22 de ago de 2012

SUGESTÕES DE TAREFAS PARA GINCANA NA ESCOLA


CAÇA AO OBJETO:
Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde será realizada a gincana.
Reúnem-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar.
 Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar, pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado.
 O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor.
Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.
Gincana na minha Escola

CORRIDA DO MILHO:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. 
Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos  pares,  um deles segura uma colher e o outro um copo descartável.
Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia.  Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada.  Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura.  Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.

CORRIDA DO OVO:
Marca-se um local de partida e outro de chegada.
 Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima.
Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.

CORRIDA DO SACI OU DOS SAPATOS:
 Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados.
 Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.

CORRIDA DO SACO:
 Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura.
Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.
  

CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS:
 Marca-se um local de partida e outro de chegada.
 Os participantes reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo  esquerdo de seu par.
Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. 
 Marca-se um local de partida e outro de chegada.  
Vence a dupla que chegar primeiro.

DANÇA DA LARANJA:
 Formam-se alguns casais para a dança.
Uma laranja é colocada entre as testas de cada par.
 Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos.  
Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado.
 A música prossegue até que fique só um casal.

DANÇA DAS CADEIRAS:
Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. 
Os assentos ficam voltados para fora.
Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras.
Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira.

22 comentários:

Anônimo disse...

Ok quero receber

Anônimo disse...

Olá, não sei se serei a única, mas observei várias atividades interessantes aqui, porém essa cor dificulta a leitura... Sendo assim, retorno aqui em outro momento, quem sabe a página estará com outra cor... Bjs..

Anônimo disse...

Uma sugestão que foi um sucesso na nossa escola: Realizar provas externas que seriam provas do tipo que vc leva seus alunos para uma área externa da escola tipo: Prova do rapel, onde a escola levara os alunos envolvidos para a realização da mesma para e execução e filmagem da prova, onde os resultados serão apresentados em um dia agendado pela escola, além dessas, foram realizadas outras como: MEU PROFESSOR TAMBÉM pesca onde só poderia ser realizada por professor e o mesmo foi a um local de pesca e foi dado um tempo para que ele literalmente pescasse, vence a prova quem pescar mais peixes... tudo filmado e os resultados apresentados posteriormente para os alunos.....(r.eduardo35@hotmail.com).....abraços

Anônimo disse...

Estamos precisando de dicas para nossa gincana 2013.Aguardo retorno,abraços

Anônimo disse...

MUITO BOAS AS BRINCADEIRAS

Anônimo disse...

MUITO LEGAL!ESTA ME AJUDANDO BASANTE!TO PREPARANDO UMA GINCANA PARA MEUS COLEGAS!

Anônimo disse...

Legal vamos fazer na empresa

Anônimo disse...

lega

Anônimo disse...

legal.Mim ajudou muito a que para fazer as gincanas

Anônimo disse...

OLÁ PROFESSORA ANTES DE TUDO QUERO TE DESEJAR UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE BÊNÇÃOS. COM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES QUERO LHE DIZER QUE SÃO MARAVILHOSAS, E QUE ACREDITO PIAMENTE NA LUDCIDADE COMO UMA FERRAMENTA CAPAZ DE ALCANÇARMOS OS OBJETIVOS TÃO ESPERADO POR TODOS NÓS EDUCADORES.

ALBERINO LOURENÇO disse...

OLÁ PROFESSORA AMEI O SEU TRABALHO, MAS ANTES DE TUDO QUERO TE DESEJAR UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE BÊNÇÃOS PRA VOCÊ E TODOS OS SEUS. QUERO TE FALAR QUE ACREDITO PIAMENTE NA LUDCIDADE COMO UMA FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. UM ABRAÇO: ALBERTINO LOURENÇO, POMBAL-PB CURSANDO O SEXTO PERÍODO DE PSICOPEDAGOGIA PELA FACULDADE CRISTO REI DO PIAUÍ.

Anônimo disse...

adorei eu tnho 11 anoz e vou faser uma gincana aqui no bairro e tava procurando ideias e encontrei com seu site

Anônimo disse...

ADOREI A IDEIA POR QUE ESTOU PROGRAMANDO UMA EXCURSSAO E PRECISO DE IDEIAS OBRIGADA

Anônimo disse...

Adorei sua sugestão que envolve psicomotricidade,meus alunos ficam muito em sala de aula e acabam entediados e eu os entendo.Sempre inovo nas minhas aulas para q tenham mais interesse em aprender,usando jogos de quebra cabeça caça palavras,vídeos ou filmes educativos,entre outros,por isso gostaria de fazer a gincana na sala. Se tiver outras sugestões de atividade para a gincana de sala,favor enviar para email rjeilsa@yahoo.com.br.Ficarei muito grata.Obrigada.Jeilsa

Professora Carminha disse...

Fico muito grata pelos comentários e quero desde já me direcionar a você, Jeilsa, que estarei providenciando sugestões de gincana de sala e num momento oportuno, enviarei para o seu e-mail, ok? Grata!

Anônimo disse...

Legal, foi de muita ajuda para montarmos uma Gincana em nossa escola com Educação Infantil - Pré II.
Abraço.

Liane disse...

Gostei muito. Vou testar com meus alunos. Obrigada

Liane disse...

Gostei muito das sugestões. Vou testar. Obrigada.

Elisabeth Araujo disse...

Ótimas sugestões me estimulou a pensar em mais atividades.

Anônimo disse...

gostei, são brincadeiras criativa e que as crianças não teram dificuldades para realizar, mto obrigada

angelina ramos dias disse...

Adorei as Dicas irei aproveitá-las na Semana da Família na Escola... que tal envolver os pais também...

Brunynho disse...

Muito Bom esse blog,,.. parabéns..

Postar um comentário