terça-feira, janeiro 07, 2014
Vale muito começar o ano letivo com o pé direito e
jogos e brincadeiras!
As crianças vão adorar!
JOGOS E BRINCADEIRAS
A
COBRA
Habilidades:
Percepção Espacial; Motricidade Ampla;
**Num
espaço amplo, quadra ou campo de esporte, as crianças ficam em linha, de mãos
dadas.
**Uma
das pontas é a cabeça da cobra e a outra, o rabo.
**O
jogo consiste em que a cabeça alcance o rabo.
**Nessa
tentativa todos tem que pegar firme nas mãos, sem deixar que a linha se
desfaça.
**Ao
sinal da professora, a cabeça parte para pegar o seu rabo.
VÔLEI DINÂMICO
Habilidades:
Coordenação Motora Ampla; Motricidade Ampla;
Material:
bola de vôlei, rede e apito.
Obs:
ótimo jogo para 4º ano em diante.
Não
é um jogo competitivo.
Joga-se
como o vôlei normal, porém:
___
não tem vantagem;
___
o time que faz ponto fica com um jogador do adversário, esse jogador é o que
estava na posição de saque. E entra em qualquer posição que o adversário
determinar;
___
o jogo finaliza se um dos adversários fica com um jogador.
ESPIRAL
Habilidade:
Coordenação Motora Ampla; Orientação Espacial;
A
professora anuncia que vai organizar um ABRAÇO GRUPAL.
***Forma-se
um círculo de mãos dadas.
***Uma
das crianças designada solta uma das mãos, em seguida esse participante irá
puxando a fila por dentro do círculo.
***Aos
poucos vai-se formando uma espiral, que, no fim, formar um conglomerado de
círculos concêntricos, bem apertados.
***Quando
isso acontecer, a professora ordena que todo mundo pule repetidas vezes.
***Depois,
quem ficou na ponta de fora da espiral, à ordem do comando, começa a puxar a
fila para fora, para refazer o círculo original.
***É
importante que, desde o começo do jogo, o grupo vá cantando alguma música bem conhecida
e movimentada, continuando ainda durante os pulos, e até o fim do jogo.
***Pode-se
continuar o jogo fazendo com que aquele que tinha ficado por último na primeira
espiral puxa a fila por dentro do círculo, uma vez refeito.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla, Percepção Espacial, Socialização
domingo, janeiro 05, 2014
O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia
abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da
humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a
pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras
desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas ideias e
pensamentos entre si.
A princípio usavam os desenhos para comunicar-se, expressar opiniões, já
que todo o mundo era praticamente iletrado. Os desenhos funcionavam como
escrita. Com o tempo, o desenho foi ganhando novas formas, novos traços, e
foi-se aperfeiçoando até a realidade atual. O desenho é, portanto, uma
representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata.
O desenho e as etapas da criança
O desenho é quase sempre, a primeira grande obra das crianças. Representa
seu primeiro tesouro expressivo, já que através dos desenhos dizem muitas
coisas de si mesmas. Pode ser que esta seja a razão pela qual muitos pais estão
cada dia mais interessados pelos desenhos que fazem seus filhos. O desenho
pode-se converter, em alguns casos, no termômetro do estado de ânimo da
criança, já que traduz o que a criança sente, pensa, deseja, o que a deixa
inquieta, alegre ou triste.
Cada criança é um mundo, e isso se vê em seus desenhos. Se você pede a um grupo de crianças que desenhe uma casinha de campo, todos os desenhos sairão diferentes. Podem parecer-se em algo, mas jamais serão iguais. Além disso, deve-se considerar que os desenhos também seguem algumas etapas que poderíamos apontar como:
- a etapa do rabisco (garatujas) - dos 3 aos 6 anos de idade;
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade;
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade;
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade;
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade.
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade;
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade;
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade;
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade.
Desenho feito por um aluno de 4 anos |
LEIA MAIS SOBRE O DESENHO INFANTIL
NOS LINKS ABAIXO:
NOS LINKS ABAIXO:
Marcadores: Coord. Motora Fina, Criatividade, Motricidade Fina
quarta-feira, novembro 14, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 1)- 4 a 6 anos de idade
2 comentários Postado por Professora Carminha às 23:23
• Postura (em pé):
Estando os alunos em pé, o
professor se posiciona de forma a ficar com a coluna ereta, pernas e pés
unidos, braços ao longo do corpo, queixo para frente; mantendo
essa posição por alguns
segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor.
Esse exercício deve ser feito em completo silêncio.
• Postura (sentados):
Estando os alunos sentados no
chão, o professor se posiciona de forma a ficar sentado com as pernas cruzadas
(como na ioga), coluna ereta e mãos sobre os joelhos;
mantendo esta posição por
alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do
professor. Este exercício deve ser feito em completo silêncio.
• Gestos (em pé):
O professor executa os
movimentos lentamente, em silêncio, e os alunos imitam seus gestos (selecionar
alguns dos exercícios abaixo para cada sessão):
- rotatória do pescoço (para a
direita e para a esquerda);
- levando a cabeça para trás,
flexionar a nuca;
- levando a cabeça para baixo,
encostar o queixo no peito;
- girando a cabeça para os
lados, encostar o queixo nos ombros;
- rotatória dos ombros (para
frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- rotatória dos braços (para
frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- flexão do tronco (mãos na
cintura) para frente, para trás e para os lados;
- rotatória da cintura (para a
direita e para a esquerda);
- elevação dos joelhos
(alternados);
- elevação das pernas
(alternados);
- rotatório das pernas (com
pequena elevação);
- flexão dos joelhos agachando,
com a coluna ereta, mão na cintura ou braços para frente;
- dar um passo à frente;
- dar um passo para trás;
- balançar o corpo;
- balançar os braços;
- elevação dos braços
perpendicularmente ao tronco, acima da cabeça (primeiro alternados, depois ao
mesmo tempo);
- abrir os braços na
horizontal (alternados) e abaixá-los até tocar a coxa;
- elevar os braços alternados
para frente e depois abaixá-los até tocar a coxa;
- cruzar os braços esticados
para frente (semelhante a uma tesoura);
- movimentar os braços
imitando nado;
- movimentar os braços
imitando voo;
Marcadores: Coord. Motora Ampla
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)