segunda-feira, fevereiro 21, 2011

ELEFANTE COLORIDO


- Alunos caminhando livremente;
- Professora diz: “Elefante colorido”!
- Alunos perguntam: “Que cor”?
- A cor que a professora citar deve ser tocada
 em objetos, roupas ou coisas do ambiente.

ORQUESTRA

  • Formação: em círculo, um dos alunos deve sair da roda, e ficar longe do grupo;
  • Os colegas do círculo escolherão um maestro que regerá a orquestra – fará o gesto de toque de instrumentos e todos devem imitá-lo; trocar de instrumento seguidamente;
  • O aluno que saiu, volta entra na roda e tenta descobrir o maestro, em 3 chances;
  • Se não acertar na 3ª chance, paga prenda.

BANDIDO, DETETIVE E VÍTIMA

     **Formação: em círculo, distribuir bilhetes (bandido, detetive e as vítimas - quantia de alunos); - o orientador é o leitor para os alunos;
     **O bandido deverá assassinar as vítimas com uma piscada;
      **A vítima quando perceber que piscaram pra ela sai da roda;
    **O detetive deverá descobrir o bandido;

ELEFANTINHO DIVERTIDO

1.     Espalhados pelo pátio;
2.     Um colega será o elefantinho, ele diz: “Eu sou elefantinho divertido”.
3.     Os colegas perguntam: “O que você quer”?
4.     Ele responde, por exemplo: “A colega mais alta... baixa... magra...”
5.     Os colegas indicam a criança que tem a característica citada... Esta sai correndo para não ser pega pelo elefantinho divertido; estipular uma raia para a criança se salvar.  

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

*Responder perguntas:

- professor elabora perguntas simples para as crianças responderem, utilizando-se do gesto da cabeça para responder (sim ou não);
Por exemplo:
- Balde anda?
- Passarinho voa?
- Cadeira fala?
- Cachorro corre?...

*Trabalhar dedos:

-A professora diz o nome de todos os dedos, os alunos repetem.
-Os alunos com as mãos apoiadas na classe, levantar os dedos de um a um e dizer o nome, enquanto um dedo levanta os outros permanecem imóveis na classe.


*Trabalhar olhos:

-Material: uma vareta com fitas de papel crepom coloridos;
­-Alunos sentados, acompanham com os olhos, sem mexer a cabeça, a trajetória da vareta (reta, círculo, para cima, para baixo, esquerda/direita...)

*Trabalhar com canção:(fazer o que diz a canção)

Senta, levanta
E torna a sentar
Olhe pro lado
Outra vez levantar
Mão na cintura
Cabeça pro lado
Faz que vai
Mais não vai

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Voltando às aulas, as professoras devem estar preparadas para a recepção  das crianças que são o centro das atenções, sendo que algumas delas é a primeira vez que chegam a uma instituição escolar. E vale lembrar que é preciso estar com atividades prontas para serem substituídas se for necessário.
Desejo a todos um ótimo Ano Letivo de 2011.



Modelos de lembrancinhas - Volta às Aulas



DICAS PARA INTEGRAR A TURMA 
NA VOLTA ÀS AULAS
 

quarta-feira, fevereiro 16, 2011



     É da natureza da criança gostar de ouvir falar de Deus – Criador de todas as coisas - sendo notável a expressão de satisfação ao realizarem a oração, agradecimento ou pedido a Deus (Papai do Céu).
             Ano passado, tive uma experiência profissional em uma Classe Especial. Sempre começo a aula com uma oração e, na classe especial não foi diferente. Então, todos os dias após a acolhida fazíamos à oração. Os meus alunos apresentam transtorno de fala e linguagem, decorrentes da deficiência intelectual, sendo que, alguns balbuciam e outros repetem as palavras que conhecem.
             Para saber se o momento da oração era significativo para eles, escolhi um dia da semana e não realizei a oração (até o momento que houve manifestação), pois, passado um tempo da aula, depois do lanche dois alunos expressaram a vontade de fazer a oração, um deles falou: “Pode (profe) papai céu”!
             A partir deste acontecimento, constatei que o momento da oração é muito importante em uma aula, e é significativo à criança.

*O nosso ritual para a oração é: em círculo, às vezes de mãos dadas ou formamos uma ‘capelinha’ com as mãos.

*Uma das orações que faço com meus alunos:



ORAÇÃO
Bom dia (boa tarde) Papaizinho do Céu
A aula já vai começar
Estamos juntinhos a estudar,
Abençoe a nossa escola
E nossa família também.


CANÇÃO - cantar fazendo gestos

As estrelinhas que brilham lá no céu
Brilham, brilham pra louvar a Deus.

Os cavalinhos corem lá no campo
Correm, correm pra louvar a Deus.

Os peixinhos que nadam na lagoa
Nadam, nadam pra louvar a Deus.

