terça-feira, fevereiro 22, 2011

                  Eu sugiro aos professores o trabalho com temas geradores, pois, foi através desta organização didática-pedagógica, que consegui obter participação de crianças com DI (deficiência intelectual) nas atividades propostas em sala de aula, este é um dos recursos que podemos utilizar para a inclusão.    

Motricidade Fina

OBS: estas atividades eu realizei com a Pré-escola e com crianças da Classe Especial – Deficiência Intelectual.

* Material para confecção do SAPO 


  • 1 tubo de papel higiênico;
  • Cola e tesoura;
  • Tinta guache;
  • Papel cartão da cor verde (pernas);
  • Retalhos de EVA, nas cores: vermelho, branco, azul... (para fazer a boca e olhos);
  • 1 retângulo de caixa de papelão, 10cm x 8cm (lagoa).

Trabalhos feitos pelas crianças da Classe Especial:

      Veja como uma aula pode ser produtiva, criativa e dinâmica, porque ainda podemos entrar na sequência de outra atividade que é o teatro de fantoches, que serve muito bem pra trabalhar outras habilidades na criança como: Expressão verbal, motricidade fina, criatividade etc.(Ver a postagem anterior sobre dedoches).


Motricidade Ampla

1-      BRINCADEIRAS COM BALÕES

v     Formação – cada criança com um balão de cócoras;
v     Desenvolvimento – como o sapo, saltitar tocando o balão com a cabeça, usar todo o local disponível para locomoção;
v     Saltitar, assoprando o balão, que está no chão;
v     Saltitar, tocando o balão com a mão direita, mão esquerda, com as duas mãos;
v     Deixar as crianças criarem outras atividades.

2- CORRIDA DO SAPO

* Duas colunas;
* Ao sinal, o 1º de cada coluna se desloca (como um sapo) até sua ‘comidinha’-‘a mosca’ (pode ser representada por qualquer objetos), pegando-a, volta aos saltos; passa a ‘mosca’ (objeto) para outro colega da mesma coluna, este leva de volta, e assim por diante.

3- O PULO DO SAPO

Ø      Em duplas, um atrás do outro;
Ø      Um dos componentes fica de cócoras no chão, o outro, colocando as mãos sobre as costas do seu companheiro, efetua o salto por cima do colega, ficando também de cócoras para que o outro possa imitá-lo.

4- O SAPO SAI DA LAGOA

o       Dispersos pela quadra, um aluno em cada círculo desenhado no chão, ficando, um aluno, sem círculo;
o       Quando o orientador disser: “ O sapo sai da lagoa”, todos devem trocar de lugar, e o aluno que está sem ‘lagoa’ irá disputar uma delas entre seus colegas.

5- TRILHA DO SAPO
§         Distribuem-se quaisquer objetos (tampinhas, caixinhas...) pelo espaço da brincadeira;
§         Os participantes deslocam-se como o sapo de diferentes formas: andar, saltar pedras, ‘comer moscas’;

6- LUTA DOS SAPOS

- Em duplas, de costas um para o outro, ficam de cócoras e entrelaçados com o companheiro;
- Ao sinal dado, os jogadores tentarão forçar os adversários a sentar no chão.

7- RODA CANTADA – O sapo não lava o pé


“O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer,
Ele mora perto da lagoa,
Não lava o pé, não lava o pé,
Porque não quer”.
VER MAIS NO LINK ABAIXO:
Coordenação Dinâmica Manual
                 


     




segunda-feira, fevereiro 21, 2011

ELEFANTE COLORIDO


- Alunos caminhando livremente;
- Professora diz: “Elefante colorido”!
- Alunos perguntam: “Que cor”?
- A cor que a professora citar deve ser tocada
 em objetos, roupas ou coisas do ambiente.

ORQUESTRA

  • Formação: em círculo, um dos alunos deve sair da roda, e ficar longe do grupo;
  • Os colegas do círculo escolherão um maestro que regerá a orquestra – fará o gesto de toque de instrumentos e todos devem imitá-lo; trocar de instrumento seguidamente;
  • O aluno que saiu, volta entra na roda e tenta descobrir o maestro, em 3 chances;
  • Se não acertar na 3ª chance, paga prenda.

BANDIDO, DETETIVE E VÍTIMA

     **Formação: em círculo, distribuir bilhetes (bandido, detetive e as vítimas - quantia de alunos); - o orientador é o leitor para os alunos;
     **O bandido deverá assassinar as vítimas com uma piscada;
      **A vítima quando perceber que piscaram pra ela sai da roda;
    **O detetive deverá descobrir o bandido;

ELEFANTINHO DIVERTIDO

1.     Espalhados pelo pátio;
2.     Um colega será o elefantinho, ele diz: “Eu sou elefantinho divertido”.
3.     Os colegas perguntam: “O que você quer”?
4.     Ele responde, por exemplo: “A colega mais alta... baixa... magra...”
5.     Os colegas indicam a criança que tem a característica citada... Esta sai correndo para não ser pega pelo elefantinho divertido; estipular uma raia para a criança se salvar.  

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

*Responder perguntas:

- professor elabora perguntas simples para as crianças responderem, utilizando-se do gesto da cabeça para responder (sim ou não);
Por exemplo:
- Balde anda?
- Passarinho voa?
- Cadeira fala?
- Cachorro corre?...

*Trabalhar dedos:

-A professora diz o nome de todos os dedos, os alunos repetem.
-Os alunos com as mãos apoiadas na classe, levantar os dedos de um a um e dizer o nome, enquanto um dedo levanta os outros permanecem imóveis na classe.


*Trabalhar olhos:

-Material: uma vareta com fitas de papel crepom coloridos;
­-Alunos sentados, acompanham com os olhos, sem mexer a cabeça, a trajetória da vareta (reta, círculo, para cima, para baixo, esquerda/direita...)

*Trabalhar com canção:(fazer o que diz a canção)

Senta, levanta
E torna a sentar
Olhe pro lado
Outra vez levantar
Mão na cintura
Cabeça pro lado
Faz que vai
Mais não vai

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Voltando às aulas, as professoras devem estar preparadas para a recepção  das crianças que são o centro das atenções, sendo que algumas delas é a primeira vez que chegam a uma instituição escolar. E vale lembrar que é preciso estar com atividades prontas para serem substituídas se for necessário.
Desejo a todos um ótimo Ano Letivo de 2011.



Modelos de lembrancinhas - Volta às Aulas



DICAS PARA INTEGRAR A TURMA 
NA VOLTA ÀS AULAS
 

quarta-feira, fevereiro 16, 2011



     É da natureza da criança gostar de ouvir falar de Deus – Criador de todas as coisas - sendo notável a expressão de satisfação ao realizarem a oração, agradecimento ou pedido a Deus (Papai do Céu).
             Ano passado, tive uma experiência profissional em uma Classe Especial. Sempre começo a aula com uma oração e, na classe especial não foi diferente. Então, todos os dias após a acolhida fazíamos à oração. Os meus alunos apresentam transtorno de fala e linguagem, decorrentes da deficiência intelectual, sendo que, alguns balbuciam e outros repetem as palavras que conhecem.
             Para saber se o momento da oração era significativo para eles, escolhi um dia da semana e não realizei a oração (até o momento que houve manifestação), pois, passado um tempo da aula, depois do lanche dois alunos expressaram a vontade de fazer a oração, um deles falou: “Pode (profe) papai céu”!
             A partir deste acontecimento, constatei que o momento da oração é muito importante em uma aula, e é significativo à criança.

*O nosso ritual para a oração é: em círculo, às vezes de mãos dadas ou formamos uma ‘capelinha’ com as mãos.

*Uma das orações que faço com meus alunos:



ORAÇÃO
Bom dia (boa tarde) Papaizinho do Céu
A aula já vai começar
Estamos juntinhos a estudar,
Abençoe a nossa escola
E nossa família também.


CANÇÃO - cantar fazendo gestos

As estrelinhas que brilham lá no céu
Brilham, brilham pra louvar a Deus.

Os cavalinhos corem lá no campo
Correm, correm pra louvar a Deus.

Os peixinhos que nadam na lagoa
Nadam, nadam pra louvar a Deus.

Os cabritinhos que sobem na montanha
Sobem, sobem pra louvar a Deus.

Os passarinhos que voam pelos ares
Voam, voam pra louvar a Deus.

Somos filhos de Deus, filhos de Deus.
Deus é nosso Pai e nosso criador.




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