domingo, setembro 12, 2010
1. Identificar
o objeto diferente numa coleção;
2. Identificar
os objetos iguais numa coleção;
3. Identificar
os objetos maiores ou menores;
4. Reconhecer
e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
5. Identificar
entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
6. Desenhar
o que falta para completar a figura (detalhes);
7. Fechar
os olhos e tentar enumerar o que viu;
8. Formar
fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
9. Perceber
as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido,
alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
Observar um colega e desenhar;
Marcadores: Percepção Visual
- Identificar, nomear, comparar e diferenciar ruído e sons não vocais e localizar suas fontes;
- Sons produzidos por madeiras, metal, borracha, papel, plástico, sólidos;
- Teste de sons graves e agudos, (batidas, apitos);
- Apitos - palmas - batidas de lápis, sineta, tambor;
- Ouvir a voz de um colega e de olhos fechados identificá-lo;
- Andar em direção a um som de apito ou sineta;
- Citar os ruídos ouvidos de fora e nomeá-los;
- Explorar sons do corpo;
Marcadores: Percepção Auditiva
segunda-feira, agosto 02, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
segunda-feira, abril 12, 2010
* Destacar figuras
ocultas numa cena;
* Enumerar objetos representados na figura;
* Olhar bem uma gravura, virar de costas e dizer tudo o que viu;
* Adivinhar qual o objeto que foi retirado de um grupo;
* Desenhar uma figura que lhe foi mostrada rapidamente;
* Descrever objetos ou gravuras vistas rapidamente;
* Mostrar uma figura e deixar os alunos interpretarem livremente;
* Dramatizar a gravura, tomando a mesma posição da gravura;
* Enumerar objetos representados na figura;
* Olhar bem uma gravura, virar de costas e dizer tudo o que viu;
* Adivinhar qual o objeto que foi retirado de um grupo;
* Desenhar uma figura que lhe foi mostrada rapidamente;
* Descrever objetos ou gravuras vistas rapidamente;
* Mostrar uma figura e deixar os alunos interpretarem livremente;
* Dramatizar a gravura, tomando a mesma posição da gravura;
"Criadores
aprendem o que desejam aprender.
Não
sabemos quanta liberdade de criação
é
morta nas salas de aula."
(Neill)
Marcadores: Figura-Fundo
1- Caminhar sobre
uma linha, na ponta dos pés de braços abertos;
2- Caminhar sobre jornal (patinar), arrastando os pés;
3- Equilibrar um bastão na mão;
4- Equilibrar no pé um saquinho de areia e saltitar;
5- Equilibrar a bola na ponta do dedo;
6- Equilibrar-se num pé só, agachar-se e levantar:
7- Fazer marchas ritmadas sobre linhas traçadas no chão;
8- Seguir com o dedo, linhas feitas;
9- Apoiar o peso do corpo sobre uma perna, esticar a outra abrindo os braços;
10- Marchar sobre uma linha traçada, bem de pressa e com precisão, colocando a ponta dos pés sobre a linha;
11- Arremessar saquinhos de areia, em círculos traçados no chão à distancia de 3m;
12- Derrubar com a bola latas enfileiradas, (boliche);
"EDUCAR é... dar um valioso presente, não um duro dever." (Albert Einstein)
2- Caminhar sobre jornal (patinar), arrastando os pés;
3- Equilibrar um bastão na mão;
4- Equilibrar no pé um saquinho de areia e saltitar;
5- Equilibrar a bola na ponta do dedo;
6- Equilibrar-se num pé só, agachar-se e levantar:
7- Fazer marchas ritmadas sobre linhas traçadas no chão;
8- Seguir com o dedo, linhas feitas;
9- Apoiar o peso do corpo sobre uma perna, esticar a outra abrindo os braços;
10- Marchar sobre uma linha traçada, bem de pressa e com precisão, colocando a ponta dos pés sobre a linha;
11- Arremessar saquinhos de areia, em círculos traçados no chão à distancia de 3m;
12- Derrubar com a bola latas enfileiradas, (boliche);
"EDUCAR é... dar um valioso presente, não um duro dever." (Albert Einstein)
Marcadores: Equilíbrio
quarta-feira, abril 07, 2010
*
Educar a respiração:
- soprar sobre a palma da
mão, balão, catavento... - fazer bolhas de sabão; - soprar com um canudinho
dentro de uma lata, forte/fraco;
- assobiar;
- * Reconhecer os movimentos do corpo - exercícios de reflexão (todas as partes);
- * Rolar livremente, deitar de bruços/de lado/de costas;
- * Andar de joelhos para frente/trás,
- * Arrastar-se com apoio das mãos/ antebraços;
- * Conhecer as partes do rosto - tocar, (frente ao espelho); *Fazer caretas;
- * Contornar o rosto, boca, olhos, etc, com o dedo indicador, na frente do espelho;
- * Nomear as partes do rosto do colega;
- * Identificar as partes do corpo - (música);
- * Organizar as partes do corpo (montar e desmontar um boneco);
- * Identificar-se a si mesmo - desenho de seu corpo - corpo do colega, da mãe, pai, irmãos;
- * Modelar bonecos;
Marcadores: Esquema Corporal
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)