segunda-feira, março 31, 2014
PSICOMOTRICIDADE
Segundo Pica e Vayer existe um paralelismo entre o
desenvolvimento das funções motoras e o desenvolvimento das funções psíquicas.
Psicomotricidade, portanto, é a relação entre pensamento
e a ação, envolvendo também a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da
educação, procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções
da inteligência.
Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter
acesso aos símbolos e a abstração. O desenvolvimento psicomotor evolui
paralelamente ao desenvolvimento mental. Desta maneira, é essencial às
diferentes aprendizagens na escola, principalmente a aprendizagem da leitura e
da escrita, que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor harmonioso; a
motricidade apresenta-se como reação global, onde os fenômenos motores e
psicológicos se entrelaçam.
A educação psicomotora deve ser considerada como uma
educação de base na escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares
e escolares, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade,
a situar-se no espaço, dominar o tempo, a adquirir a coordenação de seus gestos
e movimentos.
É na fase de vida da criança pré-escolar (nascimento aos
6 anos) que ela deverá adquirir as capacidades básicas e desenvolve-las.
Médicos e Psicólogos afirmam que este período é decisivo para a formação da
personalidade adulta.
Assim, todas as crianças deveriam, independentemente das
oportunidades de experimentação oferecidas pela família, frequentar uma
pré-escola para complementar essa educação, tão necessária nesta faixa etária.
**** MOVIMENTO
É VIDA, e ninguém mais
necessita dele do que a criança, desde os movimentos voluntários e bem
coordenados.
**** A criança na pré-escola, deverá vivenciar todas as
formas de MOVIMENTO que necessita para seu DESENVOLVIMENTO harmônico de maneira
criativa, onde ela também possa expressar-se livremente.
É bom sempre frisar que a criança percebe-se e percebe o
mundo exterior através do corpo e por ele se relaciona com os objetos e fatos.
O seu “COMPORTAMENTO” liga-se com a ação corporal que abrange três noções: a de
CORPO, a dos OBJETOS e as dos DEMAIS
CORPOS.
Portanto, a Psicomotricidade é uma ciência que tem por
objetivo o estudo do homem, através do corpo e do movimento, nas relações com o
mundo interior e exterior.
Marcadores: Assuntos Complementares
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!