sexta-feira, agosto 31, 2012
ATENÇÃO
O desenvolvimento da atenção pressupõe atividades que se manifestam por força da motivação (motivo de ação) e que desperta o interesse dos alunos. Importante é o grau de complexidade das situações estimuladoras. Tanto as atividades muito simples como as complexas, podem ocasionar redução na capacidade de atenção que, por desinteresse ou ansiedade, tornam a atenção baixa e dispersa. Os jogos, em geral, costumam estimular a atenção alta e concentrada, em qualquer criança.
Recomenda-se, porém não se exceder nos jogos que estimulem o clima competitivo, gerador de ansiedade, particularmente quando se trata de alunos com dificuldades de aprendizagem.
***Sugestões de jogos e brincadeiras***
- Jogos: de peças, quebra-cabeça, completarem figuras, seqüência de cores, formas e tamanhos, de 7 erros, dominó, xadrez, vídeo-game...
- Brincadeiras: lenço atrás, dança das cadeiras, passa anel, bola-bobo...
- Atividades de relaxamento...
- Jogos e brincadeiras que envolvem equilíbrio, por exemplo:
NOMEAR CORES
PREPARAÇÃO: Alunos sentados em círculo. Cada um tendo uma caixinha de cor diferente.
DESENVOLVIMENTO: Cada criança deverá entrar no meio do círculo e dizer a cor da caixinha que possui. Após apresentação da cor, deverá empilhar as caixinhas no centro da roda, sem deixá-las cair.
CORRIDA DAS TARTARUGAS
PREPARAÇÃO: Crianças posicionadas como as tartarugas, com as mãos no chão, sem encostar os joelhos no chão.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, cada criança deverá percorrer o espaço designado contendo uma caixinha colorida nas costas (que será o casco), sem deixar cair. Quem chegar primeiro ao local de chegada será o vencedor.
Marcadores: Cognição, Equilíbrio
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!