quarta-feira, novembro 07, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 6)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:09
(em pé ou sentados)
O professor executa os
movimentos em completo silêncio e os alunos o imitam:
- espreguiçar; - bocejar; - esfregar os olhos; - coçar a cabeça; - lavar as mãos;
- lavar a cabeça; - lavar o rosto; - escovar os dentes; - pentear os cabelos;
- limpar as orelhas; - tomar banho; - coçar a barriga; - calçar os sapatos;
- abotoar o casaco; - comer;
- mastigar; - beber; - engolir;
- fazer carinho;
- dar beijos; - dar abraços; - tossir;
- espirrar; - dormir;
Gestos
com as mãos dadas
(em
pé, parados, formando uma roda,
executar
todos os movimentos sem soltar as mãos):
- braços para cima; - braços
para frente; - braços para baixo;
- inclinando o tronco para
frente;
- inclinando o tronco para
trás;
- marchar no mesmo lugar;
- dar um passo para frente;
- dar
um passo para trás;
- andar para a direita;
- andar para a esquerda;
- colocar um pé para frente
(alternar);
- flexionar o joelho
(alternar);
- ficar sobre um pé só
(alternar); - agachar; - ajoelhar;
- sentar; - deitar;
Gestos
em sequência
- O professor faz uma série de
gestos e depois os alunos repetem a sequência.
Exemplos:
- puxar a orelha, coçar o
cotovelo, cruzar os braços, tampar os ouvidos e bater uma palma;
- colocar o pé direito para
frente, elevar o joelho, dar um chute no ar, chacoalhar o pé e bater o pé no
chão;
- elevar os dois braços,
chacoalhar as mãos nos ombros, esticar os braços para frente, abrir e fechar as
mãos e cruzar os braços;
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terça-feira, novembro 06, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 7)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:26
Andar
ou marchar
sobre
uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo,
um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o
comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um
instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um
caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos
(alternados);
- com o tronco flexionado para
frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da
linha;
- com “molas” nos joelhos
(flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa
por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta
(flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando
(sempre com o mesmo pé na frente);
- como
um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre
uma corda;
- como um caranguejo (para
trás);
- como um robô (corpo bem
rígido);
- à vontade dentro da linha,
sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e
voltar de costas;
- andar de cócoras com os
braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em
uma cadeira;
- como um tonto
(ziguezagueando);
- saltando de uma perna para
outra;
- pulando com os dois pés
juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e
outro de linha;
- com os olhos fechados,
procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados
pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um
salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para
cima;
- com os braços esticados para
frente;
- com os braços abertos
(avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto
na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como
asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com
os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher
alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente
ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso
binário (marcha).
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COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 8)- 4 a 6 anos de idade
2 comentários Postado por Professora Carminha às 18:24
Andar
ou marchar transpondo obstáculos
*****O Professor risca no chão uma linha circular,
um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos
espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo varias de um espaço a
outro.
- colocar uma cadeira sobre um
ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se
deparar com a mesma;
- colocar 2 ou 3 tapetes, em
pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar
os tapetes;
- colocar uma mesa sobre um
ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser
substituída por banco);
- colocar alguns objetos em
pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos
em zigue-zague, para não pisá-los (sugestões: cartões
coloridos, letras do alfabeto
móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar
algum conteúdo);
- pular sela: algumas crianças
ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão
caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras
(sem esbarrar);
Andar
transportando objetos
- Os alunos ficam em pé sobre
a linha.
- Uma criança recebe um objeto
para equilíbrio (*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha.
Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e
assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido; -
copo cheio de água;
- jarra com água; - pires com
vela acesa;
- bola na palma da mão aberta;
- pilha de cadernos;
- blocos de construção; -
bandeja com copos;
- marchar fazendo continência;
- marchar fazendo gestos de
tocar tambor;
- marchar fora da linha;
- marchar dentro da linha;
- marchar em ziguezague;
- com a mão na cabeça;
- com a mão na cintura;
- balançando os braços na
lateral;
- com as mãos para trás;
- com os braços cruzados;
- arrastando um pé (soldado
machucado);
- sem fazer barulho com os pés;
- batendo bem forte os dois
pés;
- marcando o pé direito;
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COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 9)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:10
Andar
ao som do pandeiro
O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo variar de um espaço a outro.
