quarta-feira, abril 16, 2014
DINÂMICA
EM
CADA LUGAR UMA IDEIA
OBJETIVO: Avaliar e fortalecer laços afetivos com as Mães
de nossos alunos.
MATERIAL:
- folha de oficio;
- canetas hidrocor;
- tesouras;
- cola;
- papel pardo (papel metro).
DESENVOLVENDO A DINÂMICA:
*** Todas as mães em circulo, sentadas.
*** Distribuir
para cada Mamãe 4 folhas de ofício.
*** Solicitar que em uma das folhas façam o
contorno de uma das mãos e noutra, o de um dos pés. Desenhar nas demais folhas
um coração e uma cabeça, respectivamente.
***
Escrever no pé desenhado o que a escola
proporcionou para a caminhada do
seu filho(a) no ensino-aprendizagem. Escrever dentro da mão desenhada o que
possui para oferecer ao grupo escolar. No coração, colocar o sentimento em
relação à equipe escolar. Na cabeça sugestões para melhorias no ambiente
escolar.
*** Formar com as
Mães 4 subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo
(pés/mãos/cabeça/coração), discutir as ideias expostas, levando os pontos
comuns.
*** Fazer um painel por subgrupo, utilizando
todos os desenhos da parte do corpo que lhe coube, evidenciando os pontos
levantados anteriormente, de modo a representar:
- Com os pés, a caminhada dos filhos na
escola;
- Com as mãos, o que as mães oferecem a
equipe da escola;
- Com os corações, os sentimentos das
mães em relação à comunidade escolar;
- Com as cabeças, as ideias e sugestões
para melhoramentos na Escola.
*** Cada subgrupo apresenta seu painel.
*** Plenário – as Mães expõem o que de
mais significativo foi visto e ouvido.
Marcadores: Dinâmicas
terça-feira, abril 15, 2014
JOGO DE TRILHA DO ALFABETO – Orientação Espacial
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:10
TRILHA
DO ALFABETO
Organizar
as crianças em trios para realização deste jogo.
Explicar
as regras do jogo.
REGRAS:
1-
O
grupo decide a ordem de jogada de cada participante.
2-
Um
participante por vez lança o dado e avança o número de casas que sorteou nele.
3-
Ao
avançar as casas, o participante deverá ir lendo cada uma das letras por onde
passou.
4-
O
primeiro que atingir a casa de chegada é o vencedor. Os outros dois
participantes continuam a disputa para saber quem chegará no segundo e terceiro
lugar.
Marcadores: Jogos de Regras
quarta-feira, abril 09, 2014
Coelhinhos
no Jardim
***
Formar uma roda com duas crianças no centro, os coelhinhos.
***
A roda gira, enquanto os coelhinhos pulam sempre que cantamos “Assim...”.
***
No “trá lá...” os da roda batem palmas e os coelhinhos dançam de mãos dadas.
***
A brincadeira prossegue sendo que os coelhinhos deverão escolher seus
substitutos.
***
OBS: com turmas de mais de 15 crianças realizo a brincadeira com quatro ou mais
crianças no meio da roda e cantamos dizendo o número de crianças ou uso a
palavra muitos coelhinhos. Esta brincadeira fará parte da nossa festa da Páscoa
e irão brincar sessenta crianças.
MÚSICA
(inventei uma melodia)
HOJE EU
VI LÁ NO
JARDIM DOIS COELHINHOS
E PULAVAM
ASSIM, ASSIM
IAM SEMPRE
BEM JUNTINHOS, BONS
AMIGOS
A BRINCAR
ASSIM, ASSIM
TRÁ LÁ,
LÁ, TRÁ LÁ,
LÁ ...
Marcadores: Datas Comemorativas
sexta-feira, abril 04, 2014
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA com Jogos e Brincadeiras
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:58
SETE JOGOS / BRINCADEIRA QUE TRABALHAM
OS NÚMEROS
PRÉ A 2º ANO
Marcadores: Matematicando
segunda-feira, março 31, 2014
PSICOMOTRICIDADE - BASE DA EDUCAÇÃO Pré-escolar e Escolar
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:37
PSICOMOTRICIDADE
Segundo Pica e Vayer existe um paralelismo entre o
desenvolvimento das funções motoras e o desenvolvimento das funções psíquicas.
Psicomotricidade, portanto, é a relação entre pensamento
e a ação, envolvendo também a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da
educação, procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções
da inteligência.
Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter
acesso aos símbolos e a abstração. O desenvolvimento psicomotor evolui
paralelamente ao desenvolvimento mental. Desta maneira, é essencial às
diferentes aprendizagens na escola, principalmente a aprendizagem da leitura e
da escrita, que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor harmonioso; a
motricidade apresenta-se como reação global, onde os fenômenos motores e
psicológicos se entrelaçam.
A educação psicomotora deve ser considerada como uma
educação de base na escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares
e escolares, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade,
a situar-se no espaço, dominar o tempo, a adquirir a coordenação de seus gestos
e movimentos.
É na fase de vida da criança pré-escolar (nascimento aos
6 anos) que ela deverá adquirir as capacidades básicas e desenvolve-las.
Médicos e Psicólogos afirmam que este período é decisivo para a formação da
personalidade adulta.
Assim, todas as crianças deveriam, independentemente das
oportunidades de experimentação oferecidas pela família, frequentar uma
pré-escola para complementar essa educação, tão necessária nesta faixa etária.
**** MOVIMENTO
É VIDA, e ninguém mais
necessita dele do que a criança, desde os movimentos voluntários e bem
coordenados.
**** A criança na pré-escola, deverá vivenciar todas as
formas de MOVIMENTO que necessita para seu DESENVOLVIMENTO harmônico de maneira
criativa, onde ela também possa expressar-se livremente.
É bom sempre frisar que a criança percebe-se e percebe o
mundo exterior através do corpo e por ele se relaciona com os objetos e fatos.
O seu “COMPORTAMENTO” liga-se com a ação corporal que abrange três noções: a de
CORPO, a dos OBJETOS e as dos DEMAIS
CORPOS.
Portanto, a Psicomotricidade é uma ciência que tem por
objetivo o estudo do homem, através do corpo e do movimento, nas relações com o
mundo interior e exterior.
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)