado);
- sem fazer barulho com os pés;
- batendo bem forte os dois
pés;
- marcando o pé direito;
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COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 9)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:10
Andar
ao som do pandeiro
O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo variar de um espaço a outro.
O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo variar de um espaço a outro.
- Enquanto o professor estiver
balançando o pandeiro, os alunos devem caminhar sobre a linha, um atrás do
outro.
- Quando o professor der uma
batida no pandeiro, ele deve mudar de posição ou fazer um gesto que será
imediatamente imitado pelos alunos. Depois recomeçar a
balançar o pandeiro e os alunos
continuam caminhando. O exercício se repete sucessivamente.
Exemplos para variar em cada
batida:
- dar meia volta; - dar um
salto;
- agachar; - formar estátuas;
Exploração
do espaço interno da linha
- locomover-se livremente,
andando de frente;
- locomover-se livremente,
andando de costas;
- locomover-se aos pares;
- andando livremente, a um
sinal, colocar-se em coluna, um atrás do outro e andar em círculo;
- crianças numeradas de 1 a 3, andam livremente: quando
o professor diz um número as crianças se agacham e os outros ficam pulando no
lugar;
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