O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo variar de um espaço a outro.
- Enquanto o professor estiver
balançando o pandeiro, os alunos devem caminhar sobre a linha, um atrás do
outro.
- Quando o professor der uma
batida no pandeiro, ele deve mudar de posição ou fazer um gesto que será
imediatamente imitado pelos alunos. Depois recomeçar a
balançar o pandeiro e os alunos
continuam caminhando. O exercício se repete sucessivamente.
Exemplos para variar em cada
batida:
- dar meia volta; - dar um
salto;
- agachar; - formar estátuas;
Exploração
do espaço interno da linha
- locomover-se livremente,
andando de frente;
- locomover-se livremente,
andando de costas;
- locomover-se aos pares;
- andando livremente, a um
sinal, colocar-se em coluna, um atrás do outro e andar em círculo;
- crianças numeradas de 1 a 3, andam livremente: quando
o professor diz um número as crianças se agacham e os outros ficam pulando no
lugar;
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sábado, novembro 03, 2012
SUGESTÕES DE ATIVIDADES Coordenação Motora Fina - 4 a 6 anos de idade
12 comentários Postado por Professora Carminha às 14:46
Coordenação
Motora Fina
(Motricidade
Fina)
Essas atividades fazem parte do meu planejamento e costumo
realizá-las a cada trimestre, pois, a motricidade como a coordenação dos
movimentos, o equilíbrio corporal e a habilidade são potencializados com os
exercícios.
• Mostrar o objeto, fechar os
olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois
entregar o certo;
• Modelar areia molhada no
parquinho;
• Copiar modelos de formas
simples;
• Enfiamento de macarrão e
contas grandes;
• Prender pregadores na beira
da caixa, fazendo brincadeira. Colocam e depois tiram
(de 2 em 2);
• Dar socos na mesa com e sem
os braços sobre a mesa;
• Fazer movimentos para
trabalhar com punção;
• Recortar livremente figuras
com a mão;
• Recortar figuras usando uma
mão com apoio e rasgando com a outra;
• Recortar pedacinhos de papel
ou TNT colorido e colar livremente;
• Rasgar tiras de jornal ou
revistas para fazer corrente (elos);
• Amassar papel (jornal) com
uma e depois as duas mãos e abrir, desenhar com tinta guache;
• Dobrar folhas ao meio na
horizontal e vertical;
• Dobrar a folha ao meio e
passar canetinha, lápis cera ou pintura a dedo na marca que ficou – mostrar que
ficaram 2 partes, podendo fazer dois tipos de trabalho um em cada lado;
• Passar água de um copo para
outro;
• Passar água de um prato para
o outro;
• Pescaria com peixes na
areia;
• Passar caroços de feijão de
um recipiente para outro com os dedos em pinça;
• Abrir e fechar zíper;
• Abrir e fechar recipientes
com rosca;
• Abrir e fechar cadeado;
• Abotoar e desabotoar botões;
• Ocupar os espaços da caixa
de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas);
• Este mesmo exercício
colocando uma bolinha azul e uma vermelha em sequência;
• Imitar gestos feitos pela
professora, com as mãos:
- flexionar para dentro;
- fechar a abrir as mãos;
- uma reta e outra flexionada;
- abrir e fechar os dedos;
- fazer
o V;
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domingo, outubro 28, 2012
FORMAS DE SALTAR
Começar com uma visita na escola para visualizar as
possibilidades de propostas de trabalho, observar o espaço físico, os recursos
naturais e materiais. Ex: muro, árvores, caixa de areia, quadra, inclinação do
terreno, etc. Materiais: corda, caixas de papelão, tábuas, latas, etc.
OBJETIVOS:
* Reconhecer e discutir as diferentes formas de saltar;
* Montar oficinas de saltar atendendo às reflexões dos
alunos;
* Montar oficinas e permitir a montagem de oficinas pelos
alunos.
