domingo, outubro 14, 2012
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Educação Infantil / Educação Especial / Aqui estão Atividades que dão certo
É a integração das funções motrizes e mentais sob o efeito da Educação e do desenvolvimento do sistema nervoso.
Portanto, a educação psicomotora é a educação de seu próprio corpo e de seu movimento, proporcionando gradativamente o controle até o domínio de movimentos mais complexos.
A criança é um ser sociável por natureza.
A Educação Física nos anos iniciais promove a socialização da criança nas atividades de grupo, que se apresentam em forma de jogos e brincadeiras.
O jogo é para a criança o mesmo que o trabalho para o adulto. E proporciona a ela sair de seu egocentrismo, pois é atividade de grupo. Nas atividades de grupo ela demonstra a sua maneira de ser, sua personalidade.
A socialização é função da boa evolução do próprio corpo.
“Qualquer forma de experiência ou atividade na qual o indivíduo participa pôr escolha, devido ao prazer e à satisfação que obtém diretamente dela.” (Butler, 1973)
É papel da escola e dos educadores preparar a criança para o uso de seu tempo livre em forma de lazer, permitindo que ela desenvolva suas capacidades de forma alegre, espontânea, criativa, proporcionando o bem estar.
São de fundamental importância, pois o seu desenvolvimento proporciona um desempenho global e consequentemente melhora a capacidade motora.
A capacidade motora está condicionada ao desenvolvimento das qualidades físicas como resistência, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação ritmo, equilíbrio, descontração, etc.
É o controle que a criança tem sobre o próprio corpo, é a capacidade de realizar movimentos com economia de energia empregada para executá-lo. Implica na harmonia de movimentos voluntários dos grandes segmentos do corpo.
Conforme Guiseline (1982), a coordenação necessita de uma perfeita harmonia de jogo muscular, apresentando dois aspectos: a coordenação estática que se realiza em repouso e a coordenação dinâmica que se realiza em movimento.
"O domínio corporal é o primeiro elemento do comportamento." (Le Bouch, 1986)
É a partir da estrutura de seu esquema corporal que a criança terá segurança e fará as relações posteriores com o mundo.
É importante que se desenvolvam atividades de contração e descontração, ou seja relaxação, pois, a criança irá controlar seu corpo e terá as sensações de proprioceptividade (sensação transmitida através dos tendões e articulações). Além disso, essas atividades proporcionam-lhe tranquilidade, equilíbrio e favorecem seu desenpenho nas atividades escolares e extra-escolares.
O ser humano está constantemente se movimentando e todo movimento é rítmico.
A dança contribui significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento rítmico – por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais – para o favorecimento do contato social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer.
O professor utilizando-se da improvisação, experimentação e representação, proporcionará com que a criança seja capaz da construção e criação de novas possibilidades de movimento dentro de contextos significativos.
Conteúdos da dança:
* Brinquedos cantados;
* Jogos rítmicos;
* Danças folclóricas;
O ritmo é um aspecto muito importante na psicomotricidade, pois integra o espaço e o tempo a fim de estruturar a ação. E mais, organiza o movimento em duração e intensidade dentro de um tempo.
Executar uma sucessão de movimentos segundo um ritmo particular, ou variar o mesmo exercício mediante variações do ritmo, favorece o aprimoramento da coordenação neuro-muscular e a percepção.
A falta de habilidade motora (no individuo ‘normal’) é consequência da má compreensão do movimento (percepção).
A música como valor educativo desenvolve a Psicomotricidade. Influindo no comportamento dos indivíduos por motivos pessoais e sociais, sendo um importante mediador do desenvolvimento infantil. Além de proporcionar um desenvolvimento global que possibilita à criança usar toda sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com seu ritmo.
Objetivos:
* Encaminhar a criança à cooperação e às trocas sociais;
* Desenvolver a compreensão mútua pelo intercâmbio de idéias e conhecimentos;
* Vivenciar os próprios sentimentos;
* Desenvolver as Percepções: Temporal, Espacial e Auditiva;
* Desenvolver a Coordenação Motora (controle associado da ação neuro-motora e do pensamento);
* Formação da consciência e equilíbrio rítmicos, tão necessários à vida e à afirmação da personalidade.
O desenho é uma atividade espontânea e como tal, deve-se respeitá-la e considerá-la como a grande obra das crianças. Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça. O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel. Começarão com rabiscos e logo estarão desenhando formas mais reconhecíveis. Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento. O desenho facilita e faz evoluir a criança na:
1- psicomotricidade fina;
2- escrita e a leitura;
3- confiança em si mesma;
4-exteriorização de suas emoções, sentimentos e sensações;
5- comunicação com os demais e consigo mesma;
6- criatividade;
7- formação da sua personalidade;
8- maturidade psicológica .
Para a criança, criar algo novo é uma necessidade constante em suas experiências, pois está sempre procurando uma nova forma de experimentar.
Para desenvolver a criatividade da criança, o professor deve promover a experimentação livre e incentivar a criança a experimentar novas soluções, através de estímulos com perguntas que a levem a um desafio como: - Quem sabe fazer de outra forma?
Outra forma de incentivar a criatividade são as atividades em grupo, onde as crianças trocam experiências, incentivam-se, questionam-se para assim demonstrarem novas soluções
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