Os cabritinhos que sobem na montanha
Sobem, sobem pra louvar a Deus.

Os passarinhos que voam pelos ares
Voam, voam pra louvar a Deus.

Somos filhos de Deus, filhos de Deus.
Deus é nosso Pai e nosso criador.




quarta-feira, fevereiro 09, 2011

DESENVOLVER A MEMÓRIA AUDITIVA

CANTIGAS:

            O meu chapéu

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu.

OBS: Cantar a canção
-a 1ª vez cantar normal;
-na 2ª vez onde fala ‘chapéu’ fazer somente o gesto;
-na 3 ª vez onde fala ‘chapéu’ e ‘três’ fazer só o gesto;
-na 4ª vez onde fala ‘chapéu’, ‘três’ e ‘pontas’ fazer somente o gesto.

          Meu pintinho

Será que você sabe?
Será que você viu?
Um pintinho amarelinho
Que faz piupiu, piupiu.

OBS: Cantar:
*a 1ª vez normal;
*na 2ª vez “você” fazer o gesto;
*na 3ª vez “você e pintinho” fazer somente o gesto;
*na 4ª vez “você, pintinho e piu piu” fazer só o gesto.

O jipe do padre
3x [O jipe do padre fez um furo no pneu]
      Colamos com chicletes.

OBS: Cantar:
# 1ª vez normal;
# 2ª vez fazer o gesto do “jipe”-(gesto de dirigir);
# 3ª vez fazer o gesto do “jipe” e do “padre”;
# 4ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre” e “furo”-(som fuuuuu);
# 5ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre”, “furo”, "pneu"-(fazer o gesto de um círculo no ar) e  “chiclete”-(mascar o chiclete e gesto de colar no pneu).



terça-feira, fevereiro 08, 2011

A CRIANÇA E A FANTASIA


A CRIANÇA E A FANTASIA

Professora Carminha

             Para as crianças, o mundo cotidiano está entrelaçado com o mundo da imaginação e da fantasia. Elas adoram vestir-se e representar como seus personagens favoritos, criando histórias dramáticas sobre eles.
             Através da fantasia e da brincadeira, as crianças exploram os grandes temas fundamentais e o espírito da época, histórias sobre o bem e o mal, amor, mágica e poder.
Exploram o “mal” com os monstros, bruxas e gigantes, e brincam com as forças do bem, da magia e da transformação através das fadas, das feiticeiras boazinhas e dos sábios. Também experimentam as classes sociais e o poder brincando de rei e rainha, príncipe e princesa, líderes famosos e ricos, explorado temas heroicos, como super-heróis, com figuras de ação e soldados de brinquedo.
             Por isso, a criança vive em um universo cheio de fantasias prontas para serem criadas e recriadas de acordo com as suas necessidades.
Festa na sala de aula Fantasia

sábado, fevereiro 05, 2011



MARUJOS

  • Professora risca duas linhas no chão, 2m de distância, uma representa o MAR e outra a TERRA;
  • Um aluno será o capitão que dará as ordens: 
  • - Ao mar pulando! (os marujos se dirigem a linha que representa o MAR);
  • - A terra correndo!
  • - Ao mar na ponta dos pés! 
  • ·        Cada capitão escolhido dá 3 ordens para os marujos; 
  • ·        O capitão não pode repetir ordem dada por outro;


MÃOZINHAS FALANTES

1.      Um jogador sai da sala;
2.      Os colegas escondem um objeto determinado;
3.      O jogador volta e procura pelo objeto...
4.      Quando ele se aproximar do objeto os colegas erguem as mãos e batem palmas fortes;
5.      Quando ele se afasta os colegas baixam as mãos e batem palmas bem fraquinho;
6.      Quando ele achar o objeto, escolhe outro para substituí-lo; 

JOGO EM CÍRCULO

Formação em círculo, cantar “Atirei o pau no gato”;
Um aluno de olhos vendados anda ao redor do círculo. Quando termina a canção ele coloca mão no que estiver na sua frente e pergunta: - “QUE GATINHO É ESSE”? O aluno responde: “MIAU”!
O aluno de olhos vendados deve dizer o nome do colega que fez o som.
Se acertar escolhe outro para ocupar seu lugar.

ESCONDE – ESCONDE O ANEL

Ø      Em círculo;
Ø      Um aluno sai, e caminha ao redor do círculo, ao som da música “PIRULITO QUE BATE, BATE”, acompanhado por palmas;
Ø      Enquanto isso, um dos alunos esconde o anel;
Ø      Aumentar ou diminuir o tom da música, à medida que a criança se aproxima ou se afasta do aluno que tem o anel;
Ø      Se o aluno descobre o colega que tem o anel, escolhe outro que ocupará o seu lugar.


MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA NO LINK ABAIXO
COGNIÇÃO E A PERCEPÇÃO AUDITIVA


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