quarta-feira, março 16, 2011
EXPLORANDO MEMÓRIA AUDITIVA - Brincadeiras de sala de aula
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:23Meu pai tem uma loja
*Formação em semicírculo, sentados. O professor diz:” Meu pai tem uma loja. Ele vende...(camisetas, bermudas, sapatos...)”;
*Os alunos na ordem procuram dizer coisas que são vendidas no estabelecimento sem repetir os já citados;
*Antes de um aluno citar um produto, ele deve iniciar com a frase:- Meu pai tem um(a)...Ele vende...
*Variação: Loja, mercado, farmácia, padaria, açougue...
Tarefas:
- O aluno deve repetir em ordem três ou quatro palavras ditas pelo professor;
- Ordem e execução, ex: Vá até a mesa e me traga o caderno que está em baixo da pasta. Em seguida vá até a janela e abra-a (o professor pode criar outras ordens diferentes para cada aluno).
- O professor pega três objetos, um após o outro. Ex: Um giz, régua, borracha. A criança memoriza e expressa-se assim: - Primeiro você pegou o giz, depois pegou a régua...( Essa atividade pode ser realizada em grupo ou individual.
Marcadores: Memória Auditiva
domingo, março 13, 2011
Empresta-me tua casinha
1. Traçar
pequenos círculos no chão conforme nº de alunos;
2. Um
círculo central, onde ficará um aluno;
3. Dado o
sinal de inicio, a criança que está no círculo central dirá:
“Empresta-me tua casinha”? E os colegas responderão:
“Pois não”!
No momento todos trocam de lugar, enquanto o
do meio procura
ocupar um círculo vago;
4. Quem
sobrar irá ao círculo central retomar brincadeira.
Cada
macaco no seu galho
- 2 alunos serão os caçadores (1 caçador para cada 10 crianças);
- Combinar com as crianças os lugares onde serão as ‘árvores’;
- Ao sinal os macacos saem de suas árvores e correm pelo pátio, os caçadores tentam agarrá-los;
- Para não ser preso o macaco tem que voltar para a árvore, o que for pego é eliminado da brincadeira;
- O jogo termina quando todos os macacos forem pegos.
O gato dorminhoco
* Marcar um círculo grande para o gato e menores
para cada jogador;
* O gato deita-se em seu círculo e finge dormir, a
um sinal, os jogadores
vão para perto do gato provocá-lo;
* De repente o gato acorda e vai correndo procurar
um dos lugares
e os demais também devem procurara seus
lugares;
* O jogador que ficar sem lugar será o novo gato.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TEMPORAL – Ritmo
0 comentários Postado por Professora Carminha às 00:17
SIGA MEU RITMO
* Brincadeira realizada em duplas;
* Um aluno inventa um movimento, outro põe o ritmo, por
meio de um som determinado, ex: ‘plic, plic;
* O que está em movimento fecha os olhos e busca o outro,
guiando-se pelo ritmo;
* Brincar em espaço amplo, com ritmos e movimentos diversos.
FAZ CAMINHO
- Um aluno de olhos vendados, num extremo do salão;
- Os colegas dispersos pelo salão, alguns parados em pé, outros
sentados;
- Os colegas fazem com a voz sons diferentes em tons alto, médio e baixo.
- O aluno de olhos vendados procura guiar-se pelo som até chegar e
encostar em alguém, este será o continuará a brincadeira.
OBS: Estas brincadeiras trabalham também percepção auditiva.
Marcadores: Criatividade, Percepção Temporal
sábado, março 12, 2011
BRINCADEIRAS QUE DESENVOLVEM A PERCEPÇÃO VISUAL
0 comentários Postado por Professora Carminha às 14:30O MAESTRO
# Crianças em círculo, um aluno no centro de olhos fechados;
# Ao sinal orientador indica quem será o maestro, este terá que
inventar gestos de toques de instrumentos musicais, os colegas o imitam;
# O maestro troca seguido de instrumento;
# O aluno do centro abre os olhos e tenta descobrir quem é o
maestro.
PALHACINHOS DIVERTIDOS
* Um aluno é o palhacinho e fica no seu circo – lugar escolhido,
onde colocará preso quem ele conseguir pegar;
* Os colegas lado a lado;
* O palhacinho chega e bate “TOC,TOC, TOC” – Os colegas perguntam:
“O que você quer?” O palhacinho responde dizendo uma qualidade de um
colega que ele quer pegar. EX: “quero a colega mais alta” “cor da roupa”.
A colega indicada deverá sair correndo para não ser pega pelo palhacinho;
* A criança perseguida se conseguir voltar até o seu lugar está salva;
* Se o palhacinho encostar a mão na colega, pode levar ela para o circo.
OBSTÁCULOS MÓVEL
** Material: 2 lenços;
** Alunos divididos em 2 fileiras, uma de frente para a outra, sentados
no chão com as pernas estendidas e afastadas, de modo que os pés toquem
os dos companheiros da frente;
** Escolher 2 alunos para vendar os olhos. Antes de venda-los, explicar
que eles deverão atravessar pulando para o outro lado sem encostar em
nem um colega, se tocar em um colega deverá recomeçar;
** O orientador, depois de vendar os olhos dos colegas, orienta aos alunos
que recolham as pernas sem fazer barulho, deixando o espaço livre para eles
passarem.
Marcadores: Percepção Visual
sexta-feira, março 11, 2011
OS MUDOS – Linguagem gestual
* Formação em círculo;
* Um aluno passeia entre os colegas para fazê-los sorrirem;
* Ele faz perguntas, os colegas devem responder com gestos;
* O aluno que rir ou falar, ocupa o lugar do curioso.
A CHAVE
# Material: chave;
# Em círculo, sentados, um aluno de posse da chave, entrega ao colega do lado
e diz uma qualidade;
# Quem a recebe, entrega a chave a pessoa que tenha essa
qualidade, esta entrega a pessoa do seu lado e diz a qualidade
e assim prossegue a brincadeira .
BOCA DE FORNO
Diálogo:
_ Boca de forno. (orientador)
_ Forno. (todos)
_ Assar bolo. (orientador)
_ Bolo. (todos)
_ Farão tudo o que o mestre mandar? (orientador)
_ Faremos tudo com muito gosto. (todos)
* O mestre dá ordens e todos executam, por exemplo:
imitar sapo, dançar, pular, balançar os braços...
OBS: Desenvolver a Motricidade Ampla.
Marcadores: Linguagem verbal
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