sexta-feira, março 25, 2011
GARRAFÃO
- Desenhar no chão uma garrafa grande, a uns 5metros um
círculo, que será o céu;
- Um aluno será o pegador e ficará no céu;
- Os outros alunos ficam em volta do garrafão;
- Ao sinal o pegador sai do céu e persegue os outros que correm
sempre em volta do garrafão;
- Os alunos não podem entrar no garrafão, mas podem pular por
cima dele;
- O aluno que for pego vai para o céu.
BARRA MANTEIGA
1) Duas equipes, afastados 8m uma da outra, formação em fila
lado a lado em linha, os participantes com as mãos voltadas para cima;
2) Tirar a sorte para ver que equipe começa o jogo;
3) Um dos participantes da equipe vai até a outra equipe correndo e
batendo de leve na mão dos participantes, quando escolher alguém para
pega-lo dá um tapa mais forte na palma da mão, e sai correndo para voltar
ao seu lugar;
4) O perseguidor tenta pega-lo, se conseguir leva-o para sua equipe;
5) A equipe que mais trazer adversários para seu lado é vencedora.
TIGRE / LEÃO / ONÇA
* Desenhar no chão 3 círculos um para tigre, o leão e para a onça;
* Escolher 3 alunos para serem o tigre, o leão e a onça, estes serão
os pegadores;
* O restante da turma serão os caçadores, que deverão se cuidar dos
animais selvagens;
* Ao sinal os animais selvagens perseguem os caçadores, os caçadores
presos ficam no círculo do animal que o pegou;
* O jogo termina quando forem pegos todos os caçadores;
*VARIAÇÃO: o orientador poderá criar uma história para o inicio do jogo...
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
quinta-feira, março 24, 2011
SENHOR CAÇADOR
* Formação em círculo, um aluno no centro de olhos fechados;
* Os colegas falam: ”Senhor caçador, preste atenção, não vai se enganar quando o gato miar”.
* Um dos colegas mia, o aluno do centro abre os olhos e tenta adivinhar quem miou;
* Os alunos do círculo respondem: “Senhor caçador, o senhor (não) acertou, (não) prestou bem atenção quando o gato miou”.
* Escolher outro aluno para ir ao centro do círculo para continuidade do jogo.
PIU PIU
# Material: Um lenço, uma colher de madeira;
# Formação em círculo, alunos sentados no chão;
# Um aluno no centro de olhos vendados;
# O aluno que estiver com a colher, encosta a mesma no aluno do centro e pia;
# O aluno de olhos vendados tenta descobrir quem é o pintinho, três chances para acertar.
MANDUCA MANDA
Executar ações somente quando a professora usar a expressão: “Manduca manda”.
Se a expressão não for usada, a criança não se movimenta. Exemplo: “Manduca manda levantar os braços”.
A professora pode criar muitas ordens a serem executadas nesse jogo.
Marcadores: Linguagem verbal, Percepção Auditiva
quarta-feira, março 23, 2011
ATIVIDADES DE LOCOMOÇÃO – Movimentos Naturais
2 comentários Postado por Professora Carminha às 22:56
TAREFAS-Movimentos Naturais: locomotores
a) Caminhar em forma de contestes:
- Imaginar e agir: voa borboleta; caminhar entre as arvores;
Carro em marcha ré;
b) Marchas:
- Em serpentina (fila indiana); em caracol; em ziguezague;
c) Exercícios respiratórios:
- Cheirar a flor; apagar a vela; cheirara o ar; assoprar;
c) Combinações:
- caminhar e marchar; marchar e correr; caminhar e correr;
corridas e saltos.
OPERÁRIOS SILENCIOSOS –
Movimentos Naturais: não locomotores
# Formação em círculo, sentados no chão;
# Orientador diz: “Operários silenciosos, eu tenho um martelo.
O que se faz com ele?”
