sábado, fevereiro 26, 2011
A dominância da lateralidade
e o aprendizado da leitura
A lateralidade: refere-se à condição destra, canhota ou ambidestro. Isso quer dizer, a função ou atividade que realiza uma pessoa ocorre com mais frequência de um lado do corpo que em outro e tem a representação num hemisfério cerebral ou no outro. A criança é capaz de reconhecer direita-esquerda aos 6-7 anos de idade.
A dificuldade de orientação e os problemas de leitura não passam de dois sintomas ligados a lateralidade. De acordo com Launay(1952), pode-se afirmar que em muitos casos de dislexia constata-se uma dominância cruzada da mão e da visão.
A leitura de um texto é feita, graças a uma sucessão de movimentos oculares bruscos e ritmada, orientada obrigatoriamente da esquerda para a direita. Já os indivíduos ambivalentes, possuidores de coordenação cruzada (lateralidade cruzada), movem o olho só para um lado, ao passo que o braço tem tendência inversa.
È fácil corrigir com exercícios a ação voluntária do movimento dos braços, mas a reeducação ocular necessita mais precaução e principalmente orientação de profissionais da área.
Jogo Troca - troca |
Marcadores: Lateralidade
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!