quarta-feira, fevereiro 09, 2011
CANTIGAS:
O meu chapéu
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu.
OBS: Cantar a canção
-a 1ª vez cantar normal;
-na 2ª vez onde fala ‘chapéu’ fazer somente o gesto;
-na 3 ª vez onde fala ‘chapéu’ e ‘três’ fazer só o gesto;
-na 4ª vez onde fala ‘chapéu’, ‘três’ e ‘pontas’ fazer somente o gesto.
Meu pintinho
Será que você sabe?
Será que você viu?
Um pintinho amarelinho
Que faz piupiu, piupiu.
OBS: Cantar:
*a 1ª vez normal;
*na 2ª vez “você” fazer o gesto;
*na 3ª vez “você e pintinho” fazer somente o gesto;
*na 4ª vez “você, pintinho e piu piu” fazer só o gesto.
O jipe do padre
Colamos com chicletes.
OBS: Cantar:
# 1ª vez normal;
# 2ª vez fazer o gesto do “jipe”-(gesto de dirigir);
# 3ª vez fazer o gesto do “jipe” e do “padre”;
# 4ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre” e “furo”-(som fuuuuu);
# 5ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre”, “furo”, "pneu"-(fazer o gesto de um círculo no ar) e “chiclete”-(mascar o chiclete e gesto de colar no pneu).
Marcadores: Memória Auditiva
terça-feira, fevereiro 08, 2011
A CRIANÇA E A FANTASIA
Professora Carminha
Através da fantasia e da brincadeira, as crianças exploram os grandes temas fundamentais e o espírito da época, histórias sobre o bem e o mal, amor, mágica e poder.
Exploram o “mal” com os monstros, bruxas e gigantes, e brincam com as forças do bem, da magia e da transformação através das fadas, das feiticeiras boazinhas e dos sábios. Também experimentam as classes sociais e o poder brincando de rei e rainha, príncipe e princesa, líderes famosos e ricos, explorado temas heroicos, como super-heróis, com figuras de ação e soldados de brinquedo.
Por isso, a criança vive em um universo cheio de fantasias prontas para serem criadas e recriadas de acordo com as suas necessidades.
Festa na sala de aula Fantasia |
Marcadores: Assuntos Complementares
sábado, fevereiro 05, 2011
MARUJOS
- Professora risca duas linhas no chão, 2m de distância, uma representa o MAR e outra a TERRA;
- Um aluno será o capitão que dará as ordens:
- - Ao mar pulando! (os marujos se dirigem a linha que representa o MAR);
- - A terra correndo!
- - Ao mar na ponta dos pés!
- · Cada capitão escolhido dá 3 ordens para os marujos;
- · O capitão não pode repetir ordem dada por outro;
MÃOZINHAS FALANTES
1.
Um jogador sai da sala;
2.
Os colegas escondem um objeto determinado;
3.
O jogador volta e procura pelo objeto...
4.
Quando ele se aproximar do objeto os colegas erguem as mãos e batem palmas
fortes;
5.
Quando ele se afasta os colegas baixam as mãos e batem palmas bem fraquinho;
6.
Quando ele achar o objeto, escolhe outro para substituí-lo;
JOGO EM CÍRCULO
Formação em círculo, cantar “Atirei o pau no gato”;
Um aluno de olhos vendados anda ao redor do círculo.
Quando termina a canção ele coloca mão no que estiver na sua frente e pergunta:
- “QUE GATINHO É ESSE”? O aluno responde: “MIAU”!
O aluno de olhos vendados deve dizer o nome do
colega que fez o som.
Se acertar escolhe outro para ocupar seu lugar.
ESCONDE – ESCONDE O ANEL
Ø Em círculo;
Ø Um aluno sai, e
caminha ao redor do círculo, ao som da música “PIRULITO QUE BATE, BATE”,
acompanhado por palmas;
Ø Enquanto isso, um dos
alunos esconde o anel;
Ø Aumentar ou diminuir
o tom da música, à medida que a criança se aproxima ou se afasta do aluno que
tem o anel;
Ø Se o aluno descobre o
colega que tem o anel, escolhe outro que ocupará o seu lugar.
MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA NO LINK ABAIXO
COGNIÇÃO E A PERCEPÇÃO AUDITIVA
COGNIÇÃO E A PERCEPÇÃO AUDITIVA
Marcadores: Percepção Auditiva
quinta-feira, fevereiro 03, 2011
A criança precisa orientar-se, situar-se no tempo.
História em sequência
História em sequência
Colar gravuras numa ordem lógica temporal:
* uma semente – broto – árvore;
* um bebê – criança – jovem – adulto – velho;
Dado de Histórias
Ø Em círculo, passando o dado, quando parar a música, o aluno que estiver com dado joga no chão, a cena que cair será a história que será ordenada em sequência;
Ø Depois de ordenadas às cenas, o aluno, que atirou o dado, cria uma história para contar aos colegas, os colegas podem ajudar a inventar a história;
Agrupar
Agrupar meios de transportes, quanto a sua velocidade;
Agrupar animais, quanto a sua locomoção – velocidade;
Observar
Diferentes maneiras de medir o tempo: relógio, calendário, etc.
Executar
Seguindo ordens da professora: executar movimentos rápidos, lentos, comparando o tempo para a mesma quantidade de movimento.
Conversa informais
O que realizou ontem, hoje;
O que fará amanhã ... de manhã, a tarde e a noite.
