terça-feira, novembro 16, 2010

JOGO DO CARACOL ALFABÉTICO

Jogo de trilha
  Objetivo: fazer com que a criança adquira a memória global das palavras (palavra inteira e não em sílaba), ao mesmo tempo analise sua composição (sequência de letras) memorizem a ordem das letras do alfabeto.
Grupo de 6 ou 7 alunos.
      Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
1.      uma criança no ponto de entrada do caracol antes da letra A;
2.      professora mostra um cartaz à turma com uma palavra; lê em voz alta e esconde o cartaz;
3.      pular de letra em letra com 1 pé só, para formar a palavra mostrada pula com os dois pés;
4.      cada letra da palavra que atingir deverá dizer a letra, se houver em uma das letras um sinal gráfico, deverá bater palmas ao mesmo que grita o nome da letra;
5.      ao chegar à última letra da palavra, a criança deve dizer a palavra completa e volta pelo caracol, num pé só.

segunda-feira, novembro 15, 2010

ESQUEMA CORPORAL - Boneco de papel


         
O domínio do esquema corporal contribui para o desenvolvimento da orientação espacial e lateralidade.
ATIVIDADES:
  • Traçar o contorno do corpo do colega no chão, ou no papel pardo dobrado duplo e fazer um boneco em 3D, com jornal amassado dentro.
  • Fazer painel com figuras humanas, comentar com a criança as diferenças entre as pessoas.
  • Nomear as partes do corpo.
  • Citar e colocar o dedo nos órgãos: - acima do queixo; em baixo do nariz; -em cima da boca;
  • Brincadeira da estátua.
  •  BONECO 3D
  • Cantar músicas como:

Esquema corporal
Cabeça, ombro, perna e pé, perna e pé.
Ouvido, boca e nariz, e nariz.
Braço, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão.
Cabeça, ombro, perna e pé, perna e pé.

A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.

Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 
Bonito de mais.


                           

                             
                                

domingo, outubro 31, 2010

Psicomotricidade

domingo, outubro 17, 2010

DESENVOLVER - OPERAÇÃO DO PENSAMENTO


 
1.     Braços cruzados, olhos fechados, em silêncio por alguns momentos; “Que tipo de ruídos ouviu”? Repetir a experiência com bastante atenção; “quantos sons conseguem perceber”? Enumerar o que perceberam; diferenciar o resultado do 1º momento com 2º, e qual foi a razão desta diferença (atenção).
2.     Gravura: observar o suficiente uma gravura, retirar a gravura; alunos contar o que viram e o que cada personagem estava fazendo.
3.     Retomar a gravura, observar a postura dos elementos a fim de representá-los; ler a gravura da esquerda para a direita.
4.     Brincadeiras: “Eu fui ao mercado e comprei arroz”; crianças em círculo, cada um repetir a frase e acrescentar um produto e assim sucessivamente.
5.     O professor realiza movimentos e a criança reproduz.
6.     Narrar história e fazer perguntas sobre a mesma.

Jogos de mesa

DESENVOLVER - PENSAMENTO LÓGICO

·      
   Descrever objetos por atributos:
Blocos lógicos
·         Jogo: objetos sobre a mesa, professora pega um destes e solicita ao grupo; 4 coisas que aquele objeto não é;
·         Comparar e descobrir diferenças e semelhanças através das comparações das peças; considerando um atributo;
·          Jogo de dominó: uma peça iniciar, criança uma de cada vez, coloca uma peça que tenha só uma diferença entre a anterior;
·         Diferenças e semelhanças: crianças reúnem dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em outra;
·         Conjunto: estipular critérios para formar conjuntos – jogo: dois grupos (A e B) cada grupo com mesma quantia de blocos lógicos; o grupo combina o critério para formar conjunto. Um aluno do grupo A solicita uma peça ao grupo B (definição: cor, forma, espessura, tamanho); grupo B entrega a peça correta e pode pedir uma ao grupo A. O grupo A tenta descobrir o critério empregado pelo grupo B e vice-versa.
Bingo do Alfabeto
Gravuras
·        Ordenar gravuras por tamanho, começando do menor para o maior (critério o tamanho real do objeto);
·        Pares de figuras ou objetos, fazer associações e explicar, ex: camisa e calça; fogão e panela;
·        Recortar gravuras em grupo classificá-los segundo o critério estabelecido, ex: tem vida; serve para comer;
·        Gravuras: cada criança explica para que serve o que está representando;
·        Observar uma figura, desenhar separadamente as partes que compõe o todo;

;;