domingo, novembro 02, 2014
Procuro
facilitar, tanto quanto o possível, a realização da atividade pela criança.
Pois, ela deve sentir-se capaz de executar o que eu proponho a ela, deste modo,
o progresso dos movimentos, do ponto de vista qualitativo, surge através do
funcionamento do esquema. Esse progresso, por sua vez, repercute nos demais
movimentos.
Por
exemplo:
** Para
facilitar a COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA (motricidade ampla), ofereço
atividades em que as crianças primeiramente batem (mãos ou pés) ou rolem a bola
antes de jogarem de mão para mão ou baterem no chão para agarrá-la em seguida;
** Já
na COORDENAÇÃO MOTORA FINA (motricidade fina), as crianças brincam de
colocar objetos pequenos dentro de caixas (reduzindo o tamanho das caixas,
pouco a pouco), assim estou facilitando para que a criança tenha êxito em
brincadeiras de encaixes de peças miúdas;
** E na COORDENAÇÃO VISOMOTORA, proporciono as crianças vivenciarem situações de
soltar objetos grandes dentro de recipientes grandes ou soltarem, esticando bem
os braços para o alto, penas ou pedaços de algodão, tentando agarrar sem deixar
cair, deste modo acertar o alvo (boca do palhaço, boliche, etc) se torna mais
fácil;
**
Também, na coordenação motora fina (motricidade fina), proponho
atividades de amassar, rasgar, colar e pintar a dedo, para facilitar o uso de
tesouras, giz ou lápis.
Tenho no meu planejamento diário desenho livre
como atividade, deixo a disposição materiais para as crianças utilizarem em
suas brincadeiras. Pois, essas atividades constituem dados de avaliação do
progresso da representação simbólica dos meus pequeninos.
Portanto,
através desses procedimentos, muito validos, proporciono o aprimoramento dos
esquemas motores e conduzo a criança a refletir sobre o fazer pedagógico.
Professora Carminha.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Coord. Motora Fina, Coordenação Visomotora
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