terça-feira, janeiro 07, 2014



Vale muito começar o ano letivo com o pé direito e jogos e brincadeiras!

As crianças vão adorar!

JOGOS E BRINCADEIRAS


A COBRA

Habilidades: Percepção Espacial; Motricidade Ampla;


**Num espaço amplo, quadra ou campo de esporte, as crianças ficam em linha, de mãos dadas.

**Uma das pontas é a cabeça da cobra e a outra, o rabo.

**O jogo consiste em que a cabeça alcance o rabo.

**Nessa tentativa todos tem que pegar firme nas mãos, sem deixar que a linha se desfaça.

**Ao sinal da professora, a cabeça parte para pegar o seu rabo.


 VÔLEI DINÂMICO
Habilidades: Coordenação Motora Ampla; Motricidade Ampla;

Material: bola de vôlei, rede e apito.

Obs: ótimo jogo para 4º ano em diante.


Não é um jogo competitivo.

Joga-se como o vôlei normal, porém:

___ não tem vantagem;

___ o time que faz ponto fica com um jogador do adversário, esse jogador é o que estava na posição de saque. E entra em qualquer posição que o adversário determinar;

___ o jogo finaliza se um dos adversários fica com um jogador.


ESPIRAL

Habilidade: Coordenação Motora Ampla; Orientação Espacial;


A professora anuncia que vai organizar um ABRAÇO GRUPAL.

***Forma-se um círculo de mãos dadas.

***Uma das crianças designada solta uma das mãos, em seguida esse participante irá puxando a fila por dentro do círculo.

***Aos poucos vai-se formando uma espiral, que, no fim, formar um conglomerado de círculos concêntricos, bem apertados.

***Quando isso acontecer, a professora ordena que todo mundo pule repetidas vezes.

***Depois, quem ficou na ponta de fora da espiral, à ordem do comando, começa a puxar a fila para fora, para refazer o círculo original.

***É importante que, desde o começo do jogo, o grupo vá cantando alguma música bem conhecida e movimentada, continuando ainda durante os pulos, e até o fim do jogo.

***Pode-se continuar o jogo fazendo com que aquele que tinha ficado por último na primeira espiral puxa a fila por dentro do círculo, uma vez refeito.

domingo, janeiro 05, 2014

DESENHO INFANTIL E A PSICOMOTRICIDADE



O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas ideias e pensamentos entre si.

A princípio usavam os desenhos para comunicar-se, expressar opiniões, já que todo o mundo era praticamente iletrado. Os desenhos funcionavam como escrita. Com o tempo, o desenho foi ganhando novas formas, novos traços, e foi-se aperfeiçoando até a realidade atual. O desenho é, portanto, uma representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata.


O desenho e as etapas da criança



O desenho é quase sempre, a primeira grande obra das crianças. Representa seu primeiro tesouro expressivo, já que através dos desenhos dizem muitas coisas de si mesmas. Pode ser que esta seja a razão pela qual muitos pais estão cada dia mais interessados pelos desenhos que fazem seus filhos. O desenho pode-se converter, em alguns casos, no termômetro do estado de ânimo da criança, já que traduz o que a criança sente, pensa, deseja, o que a deixa inquieta, alegre ou triste.


Cada criança é um mundo, e isso se vê em seus desenhos. Se você pede a um grupo de crianças que desenhe uma casinha de campo, todos os desenhos sairão diferentes. Podem parecer-se em algo, mas jamais serão iguais. Além disso, deve-se considerar que os desenhos também seguem algumas etapas que poderíamos apontar como:

- a etapa do rabisco (garatujas) - dos 3 aos 6 anos de idade;
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade;
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade;
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade;
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade.


Desenho feito por um aluno de 4 anos
LEIA MAIS SOBRE O DESENHO INFANTIL
 NOS LINKS ABAIXO:




quarta-feira, novembro 14, 2012



• Postura (em pé):
Estando os alunos em pé, o professor se posiciona de forma a ficar com a coluna ereta, pernas e pés unidos, braços ao longo do corpo, queixo para frente; mantendo
essa posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor. Esse exercício deve ser feito em completo silêncio.

• Postura (sentados):
Estando os alunos sentados no chão, o professor se posiciona de forma a ficar sentado com as pernas cruzadas (como na ioga), coluna ereta e mãos sobre os joelhos;
mantendo esta posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor. Este exercício deve ser feito em completo silêncio.

• Gestos (em pé):
O professor executa os movimentos lentamente, em silêncio, e os alunos imitam seus gestos (selecionar alguns dos exercícios abaixo para cada sessão):
- rotatória do pescoço (para a direita e para a esquerda);
- levando a cabeça para trás, flexionar a nuca;
- levando a cabeça para baixo, encostar o queixo no peito;
- girando a cabeça para os lados, encostar o queixo nos ombros;
- rotatória dos ombros (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- rotatória dos braços (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- flexão do tronco (mãos na cintura) para frente, para trás e para os lados;
- rotatória da cintura (para a direita e para a esquerda);
- elevação dos joelhos (alternados);
- elevação das pernas (alternados);
- rotatório das pernas (com pequena elevação);
- flexão dos joelhos agachando, com a coluna ereta, mão na cintura ou braços para frente;
- dar um passo à frente;
- dar um passo para trás;
- balançar o corpo;
- balançar os braços;
- elevação dos braços perpendicularmente ao tronco, acima da cabeça (primeiro alternados, depois ao mesmo tempo);
- abrir os braços na horizontal (alternados) e abaixá-los até tocar a coxa;
- elevar os braços alternados para frente e depois abaixá-los até tocar a coxa;
- cruzar os braços esticados para frente (semelhante a uma tesoura);
- movimentar os braços imitando nado;
- movimentar os braços imitando voo;

;;