sábado, fevereiro 05, 2011



MARUJOS

  • Professora risca duas linhas no chão, 2m de distância, uma representa o MAR e outra a TERRA;
  • Um aluno será o capitão que dará as ordens: 
  • - Ao mar pulando! (os marujos se dirigem a linha que representa o MAR);
  • - A terra correndo!
  • - Ao mar na ponta dos pés! 
  • ·        Cada capitão escolhido dá 3 ordens para os marujos; 
  • ·        O capitão não pode repetir ordem dada por outro;


MÃOZINHAS FALANTES

1.      Um jogador sai da sala;
2.      Os colegas escondem um objeto determinado;
3.      O jogador volta e procura pelo objeto...
4.      Quando ele se aproximar do objeto os colegas erguem as mãos e batem palmas fortes;
5.      Quando ele se afasta os colegas baixam as mãos e batem palmas bem fraquinho;
6.      Quando ele achar o objeto, escolhe outro para substituí-lo; 

JOGO EM CÍRCULO

Formação em círculo, cantar “Atirei o pau no gato”;
Um aluno de olhos vendados anda ao redor do círculo. Quando termina a canção ele coloca mão no que estiver na sua frente e pergunta: - “QUE GATINHO É ESSE”? O aluno responde: “MIAU”!
O aluno de olhos vendados deve dizer o nome do colega que fez o som.
Se acertar escolhe outro para ocupar seu lugar.

ESCONDE – ESCONDE O ANEL

Ø      Em círculo;
Ø      Um aluno sai, e caminha ao redor do círculo, ao som da música “PIRULITO QUE BATE, BATE”, acompanhado por palmas;
Ø      Enquanto isso, um dos alunos esconde o anel;
Ø      Aumentar ou diminuir o tom da música, à medida que a criança se aproxima ou se afasta do aluno que tem o anel;
Ø      Se o aluno descobre o colega que tem o anel, escolhe outro que ocupará o seu lugar.


MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA NO LINK ABAIXO
COGNIÇÃO E A PERCEPÇÃO AUDITIVA


quinta-feira, fevereiro 03, 2011


A criança precisa orientar-se, situar-se no tempo.

História em sequência

      Colar gravuras numa ordem lógica temporal:
* uma semente – broto – árvore;
* um bebê – criança – jovem – adulto – velho;


Dado de Histórias

Atividade com música:
Ø      Em círculo, passando o dado, quando parar a música, o aluno que estiver com dado joga no chão, a cena que cair será a história que será ordenada em sequência;
Ø      Depois de ordenadas às cenas, o aluno, que atirou o dado, cria uma história para contar aos colegas, os colegas podem ajudar a inventar a história; 


Agrupar
Agrupar meios de transportes, quanto a sua velocidade;
Agrupar animais, quanto a sua locomoção – velocidade;


Observar
Diferentes maneiras de medir o tempo: relógio, calendário, etc.


Executar
Seguindo ordens da professora: executar movimentos rápidos, lentos, comparando o tempo para a mesma quantidade de movimento.


Conversa informais
O que realizou ontem, hoje;
O que fará amanhã ... de manhã, a tarde e a noite.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

CACHORRO E CASA
  1. Os alunos em formação de círculo, em pé e pernas afastadas (casa) e alunos em 4 apoios entre as pernas do colega (cachorro);
  2. A ordem da professora: Cachorros correndo, correndo, já correndo para casa;
  3. Outra ordem: Casa sai correndo, correndo, casa volta para o seu cachorro, enquanto as casas correm os cachorros ficam parados em seus lugares;
  4. Depois se inverte os papéis. 

LAVADORA DE ROUPA
     Dividir a turma em grupos de 5 elementos e os numera de 1 a 5;
     O número 1 deve pegar o número 2 que está de mãos dadas e o restante do grupo o protegerá, num movimento semelhante à máquina de lavar;
     Após, o número 2 deve pegar o número 3, e assim por diante até todos participarem da brincadeira;
     Os participantes não podem soltar as mãos.


