domingo, junho 12, 2011
O CAIPIRA PISCA-PISCA
(Desenvolve a percepção visual)
* Dois grupos devem formar círculos concêntricos, com número igual
de alunos:
CÍRCULO EXTERNO: alunos em pé
CÍRCULO INTERNO: alunos sentados em cadeiras
* Todos voltados com a frente para o centro do círculo, um grupo ficará
separado do outro na distancia de 30cm, um aluno ficará sem par e
representa o pisca-pisca;
* Ao sinal, o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno,
chamando-o para ser seu parceiro, o aluno do círculo externo tentará
evitar a fuga do seu par tocando-o, aquele que não conseguir, ficará impar e,
portanto, será o novo pisca-pisca;
* Todos os alunos devem vivenciar o jogo, tanto no círculo interno quanto
externo;
CORRIDA DO NÓ DE SÃO JOÃO
(Desenvolve Lateralidade / Motricidade Fina)
# Organizar os alunos em duas colunas com números iguais, todos
sentados, entregar um lenço ao último aluno de cada coluna;
# Ao sinal da professora, esse aluno atará o lenço no braço esquerdo
do colega à sua frente, este, por sua vez, desatará o nó com a mão direita
e o atará da mesma maneira no braço esquerdo do colega da frente e
assim sucessivamente até o primeiro levantar o seu braço esquerdo com o
lenço atado;
# Será vencedora a coluna que terminar primeiro;
O CAIPIRA ROBÔ SEM DIREÇÃO
(Desenvolve Freio inibitório)- sala de aula ou pátio
% Em duplas, um será o robô caipira e o outro o guia. Toda vez que o
guia tocar uma parte do corpo do caipira, este fará um movimento.
O caipira só anda em linha reta e o guia orienta seu caminho, mudando
a direção conforme o lado que for tocado. A professora poderá dificultar,
colocando obstáculos, variando a velocidade ou ainda colocando 2 caipiras
para cada guia.
Marcadores: Datas Comemorativas
sexta-feira, junho 10, 2011
MÚSICAS JUNINAS PARA BAIXAR - DESENVOLVEM A PSICOMOTRICIDADE
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:02
DESENVOLVE O ESQUEMA CORPORAL:
DESENVOLVE A PERCEPÇÃO TEMPORAL:
DESENVOLVE A LINGUAGEM VERBAL
E A IMAGINAÇÃO:
DESENVOLVE A MOTRICIDADE AMPLA:
DESENVOLVE VALORES:
Marcadores: Datas Comemorativas
LETRAS DE MÚSICAS PARA IMPRIMIR - FESTAS JUNINAS
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:46
LETRAS DAS MÚSICAS:
Capelinha de Melão
Pula a Fogueira
Sonho de Papel
Santo Antônio e o Matrimônio
Vai abóbora, Vai melão
São João Festa Boa
Cai, Cai, Balão
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, junho 04, 2011
UM OLHAR PSICOMOTOR III - PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO E A ALFABETIZAÇÃO
1 comentários Postado por Professora Carminha às 20:07
PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO
É a capacidade que temos de percebermos entre diversos objetos apenas aquele
que nos interessa. Ou seja, capacidade para diferenciar o essencial do
periférico com a finalidade de focar a atenção num estimulo concreto. É
importante compreendermos que só percebemos com clareza as coisas que nos
chamam a atenção.
Sendo assim, entendemos que o cérebro seleciona, entre a massa de estímulos que
recebe, um número limitado e os transforma no seu centro de atenção. Por
exemplo, uma criança que está agarrando uma bola tem sua atenção fixada nela;
isso é a “figura” que ela percebe, enquanto que, o que fica atrás em seu campo
visual, o fundo, não é o foco da sua atenção sendo percebido superficialmente.
Então, para que um objeto seja percebido com exatidão, deve ser visualizado em
relação a seu fundo. Observa-se que, as crianças com dificuldade de
diferenciação figura-fundo costumam ser desatentas e desorganizadas, pois, para
elas, é difícil focar a atenção só no que é relevante, dificultando assim a sua
aprendizagem.
No entanto, atividades, jogos e brincadeiras que proporcionam o desenvolvimento
da percepção figura-fundo, auxiliam a criança no período da alfabetização.
Pois, ela necessita desenvolver essa habilidade para distinguir as formas dos
sinais gráficos, bem como, a capacidade de se concentrar e se organizar para
obter sucesso na aprendizagem.
Jogo de imitar fotos de revistas |
TAREFAS:
* Mostrar um objeto de madeira, por exemplo, e pedir que os alunos
mostrem na sala tudo o que for de madeira;
* Procurar um botão quadrado no meio de botões redondos;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Figura-Fundo
UM OLHAR PSICOMOTOR II - FREIO INIBITÓRIO E A ALFABETIZAÇÃO
11 comentários Postado por Professora Carminha às 20:03
FREIO INIBITÓRIO
Portanto, é de fundamental importância proporcionar à criança no período pré-escolar jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvam o freio inibitório.
Observa-se, que as atividades que proporcionam com que as crianças parem seus movimentos bruscamente, ou exigem de controle motor para serem realizados, desenvolvem o freio inibitório.
