terça-feira, novembro 06, 2012



Andar ou marchar
sobre uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo, um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos (alternados);
- com o tronco flexionado para frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da linha;
- com “molas” nos joelhos (flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta (flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando (sempre com o mesmo pé na frente);
- como um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre uma corda;
- como um caranguejo (para trás);
- como um robô (corpo bem rígido);
- à vontade dentro da linha, sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e voltar de costas;
- andar de cócoras com os braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em uma cadeira;
- como um tonto (ziguezagueando);
- saltando de uma perna para outra;
- pulando com os dois pés juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e outro de linha;
- com os olhos fechados, procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para cima;
- com os braços esticados para frente;
- com os braços abertos (avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso binário (marcha).

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!