quarta-feira, janeiro 08, 2014
Faça seu
aluno feliz com jogos e brincadeiras!
Ótimas sugestões de jogos e brincadeiras que
desenvolvem:
Coordenação Motora Ampla / Motricidade Ampla
Equilíbrio
Percepção Espacial / Orientação Espacial
TARTARUGA
GIGANTE
Crianças pequenas, até 7 anos, também
têm vez nos jogos cooperativos.
**Objetivo do Jogo: Mover a tartaruga gigante em uma direção.
**Propósito: Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
**Objetivo do Jogo: Mover a tartaruga gigante em uma direção.
**Propósito: Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
**Recursos: Um tapete grande ou
algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material
apropriado.
**Número de participantes: Mínimo
de 3, máximo de 8 por tapete.
**Duração: Crianças nessa faixa
etária adoram repetir e repetir o jogo. Quando elas não quiserem mais continuar
o jogo acabará por si só.
**Descrição: O grupo de crianças
engatinha sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se
mover em uma direção.
**Dicas: No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.
**Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.
**Dicas: No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.
**Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.
DUAS
ILHAS
***Marcar
no chão o contorno de duas áreas que irão representar duas ilhas ou dispor dois
tapetes no chão, distanciadas de uns 3 metros.
***Dividir
os participante por estas duas áreas.
***A
cada grupo atribui-se uma tábua ou cartão de cerca de 25 cm de largura por um metro
e meio de comprimento (folha de jornal cortada ao meio).
***Explica-se
aos jogadores que em cada uma das ilhas há só um determinado tipo de alimento e
que os seus habitantes estão saturados de comer sempre o mesmo, por isso querem
trocar de ilha. Porém, não existe nenhuma ponte ligando as duas ilhas e elas
são demasiado distantes para se nadar de uma para a outra.
***Pede-se
aos jogadores para se deslocarem todos da ilha onde estão para a outra, usando
as tábuas (folhas de jornal) como pontes, sem caírem na "água".
***Se alguém cai na "água"
terá de voltar ao ponto de partida.
***
VARIAÇÃO: dar uma corda aos jogadores e pedir que encontrem outras estratégias
para resolver a situação.
***Criar uma terceira ilha a cerca de 5 metros de distância da
anterior. Repetir o jogo.
ATRAVESSAR
A PONTE
##
Dispor de uma tábua de 25 cm
de largura e alguns metros de comprimento, disposta a alguns centímetros do
chão (utilize tijolos para apoiar a tábua).
##
Distribuir os jogadores, de pé sobre a tábua, o número de jogadores depende do
comprimento da tábua.
##
Dividi-los, metade para cada lado da tábua, distribuir bonés ou uma fita
colorida que os diferencie em dois grupos: os da metade direita e os da metade
esquerda da ponte.
##
Pedir para que, sem pôr o pé no chão, os jogadores se desloquem sobre a ponte
de modo a que, os que estão na metade esquerda passem a ocupar a metade direita
e vice-versa.
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