sábado, fevereiro 26, 2011

 
 A dominância da lateralidade e o aprendizado da leitura

             A lateralidade: refere-se à condição destra, canhota ou ambidestro. Isso quer dizer, a função ou atividade que realiza uma pessoa ocorre com mais frequência de um lado do corpo que em outro e tem a representação num hemisfério cerebral ou no outro. A criança é capaz de reconhecer direita-esquerda aos 6-7 anos de idade.
             A dificuldade de orientação e os problemas de leitura não passam de dois sintomas ligados a lateralidade. De acordo com Launay(1952), pode-se afirmar que em muitos casos de dislexia constata-se uma dominância cruzada da mão e da visão.
             A leitura de um texto é feita, graças a uma sucessão de movimentos oculares bruscos e ritmada, orientada obrigatoriamente da esquerda para a direita. Já os indivíduos ambivalentes, possuidores de coordenação cruzada (lateralidade cruzada), movem o olho só para um lado, ao passo que o braço tem tendência inversa.
             È fácil corrigir com exercícios a ação voluntária do movimento dos braços, mas a reeducação ocular necessita mais precaução e principalmente orientação de profissionais da área.   
Jogo Troca - troca

OBSERVAÇÃO DA LATERALIDADE -Tarefas


TAREFAS A SEREM DESENVOLVIDAS PARA A OBSERVAÇÃO
DOMINÂNCIA DA LATERALIDADE

TAREFAS: DOMINÂNCIA MANUAL
  • Enfiar uma agulha grossa, utilizando cordão grosso encerado na ponta;
  • Enrolar e desenrolar um carretel;
  • Virar páginas de revistas;
  • Martelar;
  • Girar o trinco da porta;
  • Jogo: Posicionar 2 crianças, uma em frente à outra, com uma das mãos às costas e pedir-lhes que agarrem o mais rápido possível, uma bolinha que é colocada entre as duas.
  • Jogo de puxar o bastão: uma criança segura um bastão de revezamento pelas 2 extremidades, em atitude em pé semiflexionada; a criança que se quer observar deve puxar com uma das mãos, agarrando o bastão ao meio e tentando deslocar seu adversário; (observar a mão escolhida espontaneamente para a prova de força).
  • Arremesso pesado com uma mão: fazer 3 arremessos consecutivos com ambos os lados e comparar os resultados. OBS: se houver contradição entre o arremesso de força e o de precisão, deve-se considerar a dominância genética correspondente ao braço de força.

TAREFAS: DOMINÂNCIA OCULAR

a)      Olhar por um canudo;
b)      Olhar em binóculo fixo;
c)      Olhar em microscópio;

d)      Teste da folha de papel: Material: uma folha de papel consistente, medindo 15cm x 25cm, com um furo no centro, o qual deve ter 1cm de diâmetro. APLICAÇÂO: a criança deve ficar com os braços estendidos, segurando o papel com ambas as mãos e ir aproximando-o, lentamente, do rosto, para olhar um objeto que o examinador indicar, através da abertura do papel. Manter ambos os olhos abertos. O professor anota o olho escolhido e verificar se há constância nas respostas, dá o papel para ser seguro pela mão contralateral em relação ao olho escolhido e em seguida com a outra mão.


e)      Teste com lápis: O professor se coloca em frente à criança, a uma distancia de 3 a 5 metros. Pede-se a ela que agarre um lápis com uma das mãos e tente dirigir a ponta do lápis para o nariz do professor. Quando ela acatar essa ordem, observa-se que o lápis estará colocado diante de um dos olhos, o que corresponde ao olho dominante.

TAREFAS: DOMINÂNCIA DO PÉ
 
Brincando e jogando
  • Chutar bola, mínimo 3 chutes;
  • Conduzir um objeto com um pé só;
  • Cruzar as pernas, (verificar qual a de cima);
  • Voltar-se quando chamado, (verificar por qual lado se volta);
  • Subir escada, (verificar o pé que inicia a marcha ao subir a escada).


OBS: para o professor

1)      Se a prova de dominância manual confirmar a de dominância de pé, a dominância assim observada pode ser considerada altamente verdadeira.
2)      Quando a dominância for homogênea, mão direita – olho direito, não haverá problema quanto à escolha da mão para a escrita. Igual para o lado esquerdo.
3)      Se houver discordância entre mão – olho, comunicar ao psicólogo ou médico as observações realizadas.
4)      Quando a criança tiver dominância do olho direito e da mão esquerda, preconiza-se o aprendizado da escrita à direita.




A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR A DOMINÂNCIA DA LATERALIDADE

             È muito importante, o professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observar qual é o domínio da lateralidade de seus alunos.
             Pois assim, terá o cuidado para não impor este ou aquele lado para exercícios de reforço da lateralidade com as crianças, como: jogos e atividades de expressão livre, exercícios de manipulação ou coordenação óculo-manual.
             Além do mais, o professor terá um conhecimento mais aprofundado do seu aluno, para ajudá-lo em possíveis dificuldades de aprendizagem e até mesmo informar, se necessário, a profissionais de outras áreas que atendem o aluno. 

 
Maquete Cidade

  
Modelo de ficha de observação para baixar 

LATERALIDADE CRUZADA

 
CARACTERÍSTICAS QUE APRESENTAM CRIANÇAS
COM LATERALIDADE CRUZADA

          Discordância entre mão – olho.
          Observou-se que quando há dominância direita ou esquerda perfeita, não há perturbação do esquema corporal e quando a lateralidade é cruzada, os distúrbios psicomotores são evidentes com deformação do esquema corporal.
          Características que apresenta a criança com lateralidade cruzada:
 Motoras: coordenação motora pobre, fatigabilidade rápida;
 Sono: apresenta com frequência, distúrbio de sono;
Aprendizagem: apresenta distúrbio de linguagem, dislalias, linguagem enrolada e rápida;
 Na escola: com frequência, o professor tem queixa de falta de atenção;
 Sociabilidade: apresenta agressividade;
 Emoção: apresentam intranquilidade, sensações de inadequação ou inferioridade;
 Outras: são desajeitados, desastrados – deixam cair objetos, caem muito, machucam-se, fraturas, queimaduras e cortes com mais frequência que as outras crianças.
Brincando com massinha de modelar

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