domingo, fevereiro 15, 2015
JOGOS E BRINCADEIRAS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Jogos e brincadeiras com objetivo de
enfatizar o treino das habilidades auditivas de consciência fonológica –
análise e síntese – e também treino da memória auditiva.
Sabemos que, algumas habilidades
fonológicas são essenciais para a criança avançar em suas hipóteses sobre o
sistema alfabético.
E uma das maneiras de trabalhar com a
criança desde a Educação Infantil é jogando e brincando, portanto, aqui
selecionei alguns jogos que farão a diferença com os seus aluninhos seja na
pré-escola ou nos primeiros anos do ensino fundamental.
Vieira, Souza e Morais (2011)
constataram que o emprego de jogos de palavras (que promovem a consciência
fonológica) e da reflexão sobre textos poéticos da tradição oral (quadrinhas,
parlendas e cantigas) desde o último ano da educação infantil, pode facilitar
em muito a aprendizado de nossas crianças. Portanto, devemos ter em mente um
planejamento voltado para o desenvolvimento das habilidades fonológicas a
partir da pré-escola.
LINK PARA VER OS JOGOS
Jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvem a percepção e a memória auditiva são excelentes para desenvolver as habilidades de consciência fonológica.
VER MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA
VER MAIS SOBRE MEMÓRIA AUDITIVA
Marcadores: Memória Auditiva, Percepção Auditiva
domingo, janeiro 11, 2015
Comece 2015 com o pé direito
brincando com os pequeninos do maternal.
Baixe duas apostilas super legais!
Brincando no Maternal
Lúdico no Maternal
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
domingo, novembro 02, 2014
FACILITANDO A COORDENAÇÃO MOTORA – Maternal II a Pré
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:31
Procuro
facilitar, tanto quanto o possível, a realização da atividade pela criança.
Pois, ela deve sentir-se capaz de executar o que eu proponho a ela, deste modo,
o progresso dos movimentos, do ponto de vista qualitativo, surge através do
funcionamento do esquema. Esse progresso, por sua vez, repercute nos demais
movimentos.
Por
exemplo:
** Para
facilitar a COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA (motricidade ampla), ofereço
atividades em que as crianças primeiramente batem (mãos ou pés) ou rolem a bola
antes de jogarem de mão para mão ou baterem no chão para agarrá-la em seguida;
** Já
na COORDENAÇÃO MOTORA FINA (motricidade fina), as crianças brincam de
colocar objetos pequenos dentro de caixas (reduzindo o tamanho das caixas,
pouco a pouco), assim estou facilitando para que a criança tenha êxito em
brincadeiras de encaixes de peças miúdas;
** E na COORDENAÇÃO VISOMOTORA, proporciono as crianças vivenciarem situações de
soltar objetos grandes dentro de recipientes grandes ou soltarem, esticando bem
os braços para o alto, penas ou pedaços de algodão, tentando agarrar sem deixar
cair, deste modo acertar o alvo (boca do palhaço, boliche, etc) se torna mais
fácil;
**
Também, na coordenação motora fina (motricidade fina), proponho
atividades de amassar, rasgar, colar e pintar a dedo, para facilitar o uso de
tesouras, giz ou lápis.
Tenho no meu planejamento diário desenho livre
como atividade, deixo a disposição materiais para as crianças utilizarem em
suas brincadeiras. Pois, essas atividades constituem dados de avaliação do
progresso da representação simbólica dos meus pequeninos.
Portanto,
através desses procedimentos, muito validos, proporciono o aprimoramento dos
esquemas motores e conduzo a criança a refletir sobre o fazer pedagógico.
Professora Carminha.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Coord. Motora Fina, Coordenação Visomotora
terça-feira, outubro 28, 2014
O
que as crianças precisam aprender e desenvolver?
O eminente psicólogo Erik Erikson
acreditava que as atitudes das crianças sobre si
mesmas e sobre o mundo à sua
volta dependiam amplamente de como são tratadas
pelos adultos enquanto crescem.
Confira nas postagens abaixo um resumo do que
Erikson considerava mais necessário para as crianças, em suas famílias, em cada
estágio do desenvolvimento.
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
DESENVOLVER A CONFIANÇA – nascimento até 1ano
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:10
CONFIANÇA BÁSICA
Os bebês obtêm um senso de confiança básica
quando as interações com os adultos são agradáveis e prazerosas.
Os bebês precisam de pais calorosos,
receptivos, previsíveis e sensíveis às suas necessidades.
Se eles precisam esperar
regularmente um longo tempo para receberem conforto ou se são manuseados
apressada e insensivelmente, é promovida a desconfiança em relação aos outros.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
AUTONOMIA
A confiança na capacidade para fazer escolhas
e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades
exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e de manusear objetos.
Os bebês que estão começando a andar e os
jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade
de atividades seguras.
Se as crianças são excessivamente
restritas, sempre forçadas a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são
submetidas a embaraço pelos erros enquanto fazem explorações, a autodúvida
crescerá, ao invés da autoconfiança.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
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