terça-feira, outubro 28, 2014
DESENVOLVER A CONFIANÇA – nascimento até 1ano
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:10
CONFIANÇA BÁSICA
Os bebês obtêm um senso de confiança básica
quando as interações com os adultos são agradáveis e prazerosas.
Os bebês precisam de pais calorosos,
receptivos, previsíveis e sensíveis às suas necessidades.
Se eles precisam esperar
regularmente um longo tempo para receberem conforto ou se são manuseados
apressada e insensivelmente, é promovida a desconfiança em relação aos outros.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
AUTONOMIA
A confiança na capacidade para fazer escolhas
e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades
exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e de manusear objetos.
Os bebês que estão começando a andar e os
jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade
de atividades seguras.
Se as crianças são excessivamente
restritas, sempre forçadas a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são
submetidas a embaraço pelos erros enquanto fazem explorações, a autodúvida
crescerá, ao invés da autoconfiança.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
quinta-feira, outubro 23, 2014
INICIATIVA
Os pré-escolares aprendem sobre
si mesmos e suas culturas por meio de jogos de faz-de-conta; à medida que
encenam diferentes papéis, começam a pensar sobre o tipo de pessoa que desejam
tornar-se.
Os pais que apoiam o senso emergente de
finalidade e direção das crianças nesse estágio ajudam os filhos a desenvolverem
iniciativa, ambição e responsabilidade social.
Se os pais são demasiadamente controladores
ou exigentes, as crianças podem tornar-se culpadas e reprimidas.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
DESENVOLVER A PRODUTIVIDADE – 6 anos até a puberdade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 12:24
PRODUTIVIDADE
Durante os anos escolares, as
crianças desenvolvem suas capacidades para o trabalho produtivo, aprendem a
trabalhar cooperativamente com os outros e descobrem um senso de orgulho por
fazer bem as coisas.
As crianças em idade escolar
precisam de pais que encorajem seu senso de competência e domínio, dando-lhes responsabilidades
e oportunidades para usarem suas habilidades
e conhecimento.
As pessoas jovens que não possuem tal
encorajamento podem desenvolver um senso de inferioridade e crer que jamais
serão boas em coisa alguma.
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
IDENTIDADE
Os adolescentes integram o que ganharam nos
estágios anteriores em um senso duradouro de identidade; desenvolvem um
entendimento de seu lugar na sociedade e formam expectativas para o futuro.
Eles necessitam de respeito por sua
independência emergente. As crianças que não tiveram suas necessidades satisfeitas
neste e em estágios anteriores tendem a sentir-se confusas sobre quem são e onde
desejam chegar.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
quarta-feira, setembro 24, 2014
Professor aproveite o seu dia e faça o Teste do F I B
(Felicidade Interna Bruta) - seja sincero ao responder as questões e você saberá como anda a sua vida (FELICIDADE).
Marcadores: Datas Comemorativas
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)