domingo, março 06, 2011
O SIMBOLISMO DE ALGUNS JOGOS
Os jogos são modelos de formas típicas de relacionamentos e interações, envolvendo diferentes combinações de mudança, habilidade e criatividade.
No jogo de xadrez, os movimentos dos reis, rainhas e piões podem expressar metáforas para as mudanças de poder na guerra ou conflito em vários níveis no universo.
Jogo de dados e outros jogos da sorte, refletem os impulsos criativos do universo. Estes são oriundos das antigas práticas divinatórias da Mesopotâmia, Índia e Ásia Oriental.
O jogo pega-varetas, que envolve jogar um conjunto de varetas coloridas formando um pequeno monte e, depois, tentar pegar uma por vez sem movimentar às outras, pode ter sua origem na prática divinatória budista chamada Chien Tung – a sorte de uma pessoa é prevista movimentando-se uma caixa de varetas até que uma saia para fora.
O pião ou o jogo de dreidel é um símbolo do Festival Judeu de Hanukkah, quando os rabinos permitiam que os jogos de azar fossem jogados, o pião de 4 lados chegava ao jogo, os quatro lados representam: “não leva nada”, “ leva tudo”, “ leva a metade” e “deixa tudo".
O dreidel é visto como símbolo da vida e do universo. Já o pião, não está relacionado com a maneira como ele cai, e sim como ele fica enquanto gira, um símbolo bonito da vida e do universo.
O dreidel é visto como símbolo da vida e do universo. Já o pião, não está relacionado com a maneira como ele cai, e sim como ele fica enquanto gira, um símbolo bonito da vida e do universo.
Pega-pega
O pega-pega, jogo universal, envolve passar uma coisa para a outra. A qualidade simbólica pode representar a autoridade, o contágio ou qualquer outro diferencial. O apelo do jogo está no desafio da caça, na alegria e na tensão gerada pelo fato de chegar perto ou ser tocar pela pessoa que está com “a coisa” ou o “queima”.
Professora Carminha
Marcadores: Assuntos Complementares
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!