sexta-feira, outubro 12, 2012


DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO E CONHECIMENTO

São técnicas que, ao mesmo tempo em que descontraem, favorecem o aflorar de sentimentos e emoções. Afeto, carinho, palavras de estímulo e conforto são algumas expressões de sentimentos que as pessoas têm dificuldade de exteriorizar. Diante disso o facilitador tem um papel fundamental: estabelecer um clima de confiança mútua – grupo e facilitador.
As dinâmicas de integração têm como objetivo favorecer o processo de conhecimento entre os membros de um grupo, descontrair e aproximar as pessoas.

SUGESTÕES DE DINÂMICAS NO LINK ABAIXO:


DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO

A técnica de apresentação em dinâmicas de grupo funciona como mecanismo facilitador e tem como objetivo atenuar as formalidades do momento inicial do relacionamento em grupo, induzindo seus membros a se colocarem diante dos demais de maneira descontraída, através de estímulos adequados.

SUGESTÕES DE DINÂMICAS NO LINK ABAIXO:

3 Sugestões de Dinâmicas

quarta-feira, outubro 10, 2012


O QUE QUER DELE (A)?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Tendo em destaque uma criança que deverá estar de olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Perguntar para a criança que está de olhos vendados: _ É esse? É essa? Apontando as crianças que estão sentadas. Quando ela disser que sim. Perguntar o que quer do colega ou da colega...(Um beijo, um abraço, um aperto de mão, ou um passeio).
A criança deverá realizar a ação que escolher.

MAMÃE COELHA
PREPARAÇÃO: Alunos sentados, tendo em destaque, uma criança designada à mamãe coelha. Do outro lado, à sua frente uma criança, designada a raposa.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, a mamãe dirá: “_VAMOS PASSEAR”?
Todos deverão deslocar-se até chegar perto da raposa. Porém quando o professor disser:
“-CUIDADO COM A RAPOSA!” Todos deverão voltar aos seus lugares.
OBS:Quem for pego sairá da brincadeira.

CORRIDA DAS FORMIGUINHAS
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas uma ao lado da outra. Tendo em destaque quatro participantes iniciais, que serão denominados “as formiguinhas”. Dois participantes deverão ficar sentados, na marca designada para receber as folhas, que estarão espalhadas à sua frente numa certa distância. As demais crianças aguardarão sua vez.
DESENVOLVIMENTO: Dado o sinal duas das formiguinhas deverão deslocar-se até as folhas e trazê-las uma a uma para as formiguinhas companheiras.
OBS: Realizar a contagem de folhas para designar a equipe vencedora.


NUNCA TRÊS
*** O jogo é em formação de duplas, sendo dois participantes destacados: um para pegar e o outro para fugir.
*** O que foge para se livrar da perseguição deverá pegar na mão de uma dupla, o participante que ficar na ponta passa a pegar e o que pegava, foge.
*** Assim o jogo continua até os alunos perderem o interesse.

JOGO DO SACOBALL
*-* MATERIAIS: 2 bastões, um saco (pano de chão) e 4 cadeiras;
*-* Dividir a turma em duas equipes, as cadeiras serão as goleiras de cada equipe;
*-* Numerar os participantes das equipes, mesmo número para as duas equipes;
*-* O número chamado de cada equipe deverá pegar o bastão e com ele empurrar o pano até o gol (cadeiras) da equipe contraria.

TÚNEL COMPRIDO
*#* Todos os participantes em círculo, 2 a 2, de mãos dadas um de frente para o outro.
*#* As duplas de mãos para cima formando um túnel.
*#* Um participante estará sem par e começa a correr por baixo do túnel. Quando ele parar no meio de uma dupla, estes saem correndo por fora  e fazem a volta, o primeiro que chegar e dar as mãos para aquele que entrou no meio formará a nova dupla.
*#* O outro irá correr e parar no meio de outra dupla e assim por diante.
*#* Após, terem assimilado o jogo, pode-se soltar mais de um participante.


CHICOTE QUEIMADO
# Os alunos em formação de círculo com as mãos para trás em forma de concha.
# Um colega fica do lado de fora com um chicote na mão (confeccionar de jornal enrolado).
# Este entrega o chicote para alguém da roda e corre para não apanhar, tentando chegar ao lugar que ficou vago.
# Quem receber o chicote tenta bater no que foge.
# Se o fugitivo for pego pelo chicote ficará duas jogadas sem participar.

BRAÇOS ABERTOS
## O professor estende os braços à frente, mantendo-os abertos e diz: “GOSTARIA DE VER TODOS VOCÊS  ENTRE OS MEUS BRAÇOS”.
## Quando os participantes estiverem entre seus braços repentinamente o professor muda de posição (lado), dizendo que nem todos estão entre seus braços.
## O professor poderá ir aumentando ou diminuindo a abertura dos braços.

COELHO SAI  DA TOCA
### Organizar grupos de 3 alunos: dois fazem a casinha e o terceiro é o coelho.
### O professor diz: “COELHO SAI DA TOCA”. Os coelhos trocam de toca.
### VARIAÇÃO: O coelho fica parado e a toca procura outro coelho.
### OBS: Para separar coelhos e tocas, numerar 1, 2 e 3. Todos os 1 são coelhos, 2 e 3 tocas. Para que todos possam  vivenciar tudo o professor, ao final grita: “TERREMOTO” misturando o grupo – todos trocam de lugar.

;;