domingo, janeiro 05, 2014

DESENHO INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE



O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas ideias e pensamentos entre si.

A princípio usavam os desenhos para comunicar-se, expressar opiniões, já que todo o mundo era praticamente iletrado. Os desenhos funcionavam como escrita. Com o tempo, o desenho foi ganhando novas formas, novos traços, e foi-se aperfeiçoando até a realidade atual. O desenho é, portanto, uma representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata.


O desenho e as etapas da criança



O desenho é quase sempre, a primeira grande obra das crianças. Representa seu primeiro tesouro expressivo, já que através dos desenhos dizem muitas coisas de si mesmas. Pode ser que esta seja a razão pela qual muitos pais estão cada dia mais interessados pelos desenhos que fazem seus filhos. O desenho pode-se converter, em alguns casos, no termômetro do estado de ânimo da criança, já que traduz o que a criança sente, pensa, deseja, o que a deixa inquieta, alegre ou triste.


Cada criança é um mundo, e isso se vê em seus desenhos. Se você pede a um grupo de crianças que desenhe uma casinha de campo, todos os desenhos sairão diferentes. Podem parecer-se em algo, mas jamais serão iguais. Além disso, deve-se considerar que os desenhos também seguem algumas etapas que poderíamos apontar como:

- a etapa do rabisco (garatujas) - dos 3 aos 6 anos de idade;
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade;
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade;
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade;
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade.


Desenho feito por um aluno de 4 anos
LEIA MAIS SOBRE O DESENHO INFANTIL
 NOS LINKS ABAIXO:




quarta-feira, novembro 14, 2012



• Postura (em pé):
Estando os alunos em pé, o professor se posiciona de forma a ficar com a coluna ereta, pernas e pés unidos, braços ao longo do corpo, queixo para frente; mantendo
essa posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor. Esse exercício deve ser feito em completo silêncio.

• Postura (sentados):
Estando os alunos sentados no chão, o professor se posiciona de forma a ficar sentado com as pernas cruzadas (como na ioga), coluna ereta e mãos sobre os joelhos;
mantendo esta posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor. Este exercício deve ser feito em completo silêncio.

• Gestos (em pé):
O professor executa os movimentos lentamente, em silêncio, e os alunos imitam seus gestos (selecionar alguns dos exercícios abaixo para cada sessão):
- rotatória do pescoço (para a direita e para a esquerda);
- levando a cabeça para trás, flexionar a nuca;
- levando a cabeça para baixo, encostar o queixo no peito;
- girando a cabeça para os lados, encostar o queixo nos ombros;
- rotatória dos ombros (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- rotatória dos braços (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- flexão do tronco (mãos na cintura) para frente, para trás e para os lados;
- rotatória da cintura (para a direita e para a esquerda);
- elevação dos joelhos (alternados);
- elevação das pernas (alternados);
- rotatório das pernas (com pequena elevação);
- flexão dos joelhos agachando, com a coluna ereta, mão na cintura ou braços para frente;
- dar um passo à frente;
- dar um passo para trás;
- balançar o corpo;
- balançar os braços;
- elevação dos braços perpendicularmente ao tronco, acima da cabeça (primeiro alternados, depois ao mesmo tempo);
- abrir os braços na horizontal (alternados) e abaixá-los até tocar a coxa;
- elevar os braços alternados para frente e depois abaixá-los até tocar a coxa;
- cruzar os braços esticados para frente (semelhante a uma tesoura);
- movimentar os braços imitando nado;
- movimentar os braços imitando voo;



Movimentos do tronco (em pé)
- pés unidos, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto;
- pés separados, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto;
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar o chão com as mãos;
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar os pés com as mãos;

Gestos com as mãos (sentados ou em pé)
Em silêncio os alunos imitam os movimentos executados pelo professor:
- abrir e fechar as mãos (alternadas e depois as duas ao mesmo tempo);
- rotatória dos pulsos;
- movimentos dos dedos;
- mãos fechadas, abrir um dedo de cada vez;
- palma das mãos para frente;
- dorso das mãos para frente;
- mãos frente á frente, abrir e fechar os braços;
- gesto de lavar as mãos;
- estalar os dedos;
- passar as mãos pelo corpo, alisando a pele;
- tocar as mãos na cabeça, nos ombros, nos joelhos, nos pés;
- fazer sinal de “positivo” (polegar para cima);
- fazer sinal de “negativo” (polegar para baixo);
- acenar (como dizendo “adeus”);
- balançar as mãos;
- colocar as mãos juntas, postas como para uma prece 
(primeiro com os dedos esticados, depois com os dedos cruzados);
- fazer o sinal da cruz;
- acariciar o colega ao lado;
- cumprimentar o colega ao lado;



Movimentos com os pés (sentados)
- esticar os pés (para frente);
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- movimentar os tornozelos (alternados);
- movimentar os dedos (quando descalços);
- movimentos com os pés (em pé);
- passo para frente;
- passo para trás;
- tocar uma ponta do pé no chão (alternar);
- tocar um calcanhar no chão (alternar);
- ficar na ponta dos dois pés;
- ficar sobre os dois calcanhares;
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- ficar sobre um pé só (alternar);
Movimentos com pernas e braços (sincronizados)
- membros direitos para frente, para o lado, para cima, para trás;
- agitar os membros direitos;
- os mesmos exercícios com os membros esquerdos;
- elevar o braço direito e a perna esquerda (alternar);
- esticar o braço direito e a perna esquerda (alternar);
- tocar o pé direito com mão direita;
- tocar o pé esquerdo com a mão esquerda;
- tocar o pé direito com a mão esquerda (alternar);
- elevar o joelho direito flexionado e abraçá-lo com o braço direito;
- elevar o joelho esquerdo flexionado e abraçá-lo com o braço esquerdo;
- elevar um joelho de cada vez e abraçá-lo com os dois braços;
- de joelhos, colocar-se em pé, sem ajuda das mãos;
- duas crianças de mãos dadas, uma em pé e a outra de cócoras, levantam-se e se agacham, alternadamente;

quarta-feira, novembro 07, 2012

Movimentos com as pernas
(sentados ou deitados)
- elevação das pernas (alternadas);
- elevação das duas pernas;
- flexão das pernas, trazendo os joelhos até o peito (alternadas, depois as duas juntas);
- elevar as pernas e fazer movimentos de tesoura;
- elevar as pernas e fazer movimentos de bicicleta;
- abertura das pernas;
- deitar o tronco sobre as pernas fechadas (beijar os joelhos);
- deitar o tronco sobre as pernas abertas (tocar o queixo no chão);
- movimentos de pernas como se cortassem a grama;
Movimentos na ponta-dos-pés
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos fechados;
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços ao longo do corpo;
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés juntos;
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés separados;

;;