terça-feira, julho 26, 2011
DIA DOS PAIS - Modelos de atividades para imprimir
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:15ESCOLHA AS ATIVIDADES:
*ALFABETIZAÇÃO
*CRIATIVIDADE
*CARTÃOES
CLIC AQUI PARA FAZER SUA ESCOLHA DAS ATIVIDADES
DIA DO PAPAI
Gerusa Rodrigues Pinto
Hoje é teu dia
Vamos vestejar
Com muita alegria.
Um beijo vou lhe dar.
Meu paizinho amigo,
cheio de emoção,
Dou-lhe de presente
O meu coração.
Meu papai, meu papai,
Meu papai querido,
Você é, você é
O meu grande amigo.
(Melodia Jingle Bells)
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, julho 23, 2011
Desenvolvem: Percepção Auditiva e Visual,
Habilidades motoras, Socialização, Cooperação, Lateralidade;
Idade de 5 anos em
diante;
“Estes jogos são ótimos, pois, nos jogos
cooperativos existe um processo de interação social: os objetivos são comuns,
as ações são compartilhadas e os resultados divididos com todos. Isso faz com
que a criança perceba que para atingir um objetivo, depende da ação dos outros
membros do grupo, por isso ajudam-se mutuamente,
aumentando a produtividade.
Também, tem uma conotação
inclusiva, pois, a criança se coloca no lugar do outro, necessitando de ajuda,
bem como, fornecendo ajuda.
“Jogos,
ótimos, que proporcionam muita alegria e satisfação à criançada”.
CONDUZIR OS
AMIGOS* Materiais: 3 lenços ou vendas para os olhos e um ursinho de pelúcia;
* Fila de quatro alunos, os 3 primeiros alunos da fila, serão vendados os olhos;
* O último da fila irá criar um código para conduzir a fila até o urso de pelúcia, que estará escondido;
* O código pode ser um toque no ombro (no ombro esquerdo todos vão para a esquerda, ombro direito idem...), o código deverá ser passado da última criança até a primeira da fila.
Obs: os demais alunos assistem os colegas esperando a sua vez para jogar.
CHUTE NO ESCURO
* Materiais: 6 lenços ou vendas para os olhos e 1 bola;
* Formar 2 times de futebol sem goleiros, ou dividir a turma em 3 ou 4 times, com 6 jogadores em cada time;
* Os participantes do jogo formam pares, um ficará com os olhos vendados e será guiado pelo companheiro para que marque gols, os dois deverão andar sempre de mãos dadas;
* O gol só poderá ser marcado pelo aluno que estiver de olhos vendados, assim, a comunicação entre a dupla será muito importante;
Sala da Professora Carminha |
EU TENHO – jogo de sala de aula
# Formação cadeiras em círculo;
# Uma criança sem cadeira ficará no meio do círculo para iniciar o jogo. Ela falará o seu nome e alguma coisa que possui, por ex: “Eu me chamo Maria e tenho cabelo preto”.
# Todas as crianças que tem cabelo preto deverão trocar de lugar com um colega. A criança que está em pé deverá sentar em alguma cadeira vazia;
# A criança que ficou sem cadeira vai ao centro do círculo e reinicia o jogo;
Marcadores: Habilidades Motoras, Lateralidade, Percepção Auditiva, Percepção Visual, Socialização
Desenvolvem a Percepção Espacial e Temporal, Motricidade Ampla, Socialização e Cooperação;
DANÇA DAS ALMOFADAS
* Crianças de 3 a 5 anos de idade.
* Materiais: 5 ou 6 almofadas, som, CDs;
* Formação: um participante a mais que as almofadas;
* Posicionar as almofadas alinhadas, uma ou lado da outra;
* Ao som de uma música as crianças dançam ao redor das almofadas, quando a música parar todas as crianças deverão sentar-se sobre as almofadas. Quem ficar sem lugar, deverá sentar-se com um colega, compartilhando a mesma almofada;
* A cada rodada retirar uma almofada.
Obs: contar as almofadas, retirar uma e contar quantas ficaram.
Nesta brincadeira ninguém sai e todos se divertem.
Se sua turma tem muitos alunos divide em grupos para brincar, enquanto uns participam os outros assistem.
