segunda-feira, dezembro 20, 2010
O desenvolvimento da coordenação motora auxilia na
escrita de palavras e na atenção.
Estas atividades se bem desenvolvidas as crianças
adoram e se divertem muito, o professor deve utilizar-se da imaginação criando
personagens e cenários para a realização das atividades.
- Exploração do jornal, observando: textura, forma, espessura, peso, informações que contém letras, palavras, figuras...
v Andar balançando o jornal de forma que produza som.
v Correr, segurando o jornal com as duas mãos a cima da cabeça.
v Correr, segurando o jornal em diversas partes do corpo: axila, peito,
ombro, cabeça, etc.
v Andar em cima de jornais dispersos pelo chão.
v Ficar em diversas posições em cima do jornal: em pé, sentado, ajoelhado,
deitado.
v Dobrar o jornal várias vezes com os pés, sem o auxilio das mãos.
v Andar na borda do jornal, na ponta dos pés, borda externas e internas dos
pés e dos calcanhares.
v Saltar sobre o jornal, que estará no chão, com os pés unidos e afastados
(para frente, para trás, para os lados).
v Amassar o jornal com uma das mãos, até formar uma bola, desamassar com a
outra mão ou com os pés.
v Rasgar o jornal com as mãos e com os pés, em tiras e em pedaços menores,
compor com os pedaços figuras de formas diferentes, recompor a forma inicial – (análise
e síntese).
v Soprar o jornal, tentando mantê-lo no ar.
v Lançar ao alto o jornal e bater palmas até tocar o chão.
v Fazer dobraduras com o jornal: avião, chapéu, barco.
v Fazer canudo com o jornal (luneta) e observar objetos solicitados pelo
professor.
v Fazer bola com o jornal e em duplas arremessar para o colega, apanhando
com as duas mãos e jogando-o somente com uma mão, (lateralidade).
v Amassar o jornal e com ao auxilio de meias, dar um nó formando uma bola.
v Andar tocando a bola em diferentes partes do corpo, cabeça, ombro,
braços, pernas.
v Passar a bola em ao redor do corpo, tocando a cintura, quadril, pescoço,
joelhos.
v Rolar a bola no chão com uma mão e após com outra.
v Rolar a bola com a planta dos pés.
v Em quadrúpede, conduzir a bola rolando com a cabeça.
v Chutar a bola com um pé determinado e depois o outro.
v Chutar a bola em alvo determinado, pneu, caixa, entre as pernas de um
colega.
v Lançar a bola para cima e pegar com as duas mãos.
v Lançar a bola o mais alto possível e depois o mais longe possível.
v Lançar para cima e bater palmas e pega-la, jogar para cima e bater palmas
até tocar o chão.
v Lançar a bola de uma mão para outra.
v Lançar girar o corpo e pega-la.
v Lançar a bola, tocar a mão no chão e pega-la.
v Lançar a bola para o colega estando de costas para ele.
v Em duplas dançar segurando a bola com a testa, bochecha, queixo, peito,
barriga, coxa, joelho, canela.
v Lançar a bola entre os braços cruzados do colega.
v Lançar a bola ao colega que deve pular e pega-la no ar.
Saltitar com a bola presa aos pés e após
entre os joelhos.Marcadores: Habilidades Motoras
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Obrigado pelo material
Estou trabalhando com Emei aqui em Porto Alegre(Berçário, Maternal e Jardim)
Incrementei meu plano de aula com outras atividades que eu já costumo usar.
Att
Tiárlei Ferreira Anchieta
Postar um comentário
Sua opinião é importante!