Brincando de Estátua na sala de aula |
TAREFAS:
* Abrir e fechar portas;
* Caminhar com uma sineta na mão sem deixar ela tocar;
* Caminhar com um livro na cabeça;
* Correr ao sinal combinado parar;
* Brincadeiras de virar estátua;
* Sentar-se e levantar-se;
* Brincadeira morto-vivo;
* Jogo, dança da cadeira;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Freio Inibitório
sexta-feira, junho 03, 2011
DIVERSAS ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE PARA IMPRIMIR
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:42
Alfabetização
Artes
Aritmética
Criatividade
Motricidade Fina
Percepção Visual
Valores
Mais sobre Meio Ambiente no link abaixo:
Atividades Anos Iniciais no link abaixo:
Atividades para Baixar Anos Iniciais
Atividades Anos Iniciais no link abaixo:
Atividades para Baixar Anos Iniciais
quinta-feira, junho 02, 2011
DIA DO MEIO AMBIENTE – Jogos e Artes para comemorar
1 comentários Postado por Professora Carminha às 23:08
Confeccionar árvores frutíferas.
Desenvolve motricidade fina e criatividade.
Trabalho realizado por alunos com deficiência intelectual e PC da Classe
Especial.
1 canudinho de papel higiênico
2 folhas de jornal, sendo que, uma delas deve ser amassada formando uma bola. Depois envolver essa bola com a outra folha de jornal, e com a parte que fica sobrando, apenas amasse-a e dobre ao meio fazendo com que a sua extremidade fique junto da bola, formando um tipo de “cabo” que segura uma bola, e que deve ser introduzido no canudinho de papel higiênico.
1 retângulo de papelão 12x8 cm
Papel crepom nas cores: Tonalidades de verde, vermelho e alaranjado (as cores representam as frutas).
Tinta guache nas cores: Preta + vermelha= marrom; Azul+amarelo= verde. A professara a mistura das tintas para trabalhar as cores primárias e as cores neutras.(ver:
PSICOMOTRICIDADE / ARTES / ARITMÉTICA - com discos de papelão)
JOGO DO POMAR – Em sala de aula.
Trabalha: Percepção auditiva e espacial, memória, atenção.
* Formação: Dividir a turma em duas colunas frente a frente sentados nas cadeiras com distância média de 2m entre as duas colunas.
* A professora distribui o nome de árvores frutíferas entre os alunos das duas colunas. Exemplo: 4 crianças são macieiras, 4 crianças são abacateiros, laranjeiras etc.
* Importante: A professora deve usar nomes de árvores frutíferas de sua região sem esquecer de explicar o que é um pomar.
Brincar:
*A professora começa o jogo dizendo o nome de uma árvore frutífera, as crianças que representam esta árvore deverão trocar de lugar e a professora procura ocupar o lugar vago, quem ficar sem lugar pode continuar a brincadeira e será esta a próxima a dizer o nome de outra árvore ou dizer POMAR.
* Caso a criança disser POMAR, todos deverão trocar de lugar.
VARIAÇÃO:
* Podemos jogar eliminando o jogador que ficar sem lugar para sentar, retirando uma cadeira a cada jogada e ganham o jogo os dois últimos jogadores.
* Podemos com este jogo explorar: FAUNA (nome de animais), JARDIM (nome de flores).
Mais sobre o Meio Ambiente no link abaixo:
Dia Mundial do Meio Ambiente - Atividade
Mais sobre o Meio Ambiente no link abaixo:
Dia Mundial do Meio Ambiente - Atividade
segunda-feira, maio 23, 2011
PSICOMOTRICIDADE
“Psicomotricidade É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.”
(Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida, por meio das atividades.
Marcadores: Assuntos Complementares
Psicomotricidade na Educação Infantil
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo,
formando conceitos e organizando o esquema corporal.
A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como
a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se
expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no
espaço.
Desta forma, a Psicomotricidade é fundamental para que haja através do
desenvolvimento
psicomotor a consciência dos movimentos corporais integrados e expressos
com a emoção.
Algumas
ações Psicomotoras...
•
PICOTAR
•
RECORTAR
•
COLAR
•
RASGAR COM OS DEDOS
•
ESTAMPAR (com carimbos, rolhas de cortiça, esponjas...)
•
MODELAGEM: barro, pasta de papel, madeira, plasticina, massas de cor...
•
TÉCNICAS DE PINTURA
•
TÉCNICAS DE DESENHO
•
TÉCNICAS DE COLAGEM (diferentes materiais)
• EXPRESSÕES
CORPORAIS
PARA DESENVOLVER ESTAS ATIVIDADES É NECESSÁRIO
...
1. Entusiasmo: motivar as crianças;
2. Empatia: compreender as crianças, colocar-se
no lugar delas;
3. Atitude construtiva: ser positivo, demonstrar
seriedade, comentários positivos;
4. Ter espírito de adaptação;
5. Organizar o espaço;
6. Possuir uma grande variedade de atividades /
jogos / brincadeira;
7. Planificar e preparar os jogos / atividades / brincadeiras com antecedência;
8. Apresentar os jogos / atividades /
brincadeiras com clareza;
9. Observar e acompanhar as crianças durante os
jogos / atividades / brincadeiras
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PSICOMOTRICIDADE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
* DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PERSONALIDADE NOS
ÂMBITOS MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO;
DESENVOLVER:
- AUTONOMIA, SOCIALIZAÇÃO, AUTOCONFIANÇA E EXPRESSÃO
VERBAL
- COGNIÇÃO, CRIATIVIDADE
- ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE
- MOTRICIDADE GLOBAL - AMPLA E FINA
- ORGANIZAÇÃO MENTAL E ESPACIAL E TEMPORAL
- ESQUEMA CORPORAL, LATERALIDADE E EQUILÍBRIO
- PERCEPÇÕES TÁTIL / GUSTATIVA / OLFATIVA /
VISUAL / AUDITIVA
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)