# As crianças imitam o bater do martelo;
# Continuar com: agulha, pá, caneta, escova, vassoura, sabão...
PELOS ARCOS-Movimentos Naturais: manipulativos
§ Material 2 arcos, um para cada fila;
§ Ao sinal o 1º de cada fila passa o arco pelo corpo da cabeça
aos pés e entrega ao seguinte que deverá fazer o mesmo;
§ Após a operação, o aluno corre e se coloca no final da fila, vence
a fila que chegar primeiro no jogador inicial.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
quarta-feira, março 16, 2011
EXPLORANDO MEMÓRIA AUDITIVA - Brincadeiras de sala de aula
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:23Meu pai tem uma loja
*Formação em semicírculo, sentados. O professor diz:” Meu pai tem uma loja. Ele vende...(camisetas, bermudas, sapatos...)”;
*Os alunos na ordem procuram dizer coisas que são vendidas no estabelecimento sem repetir os já citados;
*Antes de um aluno citar um produto, ele deve iniciar com a frase:- Meu pai tem um(a)...Ele vende...
*Variação: Loja, mercado, farmácia, padaria, açougue...
Tarefas:
- O aluno deve repetir em ordem três ou quatro palavras ditas pelo professor;
- Ordem e execução, ex: Vá até a mesa e me traga o caderno que está em baixo da pasta. Em seguida vá até a janela e abra-a (o professor pode criar outras ordens diferentes para cada aluno).
- O professor pega três objetos, um após o outro. Ex: Um giz, régua, borracha. A criança memoriza e expressa-se assim: - Primeiro você pegou o giz, depois pegou a régua...( Essa atividade pode ser realizada em grupo ou individual.
Marcadores: Memória Auditiva
domingo, março 13, 2011
Empresta-me tua casinha
1. Traçar
pequenos círculos no chão conforme nº de alunos;
2. Um
círculo central, onde ficará um aluno;
3. Dado o
sinal de inicio, a criança que está no círculo central dirá:
“Empresta-me tua casinha”? E os colegas responderão:
“Pois não”!
No momento todos trocam de lugar, enquanto o
do meio procura
ocupar um círculo vago;
4. Quem
sobrar irá ao círculo central retomar brincadeira.
Cada
macaco no seu galho
- 2 alunos serão os caçadores (1 caçador para cada 10 crianças);
- Combinar com as crianças os lugares onde serão as ‘árvores’;
- Ao sinal os macacos saem de suas árvores e correm pelo pátio, os caçadores tentam agarrá-los;
- Para não ser preso o macaco tem que voltar para a árvore, o que for pego é eliminado da brincadeira;
- O jogo termina quando todos os macacos forem pegos.
O gato dorminhoco
* Marcar um círculo grande para o gato e menores
para cada jogador;
* O gato deita-se em seu círculo e finge dormir, a
um sinal, os jogadores
vão para perto do gato provocá-lo;
* De repente o gato acorda e vai correndo procurar
um dos lugares
e os demais também devem procurara seus
lugares;
* O jogador que ficar sem lugar será o novo gato.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A PERCEPÇÃO TEMPORAL – Ritmo
0 comentários Postado por Professora Carminha às 00:17
SIGA MEU RITMO
* Brincadeira realizada em duplas;
* Um aluno inventa um movimento, outro põe o ritmo, por
meio de um som determinado, ex: ‘plic, plic;
* O que está em movimento fecha os olhos e busca o outro,
guiando-se pelo ritmo;
* Brincar em espaço amplo, com ritmos e movimentos diversos.
FAZ CAMINHO
- Um aluno de olhos vendados, num extremo do salão;
- Os colegas dispersos pelo salão, alguns parados em pé, outros
sentados;
- Os colegas fazem com a voz sons diferentes em tons alto, médio e baixo.
- O aluno de olhos vendados procura guiar-se pelo som até chegar e
encostar em alguém, este será o continuará a brincadeira.
OBS: Estas brincadeiras trabalham também percepção auditiva.
Marcadores: Criatividade, Percepção Temporal
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