28 de out de 2012

SUGESTÃO DE AULA DE ED. FÍSICA



FORMAS DE SALTAR

Começar com uma visita na escola para visualizar as possibilidades de propostas de trabalho, observar o espaço físico, os recursos naturais e materiais. Ex: muro, árvores, caixa de areia, quadra, inclinação do terreno, etc. Materiais: corda, caixas de papelão, tábuas, latas, etc.

OBJETIVOS:
* Reconhecer e discutir as diferentes formas de saltar;
* Montar oficinas de saltar atendendo às reflexões dos alunos;
* Montar oficinas e permitir a montagem de oficinas pelos alunos.

1ª AULA:
Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Perguntas
- O que vocês entendem por saltar?
- Quais os tipos de saltos que vocês conhecem?
- Quais os saltos no esporte (atletismo) e quais os saltos que existem fora dele?
- De quais formas nós podemos fazer um salto?
As perguntas podem ser orais ou escritas, critério do professor.
Você poderá trazer ou os alunos materiais de pesquisa sobre saltos jornais, revistas, livros, sites, etc.
Solicitar que cada aluno traga caixas de sapato ou papelão, para brincar de saltar.
Cada aluno de posse de sua caixa realiza diferentes modos de saltar, por ex: saltar de lado, de costas, com um pé, dois pés, etc.
Uma sugestão ótima é coletarem fotos de revistas ou jornais de pessoas realizando saltos, e brincar do Jogo Figura-fundo que está explicado no link:Figura Fundo e Freio Inibitório

2ª AULA:
Diante das reflexões feitas na aula anterior, monte algumas estações (oficina) de saltos.
**Realizar uma pequena corrida por todo o pátio, para fazer o aquecimento e explorara o espaço onde serão feitas atividades de educação física.
**Depois do aquecimento todos se dirigem a ponto de partida escolhido previamente pelo professor para realizar os saltos, poderá ser: degraus, barrancos, muro, árvore (se pendurar e saltar), poças de água, bancos.
**Esticar uma corda em uma trave a outra e fazer com que os alunos façam a experiência de saltar em toda a extensão da corda. Os saltos podem ser dados de lado e o impulso em um ou dois pés.

No final da aula fazer a conversação sobre as atividades desenvolvidas e deixe uma sugestão que os alunos, na próxima aula, montem algumas estações (oficinas) sobre o tema saltar. Formar grupos.

3ª AULA
Nesta aula as propostas serão feitas pelo professor e pelos alunos. Iniciar a aula com uma revisão sobre o tema saltar e seu emprego na vida diária.
O Professor propõem nesta aula algumas oficinas de saltar, mas também os alunos, conforme aula anterior, poderão montar suas oficinas.

MATERIAIS UTILIZADOS:
Cordas, banco sueco, caixas de sapato ou papelão e  vara, tábua. 
EXERCÍCIOS:
*** Aquecimento é livre, os alunos procuram passar por todas as situações experimentadas na aula anterior.
*** Saltar obstáculos:
O professor dispõe as caixas na quadra de cimento para serem realizadas, corrida com salto de obstáculos.
*** Colocar uma tábua encostada em um muro, ou em banco sueco para impulso e saltar.
*** Saltar 2 coradas estendidas no chão, com o auxilio de uma vara, ou poderá ser uma poça d’ água.
*** Atar uma corda na árvore ou na trave para o aluno se balançar e saltar.
*** Com o auxilio da vara saltar o barranco.
Para finalizar o professor orienta os alunos a fazerem grupos e escolherem uma das oficinas para realizarem saltos de diferentes maneiras.
No final da aula os grupos se reúnem para apresentarem suas experiências aos demais grupos. E também, organizar atividades para a aula seguinte.

4ª AULA
- Montagem das oficinas e atividades pelos alunos.
Nesta aula os alunos colocam em pratica as atividades que eles discutiram na aula anterior. E as oficinas serão montadas de acordo com suas necessidades e interesse.

*** Os grupos se reúnem e montam suas oficinas e as atividades que irão propor na oficina.
*** Por sorteio será escolhida a ordem dos grupos que realizarão os exercícios nas oficinas dos grupos.
*** Cada grupo passará pela oficina do outro grupo e realizará as atividades propostas pelo grupo.

O professor se encarrega de percorrer os grupos e conversar com os alunos a respeito das experiências que eles estão fazendo e o que ela representa para eles.

AVALIAÇÃO:
Reflexão em torno do que o tema saltar representa para os alunos na vida diária e também na aula de Ed. Física; discussão sobre as formas que foram exploradas pelos grupos; avaliação das aulas e de suas implicações quanto à participação dos alunos e o papel do professor.

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