BALÃO AO AR
* Materiais: músicas de vários ritmos, balões cheios;
* Formar grupos de 4 alunos, cada grupo de posse de um balão cheio;
* As crianças devem jogar os balões entre os integrantes do grupo acompanhando o ritmo da música;
* Trocar a música constantemente para e observar a movimentação das crianças;
* Depois de brincar um pouco, colocar uma música lenta, propor aos grupos que fiquem o máximo que possam com o balão no ar, para marcar o tempo, as crianças deverão contar em voz alta a quantidade de vezes que os participantes tocam no balão.
segunda-feira, julho 11, 2011
MOVIMENTOS NATURAIS – Manipulativos
Formação:
Dispersos em um espaço previamente delimitado
(salão);
Desenvolvimento:
Cada participante receberá uma folha de jornal.
Realizar movimentos em grupos e individuais, seguindo a proposta verbal do
professor.
1. Caminhar
livremente no espaço com a folha aberta na palma da mão;
2. Caminhar
por todo o espaço com a folha no braço, elevando e abaixando o braço sem deixar
a folha cair, repetir com o outro braço;
3. Agora
no antebraço, repetindo a atividade anterior;
4. Equilibrar
a folha na cabeça andar, bem devagar;
5. Correr
com a folha no peito;
6. Caminhar
em quatro apoios, com a folha nas costas;
7. Com
a folha na coxa saltar num pé só, idem na outra coxa;
8. Equilibrar
a folha em um dos pés, idem com o outro;
9. Sacudir
a folha de jornal sem fazer ruídos, logo após produzir barulho sacudindo a
folha;
10.
Todos serão Super Heróis – transformar a folha em
capa e ‘voar’ pelo salão;
11.
Todos serão piratas – fazer uma luneta com o jornal
enrolado (canudo) – sair pela sala navegando e olhando através da luneta;
12.
Após realizar diferentes movimentos com a folha em
diversas partes do corpo, passar para a 2ª parte: amassar a folha de jornal,
transformando em uma bolinha;
13.
Jogar a bola de jornal para qualquer direção;
14.
Lançar para cima e pegá-la após uma palma, seguir
assim até 5 palmas;
15.
Bater na bola como se fosse uma peteca, uma batida
forte e uma devagar, fazer várias combinações;
16.
Lançar para cima, dar uma cabeçada e depois tornar a
pegar;
17.
Lançar para cima deixar bater no peito e depois
pegar; Idem com a coxa e o pé;
18.
Lançar para cima girar e pegar novamente; Idem,
sentado, deitado;
19.
Lançar para cima, sentar e levantar antes de pegar;
20.
Caminhar contornando a bola entre os membros
inferiores; Idem, na cintura, na cabeça;
21.
Em duplas trocar passes com o parceiro, ir afastando
do companheiro a cada passe;
22.
Ao sinal trocar de parceiro;
23.
Depois em trios, quartetos e grupos maiores;
24.
Após toda essa movimentação, em um passe de ‘mágica’
transformar o local em um grande banheiro, onde todos tomarão um gostoso
‘banho’.
Brincar de tomar banho:
- A bola será o sabonete;
- Relembrar todas as partes do corpo trabalhadas, na
hora do banho;
- Reforçar a importância dos cuidados com o nosso
corpo;
- Ao lavar as costas, o colega poderá ajudar a
esfregar;
- Após o banho, secar-se – abrir com cuidado a folha
de jornal que será a toalha.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Esquema Corporal, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
domingo, julho 10, 2011
EU ENTREI NA RODA
OBJETIVOS: Trabalhar a socialização, atitude e o controle motor;
Formação em círculo de mãos dadas;
[Refrão]
{Ah! Eu entrei na roda
Para ver como se dança.} 4 passos p/frente
{Eu entrei na contra-dança
Eu não sei dançar.} 4 passos p/trás
Lá vai uma lá vão duas
{Lá vão três pela terceira
Lá vai indo meu benzinho} gira a roda
De vapor pra cachoeira.
[Refrão]
...
Todo mundo se admira
{Da macaca fazer renda
Eu já vi uma perua} gira a roda
Ser caixeira de uma venda.
[Refrão]
...
Sete e sete são quatorze
{Três vezes sete vinte e um
Tenho sete namorados} gira a roda
Mas não gosto de nenhum.
LÁ VEM O SEU NOÉ
OBJETIVOS: Trabalhar a expressão corporal socialização e criatividade.
* Ao entoar a canção fazer movimentos que combinem com a letra. Formar um batalhão
de animais comandados pelo Noé, que dará ordens como: de pé, pulando, abanando, coçando a cabeça, mão na cintura, braços erguidos, etc;
[Letra]
Lá vem o seu Noé
Comandando um batalhão
E o macaco vem sentado
Na corcunda do leão.