1ª AULA:
Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Perguntas
- O que vocês entendem por saltar?
- Quais os tipos de saltos que vocês conhecem?
- Quais os saltos no esporte (atletismo) e quais os saltos
que existem fora dele?
- De quais formas nós podemos fazer um salto?
As perguntas podem ser orais ou escritas, critério do
professor.
Você poderá trazer ou os alunos materiais de pesquisa sobre
saltos jornais, revistas, livros, sites, etc.
Solicitar que cada aluno traga caixas de sapato ou papelão,
para brincar de saltar.
Cada aluno de posse de sua caixa realiza diferentes modos de
saltar, por ex: saltar de lado, de costas, com um pé, dois pés, etc.
Uma sugestão ótima é coletarem fotos de revistas ou jornais
de pessoas realizando saltos, e brincar do Jogo Figura-fundo que está explicado
no link:Figura Fundo e Freio Inibitório
2ª AULA:
Diante das reflexões feitas na aula anterior, monte algumas
estações (oficina) de saltos.
**Realizar uma pequena corrida por todo o pátio, para fazer
o aquecimento e explorara o espaço onde serão feitas atividades de educação
física.
**Depois do aquecimento todos se dirigem a ponto de partida
escolhido previamente pelo professor para realizar os saltos, poderá ser:
degraus, barrancos, muro, árvore (se pendurar e saltar), poças de água, bancos.
**Esticar uma corda em uma trave a outra e fazer com que os
alunos façam a experiência de saltar em toda a extensão da corda. Os saltos
podem ser dados de lado e o impulso em um ou dois pés.
No final da aula fazer a conversação sobre as atividades
desenvolvidas e deixe uma sugestão que os alunos, na próxima aula, montem
algumas estações (oficinas) sobre o tema saltar. Formar grupos.
3ª AULA
Nesta aula as propostas serão feitas pelo professor e pelos
alunos. Iniciar a aula com uma revisão sobre o tema saltar e seu emprego na
vida diária.
O Professor propõem nesta aula algumas oficinas de saltar,
mas também os alunos, conforme aula anterior, poderão montar suas oficinas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Cordas, banco sueco, caixas de sapato ou papelão e vara, tábua.
EXERCÍCIOS:
*** Aquecimento é livre, os alunos procuram passar por todas
as situações experimentadas na aula anterior.
*** Saltar obstáculos:
O professor dispõe as caixas na quadra de cimento para serem
realizadas, corrida com salto de obstáculos.
*** Colocar uma tábua encostada em um muro, ou em banco
sueco para impulso e saltar.
*** Saltar 2 coradas estendidas no chão, com o auxilio de
uma vara, ou poderá ser uma poça d’ água.
*** Atar uma corda na árvore ou na trave para o aluno se
balançar e saltar.
*** Com o auxilio da vara saltar o barranco.
Para finalizar o professor orienta os alunos a fazerem
grupos e escolherem uma das oficinas para realizarem saltos de diferentes
maneiras.
No final da aula os grupos se reúnem para apresentarem suas
experiências aos demais grupos. E também, organizar atividades para a aula
seguinte.
4ª AULA
- Montagem das oficinas e atividades pelos alunos.
Nesta aula os alunos colocam em pratica as atividades que
eles discutiram na aula anterior. E as oficinas serão montadas de acordo com
suas necessidades e interesse.
*** Os grupos se reúnem e montam suas oficinas e as
atividades que irão propor na oficina.
*** Por sorteio será escolhida a ordem dos grupos que
realizarão os exercícios nas oficinas dos grupos.
*** Cada grupo passará pela oficina do outro grupo e
realizará as atividades propostas pelo grupo.
O professor se encarrega de percorrer os grupos e conversar
com os alunos a respeito das experiências que eles estão fazendo e o que ela
representa para eles.
AVALIAÇÃO:
Reflexão em torno do que o tema saltar representa para os
alunos na vida diária e também na aula de Ed. Física; discussão sobre as formas
que foram exploradas pelos grupos; avaliação das aulas e de suas implicações
quanto à participação dos alunos e o papel do professor.
Marcadores: Habilidades Motoras
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