sexta-feira, abril 04, 2014
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA com Jogos e Brincadeiras
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:58
SETE JOGOS / BRINCADEIRA QUE TRABALHAM
OS NÚMEROS
PRÉ A 2º ANO
Marcadores: Matematicando
segunda-feira, março 31, 2014
PSICOMOTRICIDADE - BASE DA EDUCAÇÃO Pré-escolar e Escolar
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:37
PSICOMOTRICIDADE
Segundo Pica e Vayer existe um paralelismo entre o
desenvolvimento das funções motoras e o desenvolvimento das funções psíquicas.
Psicomotricidade, portanto, é a relação entre pensamento
e a ação, envolvendo também a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da
educação, procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções
da inteligência.
Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter
acesso aos símbolos e a abstração. O desenvolvimento psicomotor evolui
paralelamente ao desenvolvimento mental. Desta maneira, é essencial às
diferentes aprendizagens na escola, principalmente a aprendizagem da leitura e
da escrita, que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor harmonioso; a
motricidade apresenta-se como reação global, onde os fenômenos motores e
psicológicos se entrelaçam.
A educação psicomotora deve ser considerada como uma
educação de base na escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares
e escolares, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade,
a situar-se no espaço, dominar o tempo, a adquirir a coordenação de seus gestos
e movimentos.
É na fase de vida da criança pré-escolar (nascimento aos
6 anos) que ela deverá adquirir as capacidades básicas e desenvolve-las.
Médicos e Psicólogos afirmam que este período é decisivo para a formação da
personalidade adulta.
Assim, todas as crianças deveriam, independentemente das
oportunidades de experimentação oferecidas pela família, frequentar uma
pré-escola para complementar essa educação, tão necessária nesta faixa etária.
**** MOVIMENTO
É VIDA, e ninguém mais
necessita dele do que a criança, desde os movimentos voluntários e bem
coordenados.
**** A criança na pré-escola, deverá vivenciar todas as
formas de MOVIMENTO que necessita para seu DESENVOLVIMENTO harmônico de maneira
criativa, onde ela também possa expressar-se livremente.
É bom sempre frisar que a criança percebe-se e percebe o
mundo exterior através do corpo e por ele se relaciona com os objetos e fatos.
O seu “COMPORTAMENTO” liga-se com a ação corporal que abrange três noções: a de
CORPO, a dos OBJETOS e as dos DEMAIS
CORPOS.
Portanto, a Psicomotricidade é uma ciência que tem por
objetivo o estudo do homem, através do corpo e do movimento, nas relações com o
mundo interior e exterior.
Marcadores: Assuntos Complementares
sexta-feira, fevereiro 21, 2014
Jogo
para ambiente pequeno.
Habilidades
que desenvolve:
**
Atenção;
**
Coordenação;
**
Percepção Tátil;
**
Volta à calma.
Aperto
de Mão
*** Formar
um círculo com os alunos, de modo, que fique a mesma quantia de alunos para um
lado e outro do juiz e do mestre.
***
Todos de mãos dadas, escondidas nas costas.
***
Um será o juiz, o outro, o mestre – apertador de mãos.
***
O mestre aperta as mãos dos participantes. Um certo número de vezes.
***
Estes devem ir passando os apertos aos colegas até chegar ao juiz. O juiz diz
qual lado chegou primeiro e quantos apertos chegaram.
***
Ganha ponto quem chegar primeiro e o número de aperto estiver certo.
Marcadores: Dia de chuva, Percepção Tátil
segunda-feira, fevereiro 17, 2014
Habilidades a serem trabalhadas:
# Afetividade; # Atenção; # Coordenação;
# Formação de liderança; # Integração;
# Sociabilidade; # Reflexo;# Ritmo;
# Volta à
calma.
Jogo dos Nomes
*** Cada aluno recebe um cartão com o
nome de um colega;
*** Um aluno começa o jogo dizendo:
___ “Fui na casa do ... FULANO ... e ele não
estava.
*** O aluno que tem este nome deverá
dizer:
___ “O ... FULANO ... estava, quem não estava
era ... BELTRANO ...
*** Assim continua o jogo até todos os
nomes serem falados.
OBS: Este
jogo é bom para fazer no primeiro dia de aula para os alunos se conhecerem.
A palma da Melancia
- Alunos sentados no chão ou em seus
lugares na sala de aula.
- Todos simulam ter em suas mãos uma
fatia de melancia e comem de uma extremidade a outra. Jogam fora as sementes,
mordem novamente, jogam fora as sementes – e jogam a casca para trás de si,
onde está um lixo imaginário.
- Limpam as mãos batendo palmas.
Palma do trem
** Os alunos sentados.
** Quando a professora erguer os
braços as crianças batem palmas, bem forte, quando ela abaixa, batem fraco; o
professor aumenta ou diminui o ritmo de erguer os braços e os alunos imitam o
movimento com palmas (fraco e forte).
Leão, Caçador e Espingarda
# Formar três grupos com a turma.
# Cada grupo, em segredo, combina
gestos que fará quando a professora der o sinal.
LEÃO:
gesto – garras e rugir
CAÇADOR:
gesto de quem está procurando a espingarda
ESPINGARDA:
gesto de apontar uma arma
# O leão come o caçador, o caçador usa
a espingarda e a espingarda mata o leão. Assim somam-se os pontos em cada
rodada.
Marcadores: Dia de chuva
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)