sexta-feira, abril 22, 2011


DESENVOLVER AS HABILIDADES:
 Percepções – Espacial / Temporal / Visual; Criatividade;
Esquema Corporal; Socialização; Motricidade Ampla;
 Equilíbrio; Noções das cores; Aritmética;

PREPARAÇÃO:
- Cada aluno deverá dispor de 1 disco de papelão colorido
( 25cm de diâmetro);
- Os alunos ficarão à vontade distribuídos pelo pátio ou área fechada,
 de posse do disco colorido; 




ATIVIDADES

01) Atirar o disco para cima e segurá-lo;
02) Atirara com uma mão e pegá-lo com a mesma mão.
Depois, atirar com uma e pegar com a outra mão (e vice-versa);
03) Caminhar com o disco, imitando um automóvel;
04) Caminhando com o disco equilibrando na cabeça;
05) Arremessar o disco para longe e buscá-lo correndo;
06) Corrida: caminhar e ligeiro de um ponto a outro com o disco
 entre os joelhos; Depois caminhar em quatro apoios de barriga p/ baixo
e após p/ cima;
07) Correr em zigue-zague entre os discos;
08) Cantar uma música, batendo o disco contra a palma da mão,
 observando o ritmo;
09) Todos os alunos juntarão os discos e montarão algo com eles;
(poderão criar figuras);
10) Os alunos podem criar outras atividades com os discos.

JOGO

  • Dividir a turma em 4 equipes;
  • Colocar um disco atrás do outro;
  • O 1º aluno corre, coloca seu disco no local convencionado,
 volta e bate na mão do próximo colega; este corre, coloca seu
disco atrás do disco do colega e assim por diante, até terminar
os discos da equipe.


CORES



TRABALHAR NOÇÕES SOBRE AS CORES – Cores Primárias /
 Cores secundárias / Cores Neutras.
Obs: O Prof. fala sobre as cores, os alunos fazem, em outro
 momento, na sala de aula experiências com as cores (mistura das cores) e pintura. Uma história que fala sobre as cores primárias bem interessante
 para contar ás crianças – ALÉM DO ARCO-ÍRES, Gerusa Rodrigues Pinto, ed. Fapi Ltda.

TAREFA

  • Formar grupos conforme as cores dos discos;
  • Contar os componentes de cada grupo, comparar: onde tem
 menos / mais elementos; juntar dois grupos quantos elementos ficam;
tirar elementos do grupo maior quantos ficaram...

JOGO TROCA-TROCA

A)    Alunos espalhados, com o disco no chão;
B)     O profe. grita: “ Trocam-se os amarelos!”
Então todos os que tiverem disco amarelo, terão que trocar de lugar;
C)    “Vermelho e verde!” quem tem disco vermelho troca de lugar com
 alguém de disco verde;
CORES

Formar grupos de acordo com as cores: primárias / neutras / secundárias
Cores Secundárias =
* alaranjado, grupo de amarelo e vermelho
* roxo, grupo de azul e vermelho
* verde, grupo de amarelo e azul

Cores Neutras =
*  cinza, grupo de branco com preto.

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