sexta-feira, janeiro 15, 2016
JOGO DAS VIRTUDES
- A partir de agora iremos
falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos.
- Cada um recebe papel e
caneta, onde anotará a principal virtude ("qualidade") que acha do
companheiro sentado a sua direita, sem identificar a pessoa, apenas colocará
a qualidade, por exemplo:
"honestidade" e não
"honesto" /
"simpatia" e não
"simpática" /
"coragem" e não
"corajosa" e assim por diante.
- Os papéis serão dobrados,
recolhidos e misturados.
- O educador então começa a
ler as virtudes e os participantes tentarão identificar quem assume melhor
aquelas características.
- O mais votado recebe o
papel e guarda até o final do jogo. Detalhe: nessa hora aquele que escreveu não
revela o que foi escrito.
- Quando todos os papéis
forem distribuídos cada um deve dizer como se sentiu, sendo identificado por
aquela característica: se concorda ou não que ela seja sua característica mais
marcante. Aí sim o companheiro do lado revela o que escreveu dele e justifica.
- Após todos serem
identificados, o educador ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar
as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com as pessoas.
NÓS HUMANOS
Objetivo:
Estimular o raciocínio e o trabalho em equipe;
-Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
- Cada um verifica quem está
à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver
confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto para si e para os outros:
"João está à minha direita e Ana, à minha esquerda", etc.
- Diga para soltarem as mãos
e caminharem pelo espaço, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou
assobio). Ao ouvi-lo, todos param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
- Agora, sem sair de suas
posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão
esquerda para quem estava à esquerda. Vai se formar um nó de pessoas, e deverá
ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as
mãos.
Veja mais sobre os Jogos Cooperativos:
JOGOS COOPERATIVOS
JOGOS COOPERATIVOS
Marcadores: Volta ás aulas 2016
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!