quarta-feira, fevereiro 16, 2011
É da natureza da criança gostar de ouvir falar de Deus – Criador de todas as coisas - sendo notável a expressão de satisfação ao realizarem a oração, agradecimento ou pedido a Deus (Papai do Céu).
Ano passado, tive uma experiência profissional em uma Classe Especial. Sempre começo a aula com uma oração e, na classe especial não foi diferente. Então, todos os dias após a acolhida fazíamos à oração. Os meus alunos apresentam transtorno de fala e linguagem, decorrentes da deficiência intelectual, sendo que, alguns balbuciam e outros repetem as palavras que conhecem.
Para saber se o momento da oração era significativo para eles, escolhi um dia da semana e não realizei a oração (até o momento que houve manifestação), pois, passado um tempo da aula, depois do lanche dois alunos expressaram a vontade de fazer a oração, um deles falou: “Pode (profe) papai céu”!
A partir deste acontecimento, constatei que o momento da oração é muito importante em uma aula, e é significativo à criança.
*O nosso ritual para a oração é: em círculo, às vezes de mãos dadas ou formamos uma ‘capelinha’ com as mãos.
ORAÇÃO
Bom dia (boa tarde) Papaizinho do Céu
A aula já vai começar
Estamos juntinhos a estudar,
Abençoe a nossa escola
E nossa família também.
CANÇÃO - cantar fazendo gestos
As estrelinhas que brilham lá no céu
Brilham, brilham pra louvar a Deus.
Os cavalinhos corem lá no campo
Correm, correm pra louvar a Deus.
Os peixinhos que nadam na lagoa
Nadam, nadam pra louvar a Deus.
Os cabritinhos que sobem na montanha
Sobem, sobem pra louvar a Deus.
Os passarinhos que voam pelos ares
Voam, voam pra louvar a Deus.
Somos filhos de Deus, filhos de Deus.
Deus é nosso Pai e nosso criador.
Marcadores: Assuntos Complementares
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Amei ter visitado seu blog!! Estou iniciando minha carreira pedagógica e foi um prazer!
Postar um comentário
Sua opinião é importante!