terça-feira, maio 23, 2017
Educação Especial - Definição de Percepção Visual
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:32
Definição de Percepção Visual
*** Habilidade para reconhecer e discriminar o
estímulo visual e interpretar, este estímulo associando-o com experiências
prévias.
Problemas
causados pela disfunção da Percepção Visual
A criança com disfunção perceptual percebe seu mundo
de maneira distorcida, isso faz com que ela tenha:
- a Problemas de aprendizagem para a leitura, escrita e aritmética;
- b Dificuldades de transferir um estímulo visual de um plano vertical para um plano horizontal;
- c Problema de estabilidade emocional.
***São cinco as
habilidades da Percepção Visual***
COORDENAÇÃO
VISUAL-MOTORA
PERCEPÇÃO DA FIGURA
FUNDO
CONSTÂNCIA PERCEPTUAL
POSIÇÃO NO ESPAÇO
RELAÇÃO ESPACIAL
Programa
Preparatório
para
trabalhar com as crianças
- Deve ser realizado com material manipulativo tridimensional, nas 5 habilidades de Percepção Visual.
- Treinamento de imagem, conceito e esquema corporal.
- Associar os movimentos direcionais do corpo com o desenho de linhas.
- Reconhecimento de figuras.
- Jogos dramáticos.
- Jogos exercícios focalizando vários atributos do movimento (agilidade, força, coordenação destreza, etc).
- PARA VER MAIS CLIQUE AQUI:
- Sugestões de exercícios
Habilidades Brincadeiras Tarefas
Recreação
Marcadores: Educação Especial
terça-feira, fevereiro 09, 2016
JOGO DE ARGOLA
Objetivo:
Desenvolver a coordenação visomotora e
as noções de cores, mais/menos, classificação e correspondência.
Materiais:
• Garrafas descartáveis cheias de areia,
numeradas de 1 a 9, decoradas com papel crepom de cores diferentes; caixa com
botões coloridos para contagem.
Desenvolvimento:
O professor prepara as garrafas,
colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes (de dois a seis
alunos). Os demais alunos formam a torcida.
Os participantes lançam a argola e, quando
a acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Ganha o jogo nessa
etapa quem conseguir maior número de
pontos.
Cada participante terá apenas uma chance
para jogar e deverá retirar da caixa de contagem botões na cor e na quantidade correspondentes
ao número contido na garrafa que acertou. Se não acertar, não conta pontos. O
mesmo procedimento se repete com todos os alunos da classe.
PUZZLE
DE PALAVRAS MÁGICAS
- Dividir a
turma em grupos de cinco alunos. Pedir aos grupos para pintar um grande cartaz
em papel pardo ou cartolina, sobre o tema, por exemplo: "AMIZADE"... ,
que poderá ter vários centímetros de comprimento. Cada grupo poderá ter um tema
diferente.
- Cortar este
cartaz em pedaços, de forma a criar um puzzle (quebra-cabeça grande) de peças
grandes.
- Colar um pouco de fita de velcro ou fita adesiva
detrás de cada uma destas peças.
Depois das peças serem baralhadas e distribuídas
pelos participantes, pede-se para que estes as disponham numa superfície
coberta de tecido (onde as peças aderem), de modo a completar corretamente o
cartaz.
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O ÚLTIMO SOBREVIVENTE
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bexiga e barbante
ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas que há formas de percebermos sua existência, através do vento, quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco faremos a experiência da bexiga, a professora dará uma bexiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo a aula a professora amarrará em cada bexiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI" (porque sem o ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador que então será o vencedor.
OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equilíbrio;
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bexiga e barbante
ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas que há formas de percebermos sua existência, através do vento, quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco faremos a experiência da bexiga, a professora dará uma bexiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo a aula a professora amarrará em cada bexiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI" (porque sem o ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador que então será o vencedor.
OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equilíbrio;
MORTO-VIVO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Agilidade;
- Percepção auditiva;
- Freio inibitório.
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sexta-feira, fevereiro 05, 2016
DUAS HISTÓRIAS
PARA GINÁSTICA
O
GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.
Um dia ele
acordou com muita preguiça. (esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da
cama.
Ele saiu correndo para atender a mamãe. (correr).
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa
(pular num pé só).
Depois que o
pé parou de doer, ele saiu a passear (quadrupedar) e não prestou atenção nos
carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás
(quadrupedar para trás).
Pipo ficou nervoso e começou a tremer (tremer).
Voltou correndo para casa (quadrupedar correndo) e
se deitou novamente (deitar).
Pipo aprendeu
a lição e agora cada vez que sai a rua olha para todos os lados (movimento do
pescoço).
LEÃO
E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo. (correr).
Muito
assustado estava o rato, pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e
começou a tremer. (tremer).
O rei dos
animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum e deixou que ele
seguisse seu caminho. (caminhar na ponta dos pés)
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que
movimentasse o corpo não conseguia sair. (deitar-se e movimentar o corpo
inteiro). Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso (fazer o som), mas
de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali (quadrupedar)
viu o desespero do amigo e resolveu roer (gesto de roer as mãos) as cordas da
rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz
então começou a dar pulos de alegria (saltar).
Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado,
tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem
devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e
prometeram serem amigos para sempre.
Marcadores: Volta ás aulas 2016
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