domingo, outubro 21, 2012

GINÁSTICA COM BALÕES


Ginástica com Balões
OBJETIVO: executar alongamentos com auxílio de material alternativo
MATERIAIS: balões de aniversário
DURAÇÃO: 15min
FAIXA ETÁRIA: todas
- Inicialmente peça que os alunos encham os balões em um tamanho médio.
- Em pé, braços alongados acima da cabeça, peça que eles pressionem o
balão com a palma das mãos (10s);
- Inclinando o tronco para o lado direito e depois para o esquerdo,
 pressionar o balão agora com as pontas dos dedos (10s cada lado);
- Em pé, coluna reta, braços alongados atrás, continuar pressionando
o balão com a ponta dos dedos (10s);
- Apenas segurando o balão atrás, descer o tronco a frente com a coluna reta
 e mantendo as pernas alongadas (10s);
- Pernas afastadas, colocar o balão no chão e pressioná-lo com as duas mãos (10s);
- Segurar o balão com a mão direita e encosta-lo no pé direito,depois o contrário (10s);
- Em pé, segurar o balão, entre a coxa e a panturrilha, com a perna dobrada atrás (10s);
- Em pé, passando o balão por baixo das pernas, elevando-as flexionadas a frente (10s;
- Em pé segurar o balão na altura dos joelhos, e realizar o exercício de fortalecimento
 das panturrilhas (subindo meia -ponta);
- Relaxamento, movimentos lentos ao som de uma melodia lenta

domingo, outubro 14, 2012

Homenagem aos Professores



sexta-feira, outubro 12, 2012


DINÂMICAS DE RECREAÇÃO

A objetivo das dinâmicas é descontrair,
 brincar, fortalecer os laços de
amizade entre os membros do grupo. 
Favorecem a participação, a integração e
coesão, para crescimento e busca de metas comuns. 
São ótimas para aqueles
momentos de sono, de moleza, 
depois do almoço ou após blocos de trabalho mais longos.
SUGESTÕES DE DINÂMICAS NO LINK ABAIXO:



DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO E CONHECIMENTO

São técnicas que, ao mesmo tempo em que descontraem, favorecem o aflorar de sentimentos e emoções. Afeto, carinho, palavras de estímulo e conforto são algumas expressões de sentimentos que as pessoas têm dificuldade de exteriorizar. Diante disso o facilitador tem um papel fundamental: estabelecer um clima de confiança mútua – grupo e facilitador.
As dinâmicas de integração têm como objetivo favorecer o processo de conhecimento entre os membros de um grupo, descontrair e aproximar as pessoas.

SUGESTÕES DE DINÂMICAS NO LINK ABAIXO:


DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO

A técnica de apresentação em dinâmicas de grupo funciona como mecanismo facilitador e tem como objetivo atenuar as formalidades do momento inicial do relacionamento em grupo, induzindo seus membros a se colocarem diante dos demais de maneira descontraída, através de estímulos adequados.

SUGESTÕES DE DINÂMICAS NO LINK ABAIXO:

3 Sugestões de Dinâmicas

quarta-feira, outubro 10, 2012


O QUE QUER DELE (A)?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Tendo em destaque uma criança que deverá estar de olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Perguntar para a criança que está de olhos vendados: _ É esse? É essa? Apontando as crianças que estão sentadas. Quando ela disser que sim. Perguntar o que quer do colega ou da colega...(Um beijo, um abraço, um aperto de mão, ou um passeio).
A criança deverá realizar a ação que escolher.

MAMÃE COELHA
PREPARAÇÃO: Alunos sentados, tendo em destaque, uma criança designada à mamãe coelha. Do outro lado, à sua frente uma criança, designada a raposa.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, a mamãe dirá: “_VAMOS PASSEAR”?
Todos deverão deslocar-se até chegar perto da raposa. Porém quando o professor disser:
“-CUIDADO COM A RAPOSA!” Todos deverão voltar aos seus lugares.
OBS:Quem for pego sairá da brincadeira.

CORRIDA DAS FORMIGUINHAS
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas uma ao lado da outra. Tendo em destaque quatro participantes iniciais, que serão denominados “as formiguinhas”. Dois participantes deverão ficar sentados, na marca designada para receber as folhas, que estarão espalhadas à sua frente numa certa distância. As demais crianças aguardarão sua vez.
DESENVOLVIMENTO: Dado o sinal duas das formiguinhas deverão deslocar-se até as folhas e trazê-las uma a uma para as formiguinhas companheiras.
OBS: Realizar a contagem de folhas para designar a equipe vencedora.

;;