segunda-feira, janeiro 13, 2014
Brincadeiras que desenvolvem:
Criatividade / Coordenação Motora fina
|
||
Esta é uma brincadeira inclusiva.
*
Divida a turma em grupos de cinco alunos, colocando-os sentados no chão.
*
Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e
um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante, exemplo: faz um traço, para e a próxima ação é de outro aluno.
*
Os alunos terão também de obedecer às seguintes características individuais:
·
Aluno 1 - é cego e só tem o braço direito;
·
Aluno 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
·
Aluno 3 - é cego e surdo;
·
Aluno 4 - é cego e mudo;
·
Aluno 5 - não tem os braços.
*
A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos.
*
Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios
superados e as formas de cooperação colocadas em prática.
MATERIAL: Papel e lápis
(pode ser lápis colorido)
OBJETIVO: Favorecer a
desinibição; aprofundar o conhecimento entre os
membros do grupo;
DESENVOLVIMENTO:
1- Distribuir papel e lápis para
cada aluno, que estará posicionado em círculo.
2- Orientar que cada aluno deverá
fazer um desenho – qualquer desenho – que
represente algo de si. Não
importa que não se saiba desenhar; deve ser bastante
espontâneo.
3- Marcar um tempo de dez minutos
para cada um confeccionar o seu cartaz.
4- Uma vez concluídos os
cartazes, cada aluno deve sair do seu lugar, mostrar o
cartaz, de forma visível, aos
demais membros do grupo e proceder a sua
apresentação: nome e explicação
do desenho e sua expectativa com relação ao
inicio das aulas.
5-Plenária:
Ao final, o professor dá
oportunidade para quem quiser fazer mais alguma
referência a alguém acerca de sua
apresentação. Cada um também fica livre para
expressar o que achou da
dinâmica. Se sentiu alguma dificuldade, por quê? Qual
foi o objetivo? |
Marcadores: Dinâmicas
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
gostei muito das dinâmicas, irei desenvolver na primeira semana de aula com minha turma de 2º ano.
obrigada pela sugestão e parabéns!!!
Oi Denise Regina, seja sempre bem vinda a este espaço, é por existir colegas como Você que eu sinto uma imensa satisfação em compartilhar minhas atividades, que são selecionadas com muito carinho e dedicação. Obrigada!
Oi Denise Regina, seja sempre bem vinda a este espaço, é por existir colegas como Você que eu sinto uma imensa satisfação em compartilhar minhas atividades, que são selecionadas com muito carinho e dedicação. Obrigada!
Olá sou prof. de Desenho artístico e estudante de pedagogia, apliquei a dinâmica "De que é o desenho?" em uma das minhas aulas e foi muito bom o resultado, parabéns pelo trabalho! Siga meu blog: www.jason-d.blogspot.com
Postar um comentário
Sua opinião é importante!