quarta-feira, agosto 22, 2012
MEDINDO NA SALA
Participantes crianças a partir de cinco anos.
Objetivos: desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento:
Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos.
Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir — por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazerem estimativas:
*quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
*Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.
Depois, peça a eles para fazerem as medições, anotando num papel os resultados encontrados por cada membro do grupo. Enquanto, isso, faça na lousa uma tabela com os resultados das medidas.
Peça então à turma para repetir as medidas usando uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Dessa vez as medidas vão diferir muito pouco de um aluno para outro e de um grupo para outro.
Utilize essas constatações para discutir com as crianças a experiência que acabaram de ter.
Conclusão:
É bem provável que elas cheguem sozinhas à conclusão de como é importante se ter medidas-padrão.
Marcadores: Dinâmicas, Matematicando
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Muito legal essas sugestões de medidas que levem os alunos a perceberem a necessidade de utilizarmos medidas padronizadas.
Interessante podia se aprofundar mais no tema me
Interessante podia se aprofundar mais no tema me
Vdd
Vdd
Postar um comentário
Sua opinião é importante!