quarta-feira, novembro 14, 2012



Movimentos do tronco (em pé)
- pés unidos, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto;
- pés separados, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto;
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar o chão com as mãos;
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar os pés com as mãos;

Gestos com as mãos (sentados ou em pé)
Em silêncio os alunos imitam os movimentos executados pelo professor:
- abrir e fechar as mãos (alternadas e depois as duas ao mesmo tempo);
- rotatória dos pulsos;
- movimentos dos dedos;
- mãos fechadas, abrir um dedo de cada vez;
- palma das mãos para frente;
- dorso das mãos para frente;
- mãos frente á frente, abrir e fechar os braços;
- gesto de lavar as mãos;
- estalar os dedos;
- passar as mãos pelo corpo, alisando a pele;
- tocar as mãos na cabeça, nos ombros, nos joelhos, nos pés;
- fazer sinal de “positivo” (polegar para cima);
- fazer sinal de “negativo” (polegar para baixo);
- acenar (como dizendo “adeus”);
- balançar as mãos;
- colocar as mãos juntas, postas como para uma prece 
(primeiro com os dedos esticados, depois com os dedos cruzados);
- fazer o sinal da cruz;
- acariciar o colega ao lado;
- cumprimentar o colega ao lado;



Movimentos com os pés (sentados)
- esticar os pés (para frente);
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- movimentar os tornozelos (alternados);
- movimentar os dedos (quando descalços);
- movimentos com os pés (em pé);
- passo para frente;
- passo para trás;
- tocar uma ponta do pé no chão (alternar);
- tocar um calcanhar no chão (alternar);
- ficar na ponta dos dois pés;
- ficar sobre os dois calcanhares;
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- ficar sobre um pé só (alternar);
Movimentos com pernas e braços (sincronizados)
- membros direitos para frente, para o lado, para cima, para trás;
- agitar os membros direitos;
- os mesmos exercícios com os membros esquerdos;
- elevar o braço direito e a perna esquerda (alternar);
- esticar o braço direito e a perna esquerda (alternar);
- tocar o pé direito com mão direita;
- tocar o pé esquerdo com a mão esquerda;
- tocar o pé direito com a mão esquerda (alternar);
- elevar o joelho direito flexionado e abraçá-lo com o braço direito;
- elevar o joelho esquerdo flexionado e abraçá-lo com o braço esquerdo;
- elevar um joelho de cada vez e abraçá-lo com os dois braços;
- de joelhos, colocar-se em pé, sem ajuda das mãos;
- duas crianças de mãos dadas, uma em pé e a outra de cócoras, levantam-se e se agacham, alternadamente;

quarta-feira, novembro 07, 2012

Movimentos com as pernas
(sentados ou deitados)
- elevação das pernas (alternadas);
- elevação das duas pernas;
- flexão das pernas, trazendo os joelhos até o peito (alternadas, depois as duas juntas);
- elevar as pernas e fazer movimentos de tesoura;
- elevar as pernas e fazer movimentos de bicicleta;
- abertura das pernas;
- deitar o tronco sobre as pernas fechadas (beijar os joelhos);
- deitar o tronco sobre as pernas abertas (tocar o queixo no chão);
- movimentos de pernas como se cortassem a grama;
Movimentos na ponta-dos-pés
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos fechados;
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços ao longo do corpo;
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés juntos;
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés separados;


Movimentos oculares
- arregalar os olhos;
- piscar os olhos alternados;
- piscar os dois olhos ao mesmo tempo;
- fechar um olho (alternar);
- tampar um olho com a mão e focalizar alguma coisa (alternar);
- olhar através de um canudo formado com uma das mãos (alternar mão e olho);
- olhar através de um binóculo formado com duas mãos;
- olhar através de uma viseira, formada com as mãos em concha (como um cavalo);
- olhar para o colega da direita sem virar a cabeça (alternar para a esquerda);
- olhar para o chão sem abaixar a cabeça;
- olhar para o teto sem elevar a cabeça;
Gesto com o rosto
 (sentados ou em pé)
- piscar um olho (alternar);
- fechar e abrir os olhos, lentamente;
- arregalar bem os olhos;
- fechar um olho e deixar o outro aberto (alternar);
- abrir e fechar a boca;
- com a boca aberta, movimentar a língua para o lado direito, para o esquerdo, tocar o nariz, tocar o queixo, fazer movimentos rotatórios com a língua: fora da
boca, dentro da boca, tocar o céu da boca;
- com a boca fechada, pressionar as bochechas com a língua (alternar);
- encher as bochechas de ar (alternar e depois as duas juntas);
- estalar a língua;
- assoprar;
- assobiar;
- franzir o nariz;
- sorrir;
- fazer expressões de tristeza, espanto, preocupação, zanga (franzindo a testa);
- movimentar os lábios;
- mastigar;
- bater os dentes;



Gestos diários
 (em pé ou sentados)
O professor executa os movimentos em completo silêncio e os alunos o imitam:
- espreguiçar;    - bocejar;    - esfregar os olhos;    - coçar a cabeça;    - lavar as mãos;
- lavar a cabeça;    - lavar o rosto;    - escovar os dentes;     - pentear os cabelos;
- limpar as orelhas;    - tomar banho;    - coçar a barriga;     - calçar os sapatos;
- abotoar o casaco;    - comer;   - mastigar;    - beber;    - engolir;  - fazer carinho;
- dar beijos;   - dar abraços;    - tossir;    - espirrar;     - dormir;

Gestos com as mãos dadas
(em pé, parados, formando uma roda,
executar todos os movimentos sem soltar as mãos):
- braços para cima; - braços para frente;  - braços para baixo;
- inclinando o tronco para frente;
- inclinando o tronco para trás;
- marchar no mesmo lugar;
- balançar os braços;
- dar um passo para frente;
- dar um passo para trás;
- andar para a direita;
- andar para a esquerda;
- colocar um pé para frente (alternar);
- flexionar o joelho (alternar);
- ficar sobre um pé só (alternar);   - agachar;   - ajoelhar;  - sentar;   - deitar;
Gestos em sequência
- O professor faz uma série de gestos e depois os alunos repetem a sequência.
Exemplos:
- puxar a orelha, coçar o cotovelo, cruzar os braços, tampar os ouvidos e bater uma palma;
- colocar o pé direito para frente, elevar o joelho, dar um chute no ar, chacoalhar o pé e bater o pé no chão;
- elevar os dois braços, chacoalhar as mãos nos ombros, esticar os braços para frente, abrir e fechar as mãos e cruzar os braços;

terça-feira, novembro 06, 2012



Andar ou marchar
sobre uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo, um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos (alternados);
- com o tronco flexionado para frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da linha;
- com “molas” nos joelhos (flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta (flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando (sempre com o mesmo pé na frente);
- como um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre uma corda;
- como um caranguejo (para trás);
- como um robô (corpo bem rígido);
- à vontade dentro da linha, sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e voltar de costas;
- andar de cócoras com os braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em uma cadeira;
- como um tonto (ziguezagueando);
- saltando de uma perna para outra;
- pulando com os dois pés juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e outro de linha;
- com os olhos fechados, procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para cima;
- com os braços esticados para frente;
- com os braços abertos (avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso binário (marcha).

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