quinta-feira, dezembro 23, 2010
O jogo desempenha papel importante
no desenvolvimento total da criança.
O brinquedo promove o crescimento espiritual, físico, mental, social e emocional da criança.
* Teoria Psicogenética de JEAN PIAGET, encara o jogo ao mesmo tempo como expressão e condição do desenvolvimento da criança. O jogo é um verdadeiro marco da evolução cognitiva da criança.
* Teoria Psicanalítica de FREUD, o jogo tem correlação com outras atitudes fantasiosas da criança e, especialmente, com o sonho. Assim, a função essencial do jogo seria reduzir as tensões nascidas das impossibilidades de realizar os desejos, mas ao contrário do sonho, o jogo está baseado numa transação constante entre os impulsos e as regras, o imaginário e o real.
* SCARF, o brinquedo é o processo
educacional mais completo da mente, é um artifício engenhoso da natureza para
assegurar que cada indivíduo adquira conhecimento e sabedoria. O brincar é
espontâneo, é criativo, é uma atitude desejada e realizada por si mesmo.
* BRUNER, “brincar é um negócio sério”, é provavelmente o negócio mais sério da infância e o adulto não deveria apenas respeitá-lo, como encorajá-lo e propiciá-lo em todas as circunstâncias.
* FRANK, pois de fato, “brincar é o modo como à criança aprende o que ninguém lhe pode ensinar”.
* VYGOSTSKY, brincar é fundamental para a aprendizagem da escrita e da leitura.
O brinquedo promove o crescimento espiritual, físico, mental, social e emocional da criança.
* Teoria Psicogenética de JEAN PIAGET, encara o jogo ao mesmo tempo como expressão e condição do desenvolvimento da criança. O jogo é um verdadeiro marco da evolução cognitiva da criança.
* Teoria Psicanalítica de FREUD, o jogo tem correlação com outras atitudes fantasiosas da criança e, especialmente, com o sonho. Assim, a função essencial do jogo seria reduzir as tensões nascidas das impossibilidades de realizar os desejos, mas ao contrário do sonho, o jogo está baseado numa transação constante entre os impulsos e as regras, o imaginário e o real.
Meus alunos jogando |
* BRUNER, “brincar é um negócio sério”, é provavelmente o negócio mais sério da infância e o adulto não deveria apenas respeitá-lo, como encorajá-lo e propiciá-lo em todas as circunstâncias.
* FRANK, pois de fato, “brincar é o modo como à criança aprende o que ninguém lhe pode ensinar”.
* VYGOSTSKY, brincar é fundamental para a aprendizagem da escrita e da leitura.
Professora
Carminha
Marcadores: Assuntos Complementares
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!