domingo, janeiro 05, 2014
O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia
abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da
humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a
pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras
desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas ideias e
pensamentos entre si.
A princípio usavam os desenhos para comunicar-se, expressar opiniões, já
que todo o mundo era praticamente iletrado. Os desenhos funcionavam como
escrita. Com o tempo, o desenho foi ganhando novas formas, novos traços, e
foi-se aperfeiçoando até a realidade atual. O desenho é, portanto, uma
representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata.
O desenho e as etapas da criança
O desenho é quase sempre, a primeira grande obra das crianças. Representa
seu primeiro tesouro expressivo, já que através dos desenhos dizem muitas
coisas de si mesmas. Pode ser que esta seja a razão pela qual muitos pais estão
cada dia mais interessados pelos desenhos que fazem seus filhos. O desenho
pode-se converter, em alguns casos, no termômetro do estado de ânimo da
criança, já que traduz o que a criança sente, pensa, deseja, o que a deixa
inquieta, alegre ou triste.
Cada criança é um mundo, e isso se vê em seus desenhos. Se você pede a um grupo de crianças que desenhe uma casinha de campo, todos os desenhos sairão diferentes. Podem parecer-se em algo, mas jamais serão iguais. Além disso, deve-se considerar que os desenhos também seguem algumas etapas que poderíamos apontar como:
- a etapa do rabisco (garatujas) - dos 3 aos 6 anos de idade;
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade;
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade;
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade;
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade.
- a etapa do realismo fortuito - dos 6 aos 9 anos de idade;
- a etapa do realismo falhado - dos 9 aos 12 anos de idade;
- a etapa do realismo intelectual - dos 12 aos 14 anos de idade;
- a etapa do realismo virtual - a partir dos 14 anos de idade.
![]() |
Desenho feito por um aluno de 4 anos |
LEIA MAIS SOBRE O DESENHO INFANTIL
NOS LINKS ABAIXO:
NOS LINKS ABAIXO:
Marcadores: Coord. Motora Fina, Criatividade, Motricidade Fina
quarta-feira, novembro 14, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 1)- 4 a 6 anos de idade
2 comentários Postado por Professora Carminha às 23:23
• Postura (em pé):
Estando os alunos em pé, o
professor se posiciona de forma a ficar com a coluna ereta, pernas e pés
unidos, braços ao longo do corpo, queixo para frente; mantendo
essa posição por alguns
segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor.
Esse exercício deve ser feito em completo silêncio.
• Postura (sentados):
Estando os alunos sentados no
chão, o professor se posiciona de forma a ficar sentado com as pernas cruzadas
(como na ioga), coluna ereta e mãos sobre os joelhos;
mantendo esta posição por
alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do
professor. Este exercício deve ser feito em completo silêncio.
• Gestos (em pé):
O professor executa os
movimentos lentamente, em silêncio, e os alunos imitam seus gestos (selecionar
alguns dos exercícios abaixo para cada sessão):
- rotatória do pescoço (para a
direita e para a esquerda);
- levando a cabeça para trás,
flexionar a nuca;
- levando a cabeça para baixo,
encostar o queixo no peito;
- girando a cabeça para os
lados, encostar o queixo nos ombros;
- rotatória dos ombros (para
frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- rotatória dos braços (para
frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- flexão do tronco (mãos na
cintura) para frente, para trás e para os lados;
- rotatória da cintura (para a
direita e para a esquerda);
- elevação dos joelhos
(alternados);
- elevação das pernas
(alternados);
- rotatório das pernas (com
pequena elevação);
- flexão dos joelhos agachando,
com a coluna ereta, mão na cintura ou braços para frente;
- dar um passo à frente;
- dar um passo para trás;
- balançar o corpo;
- balançar os braços;
- elevação dos braços
perpendicularmente ao tronco, acima da cabeça (primeiro alternados, depois ao
mesmo tempo);
- abrir os braços na