BRINCADEIRAS DOS BONECOS
Ø      Dividir os alunos em 3 grupos;
Ø      1 grupo maior de bonecos.
Ø      2 grupos menores: um os donos dos bonecos e o outro grupo os ladrões;
Ø      Os ladrões tocarão os bonecos e dirão: anda!
Ø      Os donos tocarão e dirão: parem!
Ø      Os donos tentam deter os bonecos antes que cheguem a um lugar determinado pela professora.

segunda-feira, janeiro 31, 2011

ATIVIDADE DE ARTES NA PRÉ-ESCOLA

  LINGUAGEM VERBAL

Na comunicação verbal, a professora deve desenvolver, ao máximo, a história narrada pela criança, pois, esta lhe mostrará e favorecerá a ampliação e perfeição desta linguagem, e ainda, a organização de seu pensamento.
A criança saber contar histórias, relatar fatos e experiências são provas significativas de prontidão para a aprendizagem da leitura.
Na pré-escola, as primeiras dramatizações, devem ser expressões espontâneas ou imitações sugeridas pela professora, por exemplo: de bichos, coisas, pessoas, sons, vozes, etc.
TEATRO DE DEDOCHE – Trabalha a habilidade da linguagem verbal.



Obs: Esta atividade foi realizada por crianças do Pré-A, 4 anos de idade, a dramatização foi de maneira espontânea. Todos gostaram de assistir os colegas, só apresentava o teatro quem queria, de uma turma de 14 alunos, 6 não quiseram participar da apresentação. Eles gostaram muito da atividade e interagiram com os personagens do teatro.
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA
BRINCADEIRA – O SÍTIO DO SEU LOBATO
OBS: Esta brincadeira foi criada por mim, (Professora Carminha).
OBJETIVO: Desenvolver a motricidade ampla, percepção espacial e temporal.
Material: dedoches de animais: gato, pintinho, peru, cão, galo, vaca e ovelha.
·        Formação em círculo;
·        A professora escolhe sete alunos para usarem os dedoches dos animais;
·        Um aluno, que ficará fora do círculo, a uns 2m de distância, será o ‘lobo’
·        Todos cantam a música do Sítio do seu Lobato, o animal citado na música entra no centro do círculo, cantar a música e rodar até que todos os ‘animais’ escolhidos estiverem dentro do círculo;
·        Ao sinal da professora os ‘animais’ saem do ‘cercado’, círculo, e o ‘lobo’ tenta pegar os ‘animais’;
·        O ‘animal que for pego vai sentar na casa do ‘lobo’, professora determina este lugar;
·        Depois de todos pegos, escolher os alunos que eram ‘cercado’, para serem os ‘animais’;
·        Brincar até enquanto houver interesse.
(Brincadeira criada pela Professora Carminha)

Canção – SITIO DO SEU LOBATO

Seu Lobato tinha um sítio
Ia, ia, ô
E no seu sítio tinha um cachorrinho
Ia, ia, ô
Era au, au, au pra cá
Era au, au, au pra lá
Era au, au, au pra todo lado
Ia, ia, ô

        Vaquinha; 
        Gatinho;
        Pintinho;

segunda-feira, janeiro 24, 2011

COORDENAÇÃO VISOMOTORA * Jogos

 
BOLA FUGITIVA
Formação em círculo, lado a lado com os pés afastados e colados aos do vizinho, tronco flexionado e as mãos sobre os joelhos;
No centro do círculo, um jogador com uma bola, ao sinal do orientador o jogador tenta passar a bola pelas pernas dos colegas;
O jogador que deixar a bola passar será eliminado e o círculo irá diminuindo;
Os 3 últimos jogadores serão os vencedores. 


OS CÍRCULOS
1.     Material 3 moedas e giz;
2.     Marcar uma linha no chão, onde ficará o jogador;
3.     Desenhar 3 círculos no chão a uma distância de 4m da linha;
4.     Cada jogador atira as 3 moedas com a intenção de que fiquem dentro do círculo que lhe interessar, se queimar perde a jogada;
5.     Cada moeda que cair dentro do círculo conta ponto para o jogador.

BASQUETINHO
Material 2 bolas iguais;
Crianças divididas em duas colunas;
A primeira criança de cada coluna, de posse de uma bola;
 Duas crianças de mãos dadas, na distância de 1m, farão o papel de “cesta”;
Ao sinal, a 1ª de cada coluna tentará encestar a bola, e assim sucessivamente;
Vence a coluna que terminar primeiro.

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