sábado, julho 23, 2011
Desenvolvem: Percepção Auditiva e Visual,
Habilidades motoras, Socialização, Cooperação, Lateralidade;
Idade de 5 anos em
diante;
“Estes jogos são ótimos, pois, nos jogos
cooperativos existe um processo de interação social: os objetivos são comuns,
as ações são compartilhadas e os resultados divididos com todos. Isso faz com
que a criança perceba que para atingir um objetivo, depende da ação dos outros
membros do grupo, por isso ajudam-se mutuamente,
aumentando a produtividade.
Também, tem uma conotação
inclusiva, pois, a criança se coloca no lugar do outro, necessitando de ajuda,
bem como, fornecendo ajuda.
“Jogos,
ótimos, que proporcionam muita alegria e satisfação à criançada”.
CONDUZIR OS
AMIGOS* Materiais: 3 lenços ou vendas para os olhos e um ursinho de pelúcia;
* Fila de quatro alunos, os 3 primeiros alunos da fila, serão vendados os olhos;
* O último da fila irá criar um código para conduzir a fila até o urso de pelúcia, que estará escondido;
* O código pode ser um toque no ombro (no ombro esquerdo todos vão para a esquerda, ombro direito idem...), o código deverá ser passado da última criança até a primeira da fila.
Obs: os demais alunos assistem os colegas esperando a sua vez para jogar.
CHUTE NO ESCURO
* Materiais: 6 lenços ou vendas para os olhos e 1 bola;
* Formar 2 times de futebol sem goleiros, ou dividir a turma em 3 ou 4 times, com 6 jogadores em cada time;
* Os participantes do jogo formam pares, um ficará com os olhos vendados e será guiado pelo companheiro para que marque gols, os dois deverão andar sempre de mãos dadas;
* O gol só poderá ser marcado pelo aluno que estiver de olhos vendados, assim, a comunicação entre a dupla será muito importante;
Sala da Professora Carminha |
EU TENHO – jogo de sala de aula
# Formação cadeiras em círculo;
# Uma criança sem cadeira ficará no meio do círculo para iniciar o jogo. Ela falará o seu nome e alguma coisa que possui, por ex: “Eu me chamo Maria e tenho cabelo preto”.
# Todas as crianças que tem cabelo preto deverão trocar de lugar com um colega. A criança que está em pé deverá sentar em alguma cadeira vazia;
# A criança que ficou sem cadeira vai ao centro do círculo e reinicia o jogo;
Marcadores: Habilidades Motoras, Lateralidade, Percepção Auditiva, Percepção Visual, Socialização
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!