horizontal (alternados) e abaixá-los até tocar a coxa;
- elevar os braços alternados
para frente e depois abaixá-los até tocar a coxa;
- cruzar os braços esticados
para frente (semelhante a uma tesoura);
- movimentar os braços
imitando nado;
- movimentar os braços
imitando voo;
Marcadores: Coord. Motora Ampla
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 2)- 4 a 6 anos de idade
2 comentários Postado por Professora Carminha às 23:20
Movimentos
do tronco (em pé)
- pés unidos, flexionar o
tronco para frente, em ângulo reto;
- pés separados, flexionar o
tronco para frente, em ângulo reto;
- pernas separadas, flexionar
o tronco para frente e tocar o chão com as mãos;
- pernas separadas, flexionar
o tronco para frente e tocar os pés com as mãos;
Gestos
com as mãos (sentados ou em pé)
Em silêncio os alunos imitam
os movimentos executados pelo professor:
- rotatória dos pulsos;
- movimentos dos dedos;
- mãos fechadas, abrir um dedo
de cada vez;
- palma das mãos para frente;
- dorso das mãos para frente;
- mãos frente á frente, abrir
e fechar os braços;
- gesto de lavar as mãos;
- estalar os dedos;
- passar as mãos pelo corpo,
alisando a pele;
- tocar as mãos na cabeça, nos
ombros, nos joelhos, nos pés;
- fazer sinal de “positivo”
(polegar para cima);
- fazer sinal de “negativo”
(polegar para baixo);
- acenar (como dizendo
“adeus”);
- balançar as mãos;
- colocar as mãos juntas,
postas como para uma prece
(primeiro com os dedos esticados, depois com os
dedos cruzados);
- fazer o sinal da cruz;
- acariciar o colega ao lado;
- cumprimentar
o colega ao lado;
Marcadores: Coord. Motora Ampla
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 3)- 4 a 6 anos de idade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 23:18
Movimentos
com os pés (sentados)
- esticar os pés (para frente);
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- movimentar os tornozelos
(alternados);
- movimentar os dedos (quando
descalços);
- movimentos com os pés (em
pé);
- passo para frente;
- passo para trás;
- tocar uma ponta do pé no
chão (alternar);
- tocar um calcanhar no chão
(alternar);
- ficar na ponta dos dois pés;
- ficar sobre os dois
calcanhares;
- abrir os pés (para fora);
- fechar os pés (para dentro);
- ficar sobre um pé só
(alternar);
Movimentos
com pernas e braços (sincronizados)
- membros direitos para
frente, para o lado, para cima, para trás;
- agitar os membros direitos;
- os mesmos exercícios com os
membros esquerdos;
- elevar o braço direito e a
perna esquerda (alternar);
- esticar o braço direito e a
perna esquerda (alternar);
- tocar o pé direito com mão
direita;
- tocar o pé esquerdo com a
mão esquerda;
- tocar o pé direito com a mão
esquerda (alternar);
- elevar o joelho direito
flexionado e abraçá-lo com o braço direito;
- elevar o joelho esquerdo
flexionado e abraçá-lo com o braço esquerdo;
- elevar um joelho de cada vez
e abraçá-lo com os dois braços;
- de joelhos, colocar-se em
pé, sem ajuda das mãos;
- duas crianças de mãos dadas,
uma em pé e a outra de cócoras, levantam-se e se agacham, alternadamente;
Marcadores: Coord. Motora Ampla
quarta-feira, novembro 07, 2012
COORDENÇÃO MOTORA AMPLA (parte 4)- 4 a 6 anos de idade
1 comentários Postado por Professora Carminha às 18:15
Movimentos
com as pernas
- elevação das pernas
(alternadas);
- elevação das duas pernas;
- flexão das pernas, trazendo
os joelhos até o peito (alternadas, depois as duas juntas);
- elevar as pernas e fazer
movimentos de tesoura;
- elevar as pernas e fazer
movimentos de bicicleta;
- abertura das pernas;
- deitar o tronco sobre as
pernas fechadas (beijar os joelhos);
- deitar
o tronco sobre as pernas abertas (tocar o queixo no chão);
- movimentos de pernas como se
cortassem a grama;
Movimentos
na ponta-dos-pés
- manter-se na ponta-dos-pés
com os olhos abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os olhos fechados;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os braços abertos;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os braços ao longo do corpo;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os pés juntos;
- manter-se na ponta-dos-pés
com os pés separados;
Marcadores: Coord. Motora Ampla
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)