domingo, setembro 12, 2010

PERCEPÇÃO VISUAL – Tarefas

     
1.    Identificar o objeto diferente numa coleção;
2.    Identificar os objetos iguais numa coleção; 
3.    Identificar os objetos maiores ou menores;
4.    Reconhecer e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
5.    Identificar entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
6.    Desenhar o que falta para completar a figura (detalhes);
7.    Fechar os olhos e tentar enumerar o que viu;
8.    Formar fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
9.    Perceber as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido, alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
                    Observar um colega e desenhar;
 
Aula da Profª Carminha

DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA - Atividades

     
  • Identificar, nomear, comparar e diferenciar ruído e sons não vocais e localizar suas fontes;
  • Sons produzidos por madeiras, metal, borracha, papel, plástico, sólidos;
  • Teste de sons graves e agudos, (batidas, apitos);
  • Apitos - palmas - batidas de lápis, sineta, tambor;
  • Ouvir a voz de um colega e de olhos fechados identificá-lo;
  • Andar em direção a um som de apito ou sineta;
  • Citar os ruídos ouvidos de fora e nomeá-los;
  • Explorar sons do corpo;

segunda-feira, agosto 02, 2010

Atendimento Educacional Especializado

segunda-feira, abril 12, 2010

FIGURA FUNDO - Atividades

  * Destacar figuras ocultas numa cena;
* Enumerar objetos representados na figura;
* Olhar bem uma gravura, virar de costas e dizer tudo o que viu;
* Adivinhar qual o objeto que foi retirado de um grupo;
* Desenhar uma figura que lhe foi mostrada rapidamente;
* Descrever objetos ou gravuras vistas rapidamente;
* Mostrar uma figura e deixar os alunos interpretarem livremente;
* Dramatizar a gravura, tomando a mesma posição da gravura; 

"Criadores aprendem o que desejam aprender.
Não sabemos quanta liberdade de criação
é morta nas salas de aula."
(Neill)

EQUILÌBRIO - Tarefas

  1- Caminhar sobre uma linha, na ponta dos pés de braços abertos;
2- Caminhar sobre jornal (patinar), arrastando os pés;
3- Equilibrar um bastão na mão;
4- Equilibrar no pé um saquinho de areia e saltitar;
5- Equilibrar a bola na ponta do dedo;
6- Equilibrar-se num pé só, agachar-se e levantar:
7- Fazer marchas ritmadas sobre linhas traçadas no chão;
8- Seguir com o dedo, linhas feitas;
9- Apoiar o peso do corpo sobre uma perna, esticar a outra abrindo os braços;
10- Marchar sobre uma linha traçada, bem de pressa e com precisão, colocando a ponta dos pés sobre a linha;
11- Arremessar saquinhos de areia, em círculos traçados no chão à distancia de 3m;
12- Derrubar com a bola latas enfileiradas, (boliche);


"EDUCAR é... dar um valioso presente, não um duro dever." (Albert Einstein)

quarta-feira, abril 07, 2010

ESQUEMA CORPORAL - Atividades

 
* Educar a respiração:
- soprar sobre a palma da mão, balão, catavento... - fazer bolhas de sabão; - soprar com um canudinho dentro de uma lata, forte/fraco;
- assobiar;
  • * Reconhecer os movimentos do corpo - exercícios de reflexão (todas as partes);
  • * Rolar livremente, deitar de bruços/de lado/de costas;
  • * Andar de joelhos para frente/trás,
  • * Arrastar-se com apoio das mãos/ antebraços;
  • * Conhecer as partes do rosto - tocar, (frente ao espelho); *Fazer caretas;
  • * Contornar o rosto, boca, olhos, etc, com o dedo indicador, na frente do espelho;
  • * Nomear as partes do rosto do colega;
  • * Identificar as partes do corpo - (música);
  • * Organizar as partes do corpo (montar e desmontar um boneco);
  • * Identificar-se a si mesmo - desenho de seu corpo - corpo do colega, da mãe, pai, irmãos;
  • * Modelar bonecos;

;;