O gato faz miau, miau, miau
O cachorro faz au, au, au au au
O peru faz glu-glu
O carneiro faz me, me
E o galo garnisé
Faz que ré qué qué qué qué.
ANQUINHAS
OBJETIVOS: Desenvolver a atenção, afetividade e socialização;
Formação em círculo, com um participante no centro, que representa a Maria.
[Letra]
A moda das tais anquinhas
É uma moda muito engraçada
{Que pondo o joelho em terra Roda gira, Maria faz gestos
Faz a gente ficar pasmada.} de acordo com a música
{Maria sacode a saia Bater palmas
Maria levanta o braço Maria faz os gestos
Maria tem dó de mim e por fim ela abraça
Oh! Maria me dá um abraço!} um colega que a substituirá
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Criatividade, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla, Socialização
MOVIMENTOS NATURAIS – Manipulativos
Formação:
Dispersos em um espaço previamente delimitado (salão);
Desenvolvimento:
Cada participante de posse de um balão – encher o seu balão;
Ao som da trilha sonora do filme “Carruagem de Fogo”, os participantes deverão executar os comandos do recreador;
Algumas sugestões:
- Caminhar livremente pela sala, brincar com o balão;
- Caminhar com o balão na palma da mão; antebraço; ombro;
- Equilibrar o balão na cabeça; cabecear o balão bem alto e depois bem pertinho da cabeça; cabecear com o corpo bem estendido e depois agachado;
- Equilibrar o balão no peito e depois nas costas;
- Manter o balão em elevação com as coxas, joelhos e pés;
- Em duplas, jogar os balões livremente;
- Após um sinal do recreador, trocar de par;
- Após uma ‘mágica’ do recreador todos serão ‘atletas’; Todos são ‘corredores’;
- Encenar uma largada, a corrida em si: movimentando os braços e pernas, tronco, etc; a chegada comemorar a vitória;
- O ‘revezamento’ – trocar de balões com os demais participantes;
- Outra “mágica”, todos serão jogadores de basquete: o drible – realizar o movimento simbólico; arremesso a cesta – repetir varias vezes; trocar de passes com os participantes; as fintas – passar o balão por entre as pernas, circundando a cintura, pela cabeça;
- Nova “mágica”, todos serão jogadores de voleibol: o toque, a manchete, a cortada e o bloqueio;
- Mais uma “mágica” e todos serão jogadores de futebol: embaixadinhas, cabeceio, controle com o pé, coxa, joelho, peito;
Alongamento e respiração: ao som “Como uma Onda no Mar”, fazer movimentos calmos de respiração e alongamento.
Relaxamento: os participantes escolhem uma posição bem confortável e atentem as solicitações verbais do recreador, no sentido de relaxar o corpo.
Marcadores: Esquema Corporal
segunda-feira, junho 27, 2011
DONA ARANHA
* Formação: dispersos em um local determinado pelo professor, de preferência perto de uma parede, para seguir os movimentos da canção;
* Desenvolvimento: os movimentos serão produzidos mediante a letra da canção;
* Letra:
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
A chuva já passou e o sol já vem surgindo
E a dona aranha continua a subir.
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.
ROSA AMARELA
* Formação: dispersos em círculo;
* Desenvolvimento: a canção já dita o que fazer, ao cantar o refrão, dar passos de “ciranda” erguendo os braços pra cima;
* Letra:
Olha a rosa amarela tão teimosa e tão bela
Olha a rosa amarela tão teimosa e tão bela.
[Refrão]
[ Iaiá meu lenço pra me enxugar
Esta despedida já me fez chorar] 2x
JACARÉ POIÔ
* Formação: círculo, segurar a cintura ou o ombro do colega da frente;
* Desenvolvimento: os participantes baterão o pé mais próximo do centro do círculo, quando canta ‘jacaré poiô’;
[ Eu sou, eu sou, eu sou
Eu sou o jacaré Poiô.] 2x
[ Balança o rabo jacaré
Balança o rabo jacaré Poiô.] 2x
DONA FORMIGUINHA
* Formação: círculo;
* Desenvolvimento: os participantes, a cada passo, balançarão seus corpos de um lado para o outro, conforme a letra da canção. Ao “encher o seu porão’, os participantes despejarão seus “sacos de ...” para o lado de dentro do círculo;
* Variação: dois círculos, um gira para um lado e vice-versa, a cada rodada: movimento de carregar um saco leve e depois um pesado;
* Letra:
Um, dois, três, sacos de farinha
Quatro, cinco, seis, sacos de feijão
Trabalhando dona formiguinha
Vai enchendo aos poucos seu porão.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)