sábado, junho 04, 2011
UM OLHAR PSICOMOTOR III - PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO E A ALFABETIZAÇÃO
Postado por Professora Carminha às 20:07
PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO
É a capacidade que temos de percebermos entre diversos objetos apenas aquele
que nos interessa. Ou seja, capacidade para diferenciar o essencial do
periférico com a finalidade de focar a atenção num estimulo concreto. É
importante compreendermos que só percebemos com clareza as coisas que nos
chamam a atenção.
Sendo assim, entendemos que o cérebro seleciona, entre a massa de estímulos que
recebe, um número limitado e os transforma no seu centro de atenção. Por
exemplo, uma criança que está agarrando uma bola tem sua atenção fixada nela;
isso é a “figura” que ela percebe, enquanto que, o que fica atrás em seu campo
visual, o fundo, não é o foco da sua atenção sendo percebido superficialmente.
Então, para que um objeto seja percebido com exatidão, deve ser visualizado em
relação a seu fundo. Observa-se que, as crianças com dificuldade de
diferenciação figura-fundo costumam ser desatentas e desorganizadas, pois, para
elas, é difícil focar a atenção só no que é relevante, dificultando assim a sua
aprendizagem.
No entanto, atividades, jogos e brincadeiras que proporcionam o desenvolvimento
da percepção figura-fundo, auxiliam a criança no período da alfabetização.
Pois, ela necessita desenvolver essa habilidade para distinguir as formas dos
sinais gráficos, bem como, a capacidade de se concentrar e se organizar para
obter sucesso na aprendizagem.
![]() |
Jogo de imitar fotos de revistas |
TAREFAS:
* Mostrar um objeto de madeira, por exemplo, e pedir que os alunos
mostrem na sala tudo o que for de madeira;
* Procurar um botão quadrado no meio de botões redondos;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Figura-Fundo
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
boa tarde, gostei mto do seu blog. estou procurando mtas informações para trabaçhar com meu filho de 8 anos que está com dificuldades na escola ( leitura) devido a alterações no processamento auditivio)THDA.
vou utilizar suas atividades em casa. um abraço, Patrícia.
Postar um comentário
Sua opinião é importante!