Marcadores: Percepção Temporal
quarta-feira, fevereiro 02, 2011
CACHORRO E CASA
- Os alunos em formação de círculo, em pé e pernas afastadas (casa) e alunos em 4 apoios entre as pernas do colega (cachorro);
- A ordem da professora: Cachorros correndo, correndo, já correndo para casa;
- Outra ordem: Casa sai correndo, correndo, casa volta para o seu cachorro, enquanto as casas correm os cachorros ficam parados em seus lugares;
- Depois se inverte os papéis.
LAVADORA DE ROUPA
Dividir a turma em grupos de 5 elementos e os numera de 1 a 5;
O número 1 deve pegar o número 2 que está de mãos dadas e o restante do grupo o protegerá, num movimento semelhante à máquina de lavar;
Após, o número 2 deve pegar o número 3, e assim por diante até todos participarem da brincadeira;
Os participantes não podem soltar as mãos.
BRINCADEIRAS DOS BONECOS
Ø Dividir os alunos em 3 grupos;
Ø 1 grupo maior de bonecos.
Ø 2 grupos menores: um os donos dos bonecos e o outro grupo os ladrões;
Ø Os ladrões tocarão os bonecos e dirão: anda!
Ø Os donos tocarão e dirão: parem!
Ø Os donos tentam deter os bonecos antes que cheguem a um lugar determinado pela professora.
Marcadores: Freio Inibitório
segunda-feira, janeiro 31, 2011
DESENVOLVER A LINGUAGEM VERBAL E MOTRICIDADE AMPLA
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:44
ATIVIDADE DE ARTES NA PRÉ-ESCOLA
LINGUAGEM VERBAL
Na comunicação verbal, a professora deve desenvolver, ao máximo, a história narrada pela criança, pois, esta lhe mostrará e favorecerá a ampliação e perfeição desta linguagem, e ainda, a organização de seu pensamento.
A criança saber contar histórias, relatar fatos e experiências são provas significativas de prontidão para a aprendizagem da leitura.
Na pré-escola, as primeiras dramatizações, devem ser expressões espontâneas ou imitações sugeridas pela professora, por exemplo: de bichos, coisas, pessoas, sons, vozes, etc.
TEATRO DE DEDOCHE – Trabalha a habilidade da linguagem verbal.
Obs: Esta atividade foi realizada por crianças do Pré-A, 4 anos de idade, a dramatização foi de maneira espontânea. Todos gostaram de assistir os colegas, só apresentava o teatro quem queria, de uma turma de 14 alunos, 6 não quiseram participar da apresentação. Eles gostaram muito da atividade e interagiram com os personagens do teatro.
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA
BRINCADEIRA – O SÍTIO DO SEU LOBATO
OBS: Esta brincadeira foi criada por mim, (Professora Carminha).
OBJETIVO: Desenvolver a motricidade ampla, percepção espacial e temporal.
Material: dedoches de animais: gato, pintinho, peru, cão, galo, vaca e ovelha.
· Formação em círculo;
· A professora escolhe sete alunos para usarem os dedoches dos animais;
· Um aluno, que ficará fora do círculo, a uns 2m de distância, será o ‘lobo’
· Todos cantam a música do Sítio do seu Lobato, o animal citado na música entra no centro do círculo, cantar a música e rodar até que todos os ‘animais’ escolhidos estiverem dentro do círculo;
· Ao sinal da professora os ‘animais’ saem do ‘cercado’, círculo, e o ‘lobo’ tenta pegar os ‘animais’;
· O ‘animal que for pego vai sentar na casa do ‘lobo’, professora determina este lugar;
· Depois de todos pegos, escolher os alunos que eram ‘cercado’, para serem os ‘animais’;
· Brincar até enquanto houver interesse.
(Brincadeira criada pela Professora Carminha)
Canção – SITIO DO SEU LOBATO
Seu Lobato tinha um sítio
Ia, ia, ô
E no seu sítio tinha um cachorrinho
Ia, ia, ô
Era au, au, au pra cá
Era au, au, au pra lá
Era au, au, au pra todo lado
Ia, ia, ô
Vaquinha;
Gatinho;
Gatinho;
Pintinho;
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Criatividade, Linguagem verbal, Motricidade Ampla
segunda-feira, janeiro 24, 2011
BOLA FUGITIVA
Formação em círculo, lado a lado com os pés
afastados e colados aos do vizinho, tronco flexionado e as mãos sobre os
joelhos;
No centro do círculo, um jogador com uma bola, ao
sinal do orientador o jogador tenta passar a bola pelas pernas dos colegas;
O jogador que deixar a bola passar será eliminado e
o círculo irá diminuindo;
Os 3 últimos jogadores serão os vencedores.
OS CÍRCULOS
1. Material
3 moedas e giz;
2. Marcar
uma linha no chão, onde ficará o jogador;
3. Desenhar
3 círculos no chão a uma distância de 4m da linha;
4. Cada
jogador atira as 3 moedas com a intenção de que fiquem dentro do círculo que
lhe interessar, se queimar perde a jogada;
5. Cada
moeda que cair dentro do círculo conta ponto para o jogador.
BASQUETINHO
Material 2 bolas iguais;
Crianças divididas em duas colunas;
A primeira criança de cada coluna, de posse de uma
bola;
Duas crianças de mãos dadas, na distância de
1m, farão o papel de “cesta”;
Ao sinal, a 1ª de cada coluna tentará encestar a
bola, e assim sucessivamente;
Vence a coluna que terminar primeiro.
Marcadores: Coordenação Visomotora
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)