sexta-feira, fevereiro 05, 2016
JOGOS
E BRINCADEIRAS COM JORNAL
Realizo
estes jogos e brincadeiras com jornal no espaço da sala de aula, no pátio ou
quadra de esportes. Na sala de aula afastamos as carteiras em volta da sala
encostadas-se às paredes e brincamos no espaço livre.
Aquecimento:
- Correr ou
caminhar rápido com o jornal no peito, na barriga, sem deixar cair no chão.
- Ondas do mar:
com uma mão, fazer círculos, depois troca a mão, duas mãos.
Desenvolvimento:
- Pegar o jornal
como se fosse um lenço: inspirar e expiar no jornal, mantendo-o no ar o maior
tempo possível;
- fazer avião
com o jornal;
- gigante:
subir sobre o jornal e espichar-se; após ir dobrando o jornal até ficar num pé
só;
- anão:
agachar-se sobre o jornal e espichar-se; após; dobrar o corpo até onde
conseguir;
- bolinhas:
amassar o jornal com as palmas, com os dedos, tamanhos variados;
- atirar as
bolinhas para cima e pegar com uma mão e com as duas mãos;
- jogar as
bolinhas de uma mão para outra (PERCEPÇÃO VISOMOTORA – óculo- manual);
- jogar as
bolinhas de papel e chutar com o pé (percepção visomotora, óculo-pedal);
- jogar as
bolinhas e cabecear (óculo-cefal);
- jogar a bola
no ar, pular, pegar, depois pegar a bolinha no ar;
- jogar bater
palma e pegar;
- jogar girar e
pegar;
- jogar, bater
palmas, pular e pegar;
- jogar e imitar
o Saci (pular numa perna), (depois a outra perna) LATERALIDADE, pegar a
bolinha;
- passar a
bolinha entre as pernas, fazendo o um 8;
- jogar a
bolinha sobre uma corda; correr e pega-la; após sem deixar cair no chão;
- atirar a
bolinha um para o outro, após, sobre uma corda (um de cada lado) – PERCEPÇÃO ESPACIAL / PERCEPÇÃO VISUAL (óculo-motora).
Volta
à calma:
Sentar, com as
bolinhas de jornal na mão e cantar:
//:
O esquilo sobe a árvore, árvore, árvore
O
esquilo desce a árvore e vai dormir. ://
Fazer
travesseiro com as bolinhas de jornal. As crianças deitam, fecham os olhos e
brincam de dormir, (5 a 10 minutos).
Marcadores: Volta ás aulas 2016
sexta-feira, janeiro 15, 2016
JOGOS COOPERATIVOS 4º e 5º Ano – voltando ás aulas
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:24
JOGO DAS VIRTUDES
- A partir de agora iremos
falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos.
- Cada um recebe papel e
caneta, onde anotará a principal virtude ("qualidade") que acha do
companheiro sentado a sua direita, sem identificar a pessoa, apenas colocará
a qualidade, por exemplo:
"honestidade" e não
"honesto" /
"simpatia" e não
"simpática" /
"coragem" e não
"corajosa" e assim por diante.
- Os papéis serão dobrados,
recolhidos e misturados.
- O educador então começa a
ler as virtudes e os participantes tentarão identificar quem assume melhor
aquelas características.
- O mais votado recebe o
papel e guarda até o final do jogo. Detalhe: nessa hora aquele que escreveu não
revela o que foi escrito.
- Quando todos os papéis
forem distribuídos cada um deve dizer como se sentiu, sendo identificado por
aquela característica: se concorda ou não que ela seja sua característica mais
marcante. Aí sim o companheiro do lado revela o que escreveu dele e justifica.
- Após todos serem
identificados, o educador ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar
as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com as pessoas.
NÓS HUMANOS
Objetivo:
Estimular o raciocínio e o trabalho em equipe;
-Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
- Cada um verifica quem está
à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver
confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto para si e para os outros:
"João está à minha direita e Ana, à minha esquerda", etc.
- Diga para soltarem as mãos
e caminharem pelo espaço, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou
assobio). Ao ouvi-lo, todos param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
- Agora, sem sair de suas
posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão
esquerda para quem estava à esquerda. Vai se formar um nó de pessoas, e deverá
ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as
mãos.
Veja mais sobre os Jogos Cooperativos:
JOGOS COOPERATIVOS
JOGOS COOPERATIVOS
Marcadores: Volta ás aulas 2016
Sabendo que, a ginástica tem o objetivo de
proporcionar as crianças o conhecimento do seu próprio corpo, dos movimentos e
dos seus limites.
Procuro proporcionar aos meus alunos da Educação
Infantil e Alfabetização a ginástica com história - ginástica historiada -
atividades que permitam a expressão, a criação (em vez de movimentos
mecanizados e repetitivos). A ginástica historiada consiste em contar ou ler a
história e as crianças fazerem o papel de personagem executando as ações da
história ouvida.
Portanto, trabalho Esquema Corporal, de uma
forma em que o aluno realizará movimentos naturais através do lúdico.
HISTÓRIA DO BONECO DE
BORRACHA
Era uma
vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não
falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
Ele
gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as
borboletas e as abelhas que voavam no alto.
De
repente, veio um vento forte... Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora
ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.
Ufá! O
vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para
frente como para trás.
Caber numa
caixa de sapato. Bem pequeno mesmo! O
vento voltou de novo. Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para
baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.
Mas, de
repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás. Agora
ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.
Finalmente, o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e
continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.
Engraçado
é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava bem
magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante,
esticado e comprido, quase alcançava o céu.
Quando
chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo
gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!
Ah! O
boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no
chão para descansar e... Surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia
até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!
De
repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia.
Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.
Ficava
pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo
pequenininho...
Até que
amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se
mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés as pernas,
o tronco, os dedos, as mãos e os braços.
Ele
levantou-se e virou gente.
Agora,
sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.
Essa é a
história do boneco de borracha que virou gente.
Marcadores: Volta ás aulas 2016
sábado, março 07, 2015
A educação física tem papel muito importante na
formação global da personalidade da criança e do adolescente, assegurando-lhes
a autonomia individual e sua integração no meio social.
Com vista no estimulo a atividade criadora, o
desenvolvimento orgânico e fundamental, e procurando, através das atividades
físicas, melhorar os fatores de execução e coordenação.
Também o desenvolvimento da educação psicomotora, a
aprendizagem dos gestos e movimentos fundamentais das diferentes formas de
atividades físicas e desportivas. Os exercícios devem ser ministrados de modo a
proporcionar às crianças alegria e prazer pelo movimento, contribuindo, assim,
para seu ajustamento social. Praticados de preferência ao ar livre, e
selecionados com objetivo de atender às diferentes fases do desenvolvimento
físico e psicológico do educando, tem como características principais: fluência
e naturalidade de movimentos.
Os exercícios físicos podem, também, atuar sobre a
formação do caráter e contribuir para um maior rendimento do trabalho
intelectual, desde que o professor saiba
aplicá-los pedagogicamente, por meio de exercícios de fácil execução, com
graduação para cada idade, tendo em conta a evolução física e psíquica.
A área da educação física pode ser o aspecto da educação, quando seus
efeitos se fizerem sentir sobre a totalidade do homem, isto é, quando
contribuir para o equilíbrio da personalidade integral do indivíduo.
Ela atende ao indivíduo de forma psicossomáticas e
espiritual (a formação psicossomática jamais deverá ser divorciada da forma
espiritual).
O ensino das habilidades físicas é de primordial
importância, principalmente quando aplicado concomitantemente com o estudo da
linguagem escrita e oral.
As crianças se interessam pelas atividades físicas
de uma forma bastante espontânea. Em qualquer atividade, torna-se indispensável
a supervisão do adulto. A afirmação de que toda criança sabe brincar e de que
pode ser deixada sozinha é uma ideia falsa. Ela necessita, sobretudo, de
direção e orientação.
Portanto, o professor de educação física tem um
papel muito importante na formação integral do indivíduo. Professores façam sua
parte!
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)