13 de jan de 2014

DINÂMICA COM DESENHO – Volta às aulas




Brincadeiras que desenvolvem:

Criatividade / Coordenação Motora fina

 
Aluno de 5 anos de idade
SEGUINDO O CHEFE  
Esta é uma brincadeira inclusiva.


* Divida a turma em grupos de cinco alunos, colocando-os sentados no chão.

* Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e
 um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez,
 passando em seguida o lápis para outro participante, exemplo: faz um traço,
 para e a próxima ação é de outro aluno.

* Os alunos terão também de obedecer às seguintes características individuais:

· Aluno 1 - é cego e só tem o braço direito;

· Aluno 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;

· Aluno 3 - é cego e surdo;

· Aluno 4 - é cego e mudo;

· Aluno 5 - não tem os braços.

* A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos.

* Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios 
superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

DE QUEM É O DESENHO?

Grupo: Até 20 pessoas (crianças ou adolescentes).
Objetivo: Reconhecer o talento dos colegas.
Tempo: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.
Local: Uma sala suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas

 as pessoas participantes.
Material:Som de CD. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.
Desenvolvimento: O professor deverá fazer dois grupos de alunos em 

 dois círculos na sala com as carteiras.
Colocar uma música e distribuir as folhas para os alunos que deverão 

desenhar qualquer coisa ou a critério do professor.
Quando o professor parar a música, os alunos deverão passar a folha 

para o colega da direita (a folha não deverá ter nome) até o professor
 dar o sinal de parar.
Na hora que chegar a folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega

 tenta adivinhar de quem é o desenho.
Podem-se trocar as folhas entre os grupos ou não.
Se um do grupo acertar de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e

 se não acertar, um ponto para o outro grupo. E assim continua a brincadeira.
Conclusão: abordagem às vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento

 de cada integrante.


CARTAZ

MATERIAL: Papel e lápis (pode ser lápis colorido)

OBJETIVO: Favorecer a desinibição; aprofundar o conhecimento entre os

membros do grupo;

DESENVOLVIMENTO:

1- Distribuir papel e lápis para cada aluno, que estará posicionado em círculo.

2- Orientar que cada aluno deverá fazer um desenho – qualquer desenho – que

represente algo de si. Não importa que não se saiba desenhar; deve ser bastante

espontâneo.

3- Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz.

4- Uma vez concluídos os cartazes, cada aluno deve sair do seu lugar, mostrar o

cartaz, de forma visível, aos demais membros do grupo e proceder a sua

apresentação: nome e explicação do desenho e sua expectativa com relação ao

inicio das aulas.

5-Plenária:

Ao final, o professor dá oportunidade para quem quiser fazer mais alguma

referência a alguém acerca de sua apresentação. Cada um também fica livre para

expressar o que achou da dinâmica. Se sentiu alguma dificuldade, por quê? Qual
foi o objetivo?



 

4 comentários:

Denise Regina Andrade disse...

gostei muito das dinâmicas, irei desenvolver na primeira semana de aula com minha turma de 2º ano.

obrigada pela sugestão e parabéns!!!

Professora Carminha disse...

Oi Denise Regina, seja sempre bem vinda a este espaço, é por existir colegas como Você que eu sinto uma imensa satisfação em compartilhar minhas atividades, que são selecionadas com muito carinho e dedicação. Obrigada!

Professora Carminha disse...

Oi Denise Regina, seja sempre bem vinda a este espaço, é por existir colegas como Você que eu sinto uma imensa satisfação em compartilhar minhas atividades, que são selecionadas com muito carinho e dedicação. Obrigada!

Jason Dimas disse...

Olá sou prof. de Desenho artístico e estudante de pedagogia, apliquei a dinâmica "De que é o desenho?" em uma das minhas aulas e foi muito bom o resultado, parabéns pelo trabalho! Siga meu blog: www.jason-d.blogspot.com

Postar um comentário