terça-feira, novembro 16, 2010
Jogo de trilha |
Objetivo: fazer com que a criança
adquira a memória global das palavras (palavra inteira e não em sílaba), ao
mesmo tempo analise sua composição (sequência de letras) memorizem a ordem das
letras do alfabeto.
Grupo de 6 ou 7 alunos.
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
Grupo de 6 ou 7 alunos.
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
1. uma criança no ponto de entrada do
caracol antes da letra A;
2. professora mostra um cartaz à turma com
uma palavra; lê em voz alta e esconde o cartaz;
3. pular de letra em letra com 1 pé só,
para formar a palavra mostrada pula com os dois pés;
4. cada letra da palavra que atingir deverá
dizer a letra, se houver em uma das letras um sinal gráfico, deverá bater
palmas ao mesmo que grita o nome da letra;
5. ao chegar à última letra da palavra, a
criança deve dizer a palavra completa e volta pelo caracol, num pé só.
Marcadores: Habilidades Motoras
segunda-feira, novembro 15, 2010
O domínio do esquema corporal contribui para o
desenvolvimento da orientação espacial e lateralidade.
ATIVIDADES:
- Traçar o contorno do corpo do colega no chão, ou no papel pardo dobrado duplo e fazer um boneco em 3D, com jornal amassado dentro.
- Fazer painel com figuras humanas, comentar com a criança as diferenças entre as pessoas.
- Nomear as partes do corpo.
- Citar e colocar o dedo nos órgãos: - acima do queixo; em baixo do nariz; -em cima da boca;
- Brincadeira da estátua.
- BONECO 3D
- Cantar músicas como:
Esquema corporal
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
Ouvido, boca e nariz, e nariz.
Braço, cotovelo, pulso e
mão, pulso e mão.
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.
Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo
Bonito de mais.
Marcadores: Esquema Corporal
domingo, outubro 31, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
domingo, outubro 17, 2010
1. Braços
cruzados, olhos fechados, em silêncio por alguns momentos; “Que tipo de ruídos
ouviu”? Repetir a experiência com bastante atenção; “quantos sons conseguem
perceber”? Enumerar o que perceberam; diferenciar o resultado do 1º momento com
2º, e qual foi a razão desta diferença (atenção).
2. Gravura:
observar o suficiente uma gravura, retirar a gravura; alunos contar o que viram
e o que cada personagem estava fazendo.
3. Retomar
a gravura, observar a postura dos elementos a fim de representá-los; ler a
gravura da esquerda para a direita.
4. Brincadeiras: “Eu
fui ao mercado e comprei arroz”; crianças em círculo, cada um repetir a frase e
acrescentar um produto e assim sucessivamente.
5. O
professor realiza movimentos e a criança reproduz.
6. Narrar
história e fazer perguntas sobre a mesma.
Jogos de mesa |
Marcadores: Habilidades Motoras